terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dia 004: Gênesis 6-10

A Arca de Noé
Leia: Gênesis 6, 7, 8

Esta é a história bíblica conhecida por 10 dentre 10 crianças (cristãs). E a preferida delas! Uma trama de proporções hollywoodianas. E real...

Deus mandou Noé construir uma arca (ou barca, ou navio) e deu as dimensões exatas para que nela coubesse toda a carga preciosa que precisaria transportar (6:14-16). Um projeto enorme, que levou 100 anos para ser construído. Veja as dimensões nas ilustrações abaixo:

 

Tempos Modernos

Deus ficou muito decepcionado com a humanidade. As pessoas estavam cheias de imoralidade e cobiça, o mundo andava muito violento e o respeito mútuo havia simplesmente desaparecido. Tanto em pensamentos como em atitudes, as pessoas desejavam o mal. Não havia leis formais na época. A única lei que existiu o homem infringiu ao comer o fruto proibido. Mas a prática sexual imoral e os homicídios, roubos e perversidade cresceram no mundo. Se você sintonizar um telejornal, provavelmente vai achar que está tendo um déjà vu. E então, como o ser humano simplesmente se entregou aos maus desejos e fez questão de se esquecer do Criador, Deus resolveu fazer um recall da humanidade. Por meio de um dilúvio, limparia a terra e começaria tudo outra vez (6:1-7; 11-13)...

Noé rima com fé

Deus encontrou um único homem em toda a terra que vivia em comunhão com Ele e Lhe era fiel: Noé. E por isso ele foi escolhido para construir uma arca no deserto. Fico imaginando as pessoas caçoando de Noé: "pirado", "maluco", "doido varrido", "leso"... Noé construía um grande barco no meio do deserto. Alguns estudiosos afirmam que ainda nem havia chovido sobre a terra (Gênesis 2:5), ou seja, ninguém sabia o que era chuva! Imagino Noé alertando o povo: "Vai chover pra chuchu. Estou fazendo um barco... tem lugar pra vocês!" E as pessoas respondendo: "É cientificamente impossível! Nunca choveu e não há evidências comprovadas de que irá realmente chover..." Fico imaginando se Noé teve alguma crise de identidade, se ele duvidou alguma vez... Você duvidaria??? Durante um século, Noé e seus filhos construiram o barco de madeira, recobriram a estrutura com piche, recolheram alimento, acomodaram os bichos, convidaram pessoas para se juntar a eles (6:14-7:15)... A Bíblia conta que, depois que todos embarcaram (Noé, seus filhos e esposas), o próprio Deus lacrou a porta da arca por fora (7:16). E eles nem precisaram esperar... no mesmo dia que entraram na arca, o dilúvio começou.

Chove chuva, chove sem parar!

Por 40 dias e 40 noites choveu. E não foi só a chuva que encheu a terra: as fontes de água dos rios e mares também foram abertas (7:11-12), inundando e afogando os homens e os animais. Tudo foi destruído pela enchente (7:22-23). Quando parou de chover, a arca estava 7 metros acima da montanha mais alta. Se fizermos uma comparação com os dias de hoje, em que o Monte Everest é o "pico do planeta", podemos dizer que a arca boiava a 8.848m + 7m = 8.855 metros!!!

O monte Ararat

Cinco meses depois do início das chuvas, a arca encalhou no cume do Monte Ararat (8:1-4). Para saber se já havia terras secas, Noé usou uma estratégia inteligente: soltou uma pomba, mas a ave logo retornou, pois não encontrou lugar para pousar. Uma semana depois Noé repetiu a experiência, e desta vez a pomba trouxe no bico um ramo de oliveira. Mais sete dias, e a pomba não voltou. A terra estava seca. Um ano e dez dias depois do início do dilúvio, a terra estava bem seca.

Quando Noé e sua família e todos os animais saíram da arca, ofereceu um sacrifício de gratidão a Deus. E aqui entra uma curiosidade. Noé não levou apenas um único casal de cada espécie na arca!!! Dos animais "puros", daqueles que são oferecidos como sacrifício (como as ovelhas e carneiros), Noé levou SETE (!) pares e também sete casais de cada espécie de ave (7:2-3). Assim ele pôde oferecer sacrifícios a Deus sem extinguir para sempre uma espécie de animal.

Dê uma olhada:
http://www.noahsarksearch.net/eng/
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,arqueologos-afirmam-ter-encontrado-a-arca-de-noe-na-turquia,543685,0.htm
http://www.overbo.com.br/portal/2010/04/30/veja-imagens-da-arca-de-noe-segundo-pesquisadores/
http://geografia-biblica.blogspot.com/2007/08/o-dilvio-parte-01.html

O Arco-Íris

Deus prometeu que, enquanto o mundo existisse, o sol nasceria no dia seguinte e as estações seguiriam seu curso (8:22). Deus prometeu que jamais eliminaria todos os animais e seres humanos da face da terra, enviando um dilúvio. E, como um sinal, colocou o arco-íris no céu. Assim, toda vez que você olhar para o arco-íris você deve se lembrar que um dia a humanidade foi tão má que Deus tomou a difícil decisão de eliminá-la da terra, mas que encontrou um homem fiel e fez com ele esse trato: debaixo dágua o mundo não acaba mais (8-17).

Detalhes interessantes: após o dilúvio, o homem passou a ser onívoro e nem todos os animais continuaram herbívoros (3-4). E mais: Deus falou claramente agora sobre o pecado/crime do homicídio e sua punição (5-6).

Vinho

Noé era um homem santo. Mas não era perfeito. Como era agricultor, fazia plantações. Descobriu uma fruta saborosa e decidiu plantar um vinhedo. Com a fruta fez vinho, bebeu demais e acabou caindo no sono, nu. Na época, ver alguém nu era terrível! E por causa disso, Cam, filho de Noé, acabou não recebendo a bênção do pai. Isso, como veremos depois, é um fato importantíssimo na história de Israel, pois os semitas (filhos de Sem - hebreus) dominariam os cananeus (filhos de Cam), centenas de anos depois... É uma das raríssimas vezes na Bíblia em que o filho mais velho se dá bem (20-27)...

Somos todos filhos de Noé

Na genealogia dos filhos de Noé podemos perceber a origem de diversos povos. O povo espanhol, por exemplo, é descendente de Javã, filho de Jafé. Os povos do Egito, da Líbia e de Canaã são descendentes de Cam. Os filisteus, descendentes dos povos de Creta, também são da linhagem de Cam. E também Ninrode, fundador da Babilônia e de Nínive, primeiro grande conquistador do mundo (8-12). De Canaã vieram os jebuseus, amorreus, girgaseus, heveus e outros, todos derrotados e dominados pelos israelitas no tempo de Josué (em Março, não perca!!!). Já Sem deu origem aos povos semitas, aos hebreus. Todas as nações da terra descendem de Noé e seus filhos (32).