domingo, 13 de março de 2011

Dia 072: Josué 7-9

O mesmo pecado de sempre: a ganância

Na minha opinião, o pecado que move as pessoas a cometerem mais e mais pecados é a ganância. Foi o pecado de Lúcifer e o pecado de Eva. E foi o pecado de Acã. Acã era da tribo de Judá e, desobedecendo a ordem de Deus (que tinha mandado destruir tudo na cidade de Ai), escondeu uma capa e prata em sua barraca, simplesmente porque ficou com muita vontade de ter aquelas coisas (21). O problema é que esse pecado causou a derrota de Israel para um povo bem mais fraco, tirando o ânimo e a coragem dos israelitas. Acã foi penalizado com a morte.

Essa passagem nos ensina que o pecado não traz consequências apenas para quem o cometeu, mas atrasa a vida de muita gente. Trinta e seis pessoas morreram porque Acã gostou de uma capa. Sua família e filhos foram apedrejados porque Acã queria prata. Todo um povo ficou entristecido porque Acã não segurou os impulsos cleptomaníacos e pecou contra Deus. Entenda que, de um jeito ou de outro, seus atos influenciam a vida das pessoas. Tenha cuidado para que sua influência seja sempre positiva e traga vida. Lembre-se de que a recompensa por todo pecado é a morte.

A arte da guerra
Leia: Josué 8


Todo mundo exalta o livro "A Arte da Guerra", escrito por Sun Tzu no século IV antes de Cristo. Pouco se fala nas estratégias militares que a Bíblia já trazia mil anos antes do chinês! Com o fôlego recobrado e a coragem restaurada por Deus, Josué bolou um plano para derrotar Ai. Atacou com poucos homens a cidade, fazendo com que os moradores, cheios de orgulho pela vitória anterior, saíssem para o combate. Assim, deixaram Ai desprotegida, e com caminho livre para outros tantos israelitas que se esconderam atrás da cidade. Quando viram sua cidade sendo atacada, os soldados tentaram voltar, mas acabaram cercados e completamente destruídos. Ah, sim! E dessa vez Deus permitiu que os objetos e o gado ficassem com os israelitas (talvez para evitar outro "incidente")...


Um trato mal-feito com os gibeonitas
Leia: Josué 9

 
Os gibeonitas, sabendo do que estava rolando por aquelas bandas, temendo serem destruídos por Israel, colocaram em prática uma engenhosa estratégia. Alguns partiram com roupas velhas e comida estragada e enganaram Josué, dizendo que vinham de uma terra distante (sendo que moravam bem ali). Josué caiu no papo dos caras e jurou não machucá-los para sempre! Dessa forma, os israelitas não puderam guerrear contra os gibeonitas, mas os escravizaram. O trato foi muito desvantajoso para Israel, que acabou tendo que aceitar a companhia de um povo idólatra no meio deles (os gibeonitas depois levaram o povo de Israel a pecar).


Mas o erro fatal de Josué está no verso 14: "Os homens de Israel aceitaram a comida deles, porém não pediram conselho a Deus, o SENHOR." Fizeram o trato, fecharam o negócio, entraram em acordo... sem pedir conselhos a Deus. Lição importante: não faça nada sem a aprovação do Senhor: você pode estar embarcando numa canoa furada! Consulte sempre a Deus e saiba qual é a Sua vontade antes de se comprometer com algo! Se liga!

Dia 071: Josué 4-6 / Salmos 42-43

Milestones



"Milestones" são marcos, símbolos, monumentos que indicam o encerramento de uma etapa e o início de uma nova. Foi isso o que Deus mandou que Josué fizesse. Doze pedras foram reunidas no meio do rio Jordão, e outras doze formaram outro marco no acampamento em Gilgal, já na Terra Prometida. Essas pedras, que representavam as doze tribos de Israel, serviriam como um lembrete para as próximas gerações de que um dia, Deus parou o curso do rio e entregou nas mãos dos israelitas a terra de Canaã. Um lembrete de que 40 mil homens atravessaram a seco um rio que estava em sua época de cheia. Um aviso para os povos daquela terra de que seu tempo de idolatria e imoralidade havia acabado para sempre!


Outro "milestone" interessante que vemos é o encontro de Josué com o Anjo do Senhor (13-15). Você já percebeu que, sempre que a vida de um personagem bíblico está prestes a mudar completamente, ele tem um encontro com Jesus???

Jericó: Os muros caem
Leia: Josué 6

Para mim, o livro de Josué mostra como a Vontade de Deus não encontra oponentes. Primeiro, Deus escolhe um novo líder. Depois, faz um rio parar de correr. E hoje, as muralhas fortificadas de uma grande cidade vão abaixo!

Veja como tudo aconteceu nesse desenho animado!



Não vale a pena esquentar a cabeça!

Como os dias são maus! A gente vive preocupado! Contas a pagar, trânsito, metas no trabalho, educação dos filhos, notas de prova final... E às vezes somos tomados pelo desespero, principalmente quando coisas mais graves acontecem. E, algumas vezes, deixamos isso nos afastar de Deus.

O salmista sente falta da igreja. Sente falta do tempo em que compartilhava com outras pessoas a alegria da presença de Deus. Ele está aflito e abatido por causa das dificuldades.

Mas reconhece que somente Deus tem o poder para livrá-lo do mau e resolver tudo. Já passei por algumas situações complicadas, em que nada dava certo pelos meus próprios meios. Foi quando eu orei a Deus dizendo: "Esse problema não é mais meu: é TEU, Senhor!" Ele sabe se virar melhor do que eu e você, não acha? É um passo de fé entregar em Suas mãos a solução e o desfecho ideal para nossas crises. Claro que devemos fazer nossa parte (você viu na leitura de hoje que o maná parou de cair quando os israelitas chegaram em terra fértil e boa; ou seja, não ia ter mais nada de mão-beijada), mas Deus age quando para nós é impossível.