quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia 061: Deuteronômio 10-13

Soco no estômago

No capítulo 10, Moisés continua sendo duro com o povo de Israel, relembrando de todas as mancadas que deram contra Deus. Mas o verso 16, pra mim, é um soco no estômago. É Moisés cortando e aparando, dando um fatality nos judeus... e em nós também:

"Portanto, sejam obedientes a Deus e deixem de ser teimosos."

Outch!
E ainda tem gente que tem coragem de dizer que a Bíblia é muito complicada. Ou que o livro de Deuteronômio, por exemplo, é chato demais e não traz nenhuma lição pra vida nos dias de hoje. Bixo, na boa... guenta aí essa pancada do Moisés bem no esôfago...! Sentença curta, papo reto. Essa frase me fez pensar hoje. Será que eu tenho sido teimoso como Israel foi no passado? Será que eu tenho obedecido a Deus e vivido de maneira a agradá-lO? E você? O verso 13 diz que obedecer a Deus faz bem... O esquema é seguir o conselho do homem que falava com o Senhor face a face: "Cola em Deus, meu irmão!" (20-21).

OBS: Legal essa comparação feita no verso 22. Quando Jacó foi para o Egito, eram somente 70 judeus. Naquele ponto da história, à beira do Jordão, o povo era praticamente incontável!

Um lugar melhor

Deus estava prestes a cumprir a maior promessa que havia feito a Abraão: a Terra Santa. Ele também tem uma promessa para cada um de nós. Ele deseja levar você para um lugar melhor, para uma terra produtiva e boa, onde nunca falta alimento e água. Uma terra diferente do Egito. E o que você tem a ver com o Egito, não é mesmo? Qualquer lugar hoje é melhor do que lá, com as rebeliões e o tal do Mubarak.

Opa! O Egito significa a escravidão, o sofrimento por causa do pecado. O deserto representa o caminho muitas vezes difícil que temos que percorrer para nos afastar dos nossos pecados... A Terra Prometida é uma vida plena, perto de Deus e debaixo da Sua graça! Esse é o lugar melhor para o qual Deus quer te levar. O alimento é a Palavra, a Bíblia, e a água da vida é Jesus Cristo. Mas para isso, você precisa tomar uma decisão, que está expressa nos versos de 26 a 28. É isso aí, meu amigo, o Evangelho está presente no Pentateuco. Acredite se quiser!  =)

Nova Vida

Eu vejo na travessia do rio Jordão um tipo de batismo. É interessante observar o quanto Moisés repetiu expressões como "quando entrarem na terra", "quando atravessarem o Jordão", "quando chegarem lá". Isso me dá a impressão nítida de que ultrapassar o rio representaria uma mudança radical na vida daquelas pessoas. Entrariam numa margem como foragidos, estrangeiros, lascados... surgiriam do outro lado como nação forte, donos da terra, abastados... E a prova do que eu estou falando está no verso 8:

"Até agora cada um tem feito tudo como quer; mas, quando chegarem lá, não vai ser assim."

O contexto fala sobre um local certo para oferecer sacrifícios, local onde mais tarde a Tenda se instalaria e, posteriormente, Salomão ergueria o Templo. Mas podemos dar uma esticadinha no sentido geral, falando também sobre os versos de 1 a 4: a nova vida implicaria obediência total a Deus e a destruição de tudo aquilo que não O agrada. Assim também devemos agir, hoje. Uma nova vida significa ruptura total com os maus hábitos do passado, que devem ficar do lado de lá do rio. Pro lado de cá você só traz obediência e temor. Felicidade é consequência de uma vida agradável a Deus (25).

Cuidado com as más influências
 
Eu não sabia que já no comecinho dos tempos Deus já tinha uma preocupação com os chamados "falsos profetas". Falso profeta é uma pessoa que parece ser cristão, tem todo o jeitão de crente, mas que na verdade tá doido pra te levar pro mau caminho, te afastar de Deus, te influenciar para o mal... E pior: essa pessoa pode ser alguém próximo de você, como um grande amigo ou um familiar (6-7)... 

O que fazer? A Bíblia é clara nesse caso: Não caia na conversa, não entre nessa onda (8). E mais: "Mate essa pessoa a pedradas; atire a primeira pedra, e, depois, que todos os outros atirem pedras também." (Dt 13:9)

Opa! Calma aê! Para tudo! Antes que você saia por aí procurando sua munição, entenda que muitas leis do Velho Testamento foram aperfeiçoadas por Jesus Cristo. Matar a pedradas, nos dias de hoje, significa excluir essa pessoa do seu círculo de amigos. Não se misturar com ela. Olha o que o Apóstolo Paulo fala em 1ª Coríntios 5!!! Olho vivo e escolha bem quem vai te influenciar!