quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia 115: 1º Reis 15-18

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!

(*** 25 de Abril de 2011 ***)

O Senhor honra seus compromissos
Leia: 1º Reis 15

Deus tinha deixado o reino para Abias, pois este era filho de Roboão, neto de Absalão, descendente de Davi, mas ele não era fiel ao Senhor e cometeu todos os pecados que seu pai havia cometido contra Deus (3).


Como já sabemos, Deus detesta o desleal, mas como não falha com a Sua palavra, Ele permitiu que Abias reinasse sobre Jerusalém. E reinou até que descansou com seus antepassados e seu filho Asa assumiu o trono (7).

Nesses primeiros versos vemos o quanto Deus é fiel a Sua promessa. Ele havia feito a promessa a Davi, mesmo depois de três gerações Ele ainda firmava o compromisso, por amor a Davi.

Fazendo o que é certo
Asa já começou a reinar da forma como agradava a Deus, assim com Davi o fez. Ele expulsou os prostitutos culturais da cidade e acabou com todos os postes ídolos (12). Todo esse trabalho dele mostrou que ele tinha um coração totalmente voltado para o Senhor (14b).

Será que temos agido como o rei Asa, dedicando o nosso coração totalmente a Deus? Será que temos destruído os altares que tomam conta do nosso dia a dia, como a desonestidade, a preguiça, a imoralidade, entre outros pecados que nos rondam dia e noite? O rei Asa fez o que agradara ao Senhor e eliminou tudo aquilo que desagradavam a Ele.

Decida fazer o mesmo, elimine da sua vida os ídolos que tiram o seu foco do reino e se dedique 100% ao Senhor. Vamos fazer o que é certo e o Senhor abençoará as nossas vidas.

Não faça isso

Nadabe, filho de Jeroboão, também reinou em Judá, mas este fez o que Deus reprova e isso trouxe consequências para a sua vida. A consequência para ele foi a morte. Assim como a morte de todos os seus descendentes (29).

A Bíblia diz que há pecados para a morte. Então tome muito cuidado com as coisas que você anda fazendo e que tem desagradado ao Senhor. Se você é filho de verdade, Ele vai te exortar, pois Ele cuida de ti.

Um erro pode trazer outro
Leia: 1º Reis 16

Após a morte de Nadabe, Baasa reinou em Judá. (Por sinal, Baasa foi quem exterminou Nadabe e toda família). Mas ele também fez o que Deus reprova e foi castigado pelos seus atos (7).
Às vezes pensamos que estamos fazendo certo quando tentamos resolver tudo por conta própria, sem consultar a Deus. E essas atitudes podem trazer consequências terríveis. Baasa achava estar fazendo a coisa certa ao exterminar Nadabe e sua família, por estes fazerem o que Deus reprovava. Mas Baasa fez a mesma coisa quando teve a oportunidade de reinar e fazer tudo diferente.

Observe as oportunidades que Deus lhes dá de fazer a coisa certa, de corrigir um erro, e não caia na besteira de repeti-lo. Pode ser que você só tenha uma chance para acertar!

Fique atento ao trabalho!

Depois do curto reinado de Baasa, Elá, seu filho recebeu o trono por herança, mas não estava muito atento ao seu trabalho. Zinri um dia o pegou desprevenido enquanto se distraia no reino e o matou (10).

Quantas vezes não estamos no serviço do Senhor e vem a distração para nos atrapalhar? Em 1ª Pedro diz 5.8 diz que o diabo está ao nosso derredor esperando um momento para nos destruir. Então fique atento, e não ‘bisonhe’ no serviço!

Cinco homens reinaram em Israel. Nenhum deles fez o que Deus aprova e isso trouxe consequências muito sérias a eles e às pessoas ao seu redor. O pecado não traz consequência somente a quem o pratica. Ela pode atingir às pessoas a quem você ama também, pois seu sofrimento traz sofrimento a outros. Antes de fazer besteira pense nas consequências. Lembre-se: Toda ação produz uma reação!

As providências para quem obedece
Leia: 1º Reis 17

Elias era um profeta do Senhor e ele havia feito tudo o que Deus ordenara. Então Deus o mondou sair da terra onde estava e o enviou para perto de um riacho. Lá Deus o supriu em todas as necessidades (4-5).


Quando secou a água do riacho, Deus o enviou à casa de uma viúva, em Sarepta de Sidom, onde esta mulher o alimentaria. O problema é que essa senhora já tinha pouco, e esse pouco não era suficiente nem pra alimentar a ela e a seus filhos, quanto mais um homem já adulto! Mas ela obedeceu a Deus e fez o que Elias dissera. Então Deus fez multiplicar-se o alimento que ela tinha em casa, de modo que não faltou até que a terra voltou a receber a chuva. (Pois Deus havia castigado o povo em consequência aos atos dos reis de Israel que desobedecera – v.1).

Deus só tem bênçãos para aqueles que obedecem aos seus mandamentos. Ele só tem o melhor para o seus filhos, e nunca deixará que lhes falte nada. O segredo está na obediência!

Sem medo do inimigo
Leia: 1º Reis 18

Vemos aqui que o rei Acabe perseguia a Elias e queria exterminá-lo. Mas Elias não temia a ele, e sim ao Senhor, então um dia Deus mandou que este fosse até o rei informa-lhe de que a terra voltaria a receber as chuvas. E Elias foi até o rei todo cheio de coragem e ousadia, afinal, o que o rei poderia fazer contra o ungido do Senhor?

Elias não temeu pela própria vida, só pensou em levar a mensagem que Deus enviará para rei.
Isso me fez pensar em como estou levando a mensagem que Deus tem me dado para enviar aos meus amigos, vizinhos... Quantas vezes não tenho me esquivado de falar do evangelho da salvação porque as pessoas ao meu redor poderiam pensar mal de mim, ou até mesmo me perseguir...? Não é fácil ser um mensageiro de Deus, mas quem disse que ser cristão seria fácil? Deus nos deu um espírito de ousadia, e em Lucas 19.40 diz que se eu não falar, as pedras farão meu trabalho. E eu não quero que isso aconteça, como também não quero que meus amigos continuem perdidos nesse mundo. Então decidi não temer aos meus inimigos e apenas confiar em Deus e obedecê-lo. Faça o mesmo, e verás que Deus vai te livrar das mãos dos seus inimigos.

Tenha fé no Deus certo

Será que você confia 100% em Deus a ponto de pô-lo à prova como fez Elias aos profetas de Baal?

Uma vez recebi um e-mail contando a história de um rapaz que tinha um professor ateu, que durante 20 anos desafiava um cristão a provar a existência do seu Deus. Contava a história que todo final de período o professor desafiava os alunos ‘crentes’ a ficarem de pé caso alguém acreditasse em Deus, pois eles sabiam o que este professor lhes diria: ”Porque qualquer um que acredita em Deus é um tolo! Se Deus existe impediria que este giz caísse ao chão e se quebrasse”. E nos 20 anos passados nenhum ‘cristão’ ousou ficar de pé. Até que um dia um jovem corajoso, que sabia da fama do professor, começou a orar pedindo ao Senhor coragem para se levantar no último dia de aula, provando a todos a sua fé.

Eis que chegou o grande dia, e ele, em meio a 300 pessoas na sala de aula, e com pernas cambaleantes, ficou de pé. E o professor, cheio de deboche, gritou: “Você é um TOLO!!! Se Deus existe impedirá que este giz caia ao chão e se quebre!”. Você já deve saber o que aconteceu... O giz caiu da mão do professor e foi escorregando pelo corpo dele de modo que chegou ao chão inteirinho da silva!

Eita, que esse jovem teve muita fé mesmo! E é exatamente isso que acontece quando temos fé no nosso Deus. Em Mateus 17.20 diz que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda poderemos fazer o quisermos, e nos será possível.

Elias fez o mesmo, sugeriu que fizessem dois altares, um para sacrificar a Baal e outro para sacrificar ao Senhor, mas ninguém poderia colocar fogo no holocausto, pois o Deus verdadeiro é quem acenderia as chamas. E vocês já sabem o que aconteceu... Os profetas de Baal invocaram o seu deus o dia inteirinho, e nada aconteceu. Mas Elias clamou ao Deus de Israel e o fogo consumiu o sacrifício (38).

É disso que estou falando, fé em Deus! Ela é a arma do cristão, e com ela você nunca será envergonhado.

Dia 114: 1º Reis 11-14

Esta postagem é uma contribuição inspirada e musical de Rodrigo Fontes. Valeu, mano! 

(*** 24 de Abril de 2011 ***)

O caminho a ser seguido
Leia: 1º Reis 11



Conforme capítulo anterior, vimos que Salomão foi abundantemente abençoado por Deus, tanto com riquezas quanto com sabedoria. Mas, pelo visto, parece que até o homem mais sábio da terra dá mancada vez ou outra...

Salomão se casou com setecentas (isso mesmo, setecentas) mulheres e, além dessas, teve ainda outras trezentas mulheres (3)! Várias dessas mulheres pertenciam a nações onde se adoravam imagens de vários deuses: os sidônios adoravam a deusa Astarote; os amonitas adoravam ao deus Moloque ao terrível deus Milcom. Influenciado pelas esposas, Salomão começou a adorar todos esses deuses, chegando a construir um templo para o deus Camos e outro para Moloque (7-8).

Ele pensava mesmo que o Senhor não se aborreceria? Passava pela cabeça dele que, pelo fato de ter sido obediente a Deus e cumpridor de seus mandamentos por apenas um período, o Senhor sempre o abençoaria? As conseqüências do desinteresse de Salomão pelas leis de Deus foi a divisão do reino, assim que ele morresse (11-14).

Seguir com firmeza e obediência os caminhos do Senhor não é um ato pra ser feito somente quando achamos que nos convém. É preciso mostrar a Ele que somos dignos de seu amor e de sua graça, independente de nossa situação.

Vontade solta
Leia: 1º Reis 12

Jeroboão foi aclamado o novo rei – exceto por Judá, que permaneceu fiel à família de Davi e aceitou Roboão como seu rei –, exatamente de acordo com o profeta Aías. Deus fez promessas a Jeroboão. Bençãos para governar Israel, não somente para ele, mas também para seus filhos. A exigência do Senhor? Que Jeroboão andasse no caminho dEle e obedecesse Seus mandamentos.

Mas o que Jeroboão fez? Descumpriu os mandamentos, simplesmente! Com medo de algum filho de Davi ser coroado rei e ludibriando o povo pra não ir a Jerusalém – haveria o risco de fazerem amizade com Roboão, filho de Davi –, mandou fazer duas imagens de bezerros de ouro pro povo adorar ali mesmo (26-28).

Quando Deus nos faz uma promessa, Ele cumpre. Mesmo com nossos medos e temores, devemos (precisamos!) confiar nele. Jeroboão foi ingrato ao desconfiar das promessas do Senhor. Não fez as vontades dEle, e sim, as suas.

Se liga na letra da música Vontade Solta, da banda Fruto Sagrado:

Tolerância zero
Equilíbrio zero
A vontade solta fez nascer a escravidão
Nosso mundo passou a girar atrás das grades
Hoje nada fere o coração
Vivemos como cães
Que não ligam pro que é sagrado
Como porcos pisam pérolas
Em chiqueiros perfumados
Desprezamos Quem nos fez
E do que Ele é capaz
Viciamos em desculpas que não nos servem mais
Perdemos o controle, a doença se espalhou
A vontade solta, a arrogância nos dominou
Ninguém pisou no freio
Será que temos chance?
A velocidade aumenta e o sinal ainda está vermelho
O desespero não consegue acrescentar um dia
Sempre perde quem tentar
Salvar a própria vida
Fizemos de tudo para roubar o lugar de Deus
Inventamos vários deuses pra servirem o nosso eu
Desprezamos Quem nos fez
E do que Ele é capaz
Viciamos em desculpas que não nos servem mais
Perdemos o controle, a doença se espalhou
A vontade solta, a arrogância nos dominou


Êta povo teimoso!
Leia: 1º Reis 13

Dando sequência à teimosia e ingratidão desenfreada, agora foi a vez de um profeta vindo de Judá descumprir o que o Senhor havia pedido. Além disso, Jeroboão, mesmo com o aviso do profeta de que o altar feito para os bezerros de ouro se espatifaria, não deu a mínima. Pelo contrário, nomeou mais sacerdotes, do tipo “qualquer um pode ser sacerdote, é só eu ir com a cara” (33). O castigo do profeta foi ser morto por um leão enquanto viajava (24-25).  O “castiguinho” de Jeroboão? A destruição de seu reino e a morte de toda sua família (34). #Tenso.
Vocês lembram da Turma do Barulho (essa é só pra quem é crente das antigas!!!)? Cantavam corinhos infanto-juvenis, etc. Um deles, em determinado trecho, diz assim:

O que Deus me falar,
Vou ouvir, vou fazer,
Vou cumprir sem questionar.
Para Deus o mais importante
É obedecer
E com Ele nunca teimar.

Não troquemos Deus por nada. Ele deve ser sempre nossa prioridade. Assim como Salomão, Jeroboão deu ouvidos a coisas e crenças que Deus não mandou fazer. Se fosse legal e não tivesse problema algum, Deus teria dito: "façam bonecos de ouro e adorem". Pelo contrário, Ele avisou claramente: “não façam, não adorem e nem deem credito a quem faz”.


Feliz é o que ouve a Palavra de Deus e segue-a A fé é um dom dado pelo Senhor. Não seja como muitos que têm ouvidos mas não ouvem, têm olhos mas não veem.
Que Deus possa estar enviando Seu Espírito Santo para tocar nos que já ouviram a sua Palavra mas ainda não O seguem.

Toma a tua merenda!
Leia: 1º Reis 14

Jeroboão foi tirado das fileiras do povo comum e feito rei de Israel, segundo a vontade de Deus. Conforme visto nos capítulos anteriores, Deus lhe prometeu bênçãos e prosperidade, caso seguisse Seus mandamentos. Jeroboão não seguiu e sua desgraça foi anunciada (7-16).

O que esperar quando não obedecemos ao Senhor e não entregamos nossas vidas a Ele? Alguma esperança? Alguma alegria? Não, né? Jeroboão deu de ombros aos mandamentos de Deus e aconteceu o que aconteceu (17-18)... Nada mais justo.

Não se engane: o que o homem plantar, ele também vai colher. Tá em Gálatas 6:7, não há erro. Lembre-se: de Deus não se zomba.
 

Dia 113: 1º Reis 7-10

(*** 23 de Abril de 2011 ***)

Hurã: artífice de mão cheia
Leia: 1º Reis 7

Além do Templo, Salomão também construiu luxuosos palácios. Usou muito material e muitos trabalhadores, mas um, em especial, se destacou. Foi Hurã, habilidoso e inteligente, que aceitou o convite de Salomão e fez a maior parte dos objetos e colunas das construções, com bronze polido (13-14,40). Ele foi um trabalhador diligente e não falhou em nenhuma das tarefas que Salomão lhe passou. Esse cara tem muito a nos ensinar!

A consagração do Templo
Leia: 1º Reis 8

Este é o momento central da vida de Salomão. Tão importante (ou mais!) do que o dia em que ele pediu sabedoria de Deus. O Templo estava concluído e seria inaugurado durante a Festa das Barracas. Todo o povo de Israel estava reunido e participaria da consagração da Casa de Deus.

A narrativa é linda, e o discurso de Salomão é belíssimo. Ele reconhece que Deus não habita em nenhuma construção humana (27). O Templo é uma representação da Presença de Deus, assim como a Arca da Aliança e a Tenda Sagrada. A Casa de Deus é um lugar onde aqueles que O adoram se encontram para louvá-lO e buscar Sua misericórdia e graça. 


Salomão também já entendia que ninguém está livre de pecar (46), mas que Deus é infinitamente bondoso a ponto de apagar nossas falhas e nos perdoar, dando bênçãos no lugar da disciplina (23,38-40). Ele sabia que somente Deus poderia ensinar os homens a viver uma vida correta e santa (58).

Salomão orou por todo o povo, e também pelos estrangeiros que porventura viessem a crer no Senhor e a adorá-lo como único e verdadeiro Deus. Salomão sempre pensava muito em todos os israelitas e os abençoou. Durante sete dias, Salomão apresentou sacrifícios a Deus e abençoou todo o povo, intercedendo por eles.

Uma terrível profecia
Leia: 1º Reis 9

Deus apareceu a Salomão em sonho e aprovou a obra do Templo. Declarou santo o lugar e reafirmou a promessa que tinha feito a Davi. Mas (você já estava esperando por isso, né?) Deus deixou claro que, caso o povo se desviasse dos Seus retos caminhos, o Templo seria destruído e o povo, escravizado (1-8). E sim, essa profecia se cumpriu.

A Rainha de Sabá
Leia: 1º Reis 10

Nenhum rei era tão rico ou tão sábio como Salomão (23). Sua fama chegava a toda a parte, e as pessoas vinham de vários lugares do mundo somente para ouvi-lo (24). Uma dessas pessoas foi a rainha de Sabá, região que ficava, provavelmente, onde hoje é o Iêmem (mas há controvérsias - teólogos e arqueólogos afirmam que há ruínas do palácio de Sabá em Axum, na Etiópia). Ela ficou maravilhada com tudo o que Salomão lhe mostrou. Ele conseguiu responder até às pegadinhas que ela coletou com os sábios da sua terra. Ela o elogiou e trocou presentes com ele. Certamente fecharam alguns acordos comerciais e de paz. Alguns dizem que rolou um clima ali (tem até filme!), mas a Bíblia não cita nenhum tipo de envolvimento amoroso entre os dois.

Dia 112: Salmos 69-71

(*** 22 de Abril de 2011 ***)

O peso da mão de Deus
Leia: Salmos 69

Os Salmos têm a característica de nos transportar para dentro do coração do salmista. Automaticamente temos empatia com o sofrimento ou a alegria descritos nos versos e nas canções deste livro. Afinal, quem nunca passou por uma situação em que esteve atolado até o pescoço? Talvez esse capítulo reflita o seu momento atual.

Podemos perceber que o salmista está em apuros, mas é por causa de seus próprios erros e leseiras (5). Vemos também que os "inimigos" aproveitam o mau momento do salmista para maltratá-lo (10-12). O salmista estava sofrendo as consequências de seus pecados. Deus é misericordioso, mas também é justo e nos trata como filhos. Isso significa que, de vez em quando, Ele vai colocar você de castigo, se você fizer besteira (26; Salmos 71:20). O sofrimento é um jeito que Deus tem para nos ensinar lições importantes, que nunca prestaríamos atenção se estivéssemos superbem. É o aprendizado pela dor, na escola do sofrimento. Não é legal, mas funciona. Deus sabe. E você também sabe. Apenas confie que o Senhor, no momento certo - nem antes, nem depois -, vai te resgatar (13).

O humilhado será exaltado
Leia: Salmos 70-71

O salmista apresenta diante do Senhor suas imensas dificuldades. É humilhado constantemente por pessoas más, sente-se fraco diante dos problemas, está doente e à beira da morte. Mas sua confiança inabalável em Deus o faz enxergar um futuro maravilhoso e bom, pois desde criança andou lado a lado com Deus (5-6). Assim, aquele que foi perseguido será exaltado, e a sua vida será um exemplo de superação e devoção para as outras pessoas (7).