quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dia 040: Levítico 19-21

Como ser santo

É muito difícil ser santo hoje em dia. E não estou falando do processo papal de canonização. Também não estou querendo dizer que há pessoas "santas", no sentido pejorativo que a sociedade moderna passou a rotular certos grupos de cristãos. Santidade não é uma opção: é uma ordem de Deus (1), direcionada àqueles que desejam honrá-lO. Mas, se hoje já é complicado cumprir esta ordem, mesmo com a ação do Espírito Santo, imagine no Velho Testamento, onde a santidade dependia da obediência a milhares de milhares de leis! Jesus Cristo nos deu liberdade, pois cumpriu toda a lei (Colossenses 2:13-14), mas isso não significa que os princípios e lições contidas em Levítico são dispensáveis. Pelo contrário! Hoje, mais do que nunca, precisamos visitar o que disse Moisés há mais de 3.500 anos... e é Jesus mesmo que dá a dica, basta comparar o finalzinho do verso 18 com Mateus 22:36-40.

Resumão Jurídico

- Respeito aos pais e aos mais velhos (3;32).
- Adorar... só a Deus (4).
- Contra a ganância e a favor da solidariedade (9-10).
- Verdade, sempre! (12).
- Justiça imparcial e correta (15-16).
- Afaste-se das superstições, espiritismo e macumba (26;31).
- Trapacear, enganar, roubar = pecado (11;13;35-36).
- Diga "não" à violência e à maldade (14;17-18;33-34).

Pena de morte


Muitos pecados tinham uma única pena: a morte. Sacrificar o próprio filho a Moloque (2-5); invocar espíritos e tentar prever o futuro (6;27); desrespeitar o pai ou a mãe (9); cometer adultério ou qualquer tipo de imoralidade, inclusive homossexualismo (10-16)... esses crimes bíblicos eram punidos severamente. O condenado era morto a pedradas, fora do acampamento.

Exclusividade

No verso 7-8, Deus deixa claro o que Ele queria dos israelitas: exclusividade. Esse é um recado enviado para nós também. Se você crê em Deus e O ama, precisa buscar diferenciação na sua vida. Observe que, nos versos de 22 a 26, Deus afirma que os outros povos se tornaram Seus inimigos por causa da impureza e maldade com que levavam as suas vidas... Ser cristão, na maioria das vezes, é estar na contra-mão.

Pena de morte

Os sacerdotes, como líderes do povo, precisavam dar o exemplo. As ordens para eles eram ainda mais pesadas. O sacerdote tinha que tomar bastante cuidado com o que fazia, e como fazia, para não desagradar a Deus. Quanto mais você se aproxima de Deus, mais santo você precisa ficar... esse deve ser um processo natural no crescimento espiritual...

 

40 dias para a formação de um novo hábito

Estudos comprovam que 90% do que você faz diariamente é baseado em rotinas. Hábitos que você cultiva ao longo dos anos. Um bom hábito pode se tornar uma virtude, ao passo que um mal hábito gera um vício. Se você é sedentário e correr hoje por 30 minutos, ficará todo dolorido. Mas se continuar correndo durante os dias seguintes, seu corpo vai se acostumar com o esforço. Seu estômago sente fome pertinho da hora do almoço, porque você o acostumou assim... Às vezes você acorda no horário certo, mesmo sem despertador...

Diversos psicólogos e neurologistas afirmam que 40 dias é o período ideal para a formação de um hábito, como também para seu abandono. Se você conseguiu chegar até aqui, lendo a Bíblia diariamente, é provável que, daqui em diante, você a faça naturalmente, como se isso sempre tivesse feito parte da sua rotina.


O  pastor Rick Warren, eu seu best-seller "Uma Vida Com Propósitos" (WARREN, Rick. Uma vida com propósitos. São Paulo: Editora Vida , 2003, páginas 9-10), mostra que esse período de 40 dias é considerado por Deus como espiritualmente relevante, para promover mudanças profundas na vida:

• A vida de Noé foi transformada por 40 dias de chuva.
• A vida de Moisés foi transformada por 40 dias no monte Sinai.
• Os espias foram transformados após 40 dias na Terra Prometida.
• Davi foi transformado pelo desafio de Golias, proferido por 40 dias.
• Elias foi transformado quando Deus o sustentou durante 40 dias com uma única refeição.
• Toda a cidade de Nínive foi transformada quando Deus concedeu 40 dias para que o povo mudasse.
• Jesus foi fortalecido por 40 dias no deserto.
• Os discípulos foram transformados por 40 dias ao lado de Jesus, após sua ressurreição.

Se você ainda não conseguiu manter a regularidade, ou está chegando agora, não desanime! Reserve um tempinho nos próximos 40 dias, e você terá desenvolvido um hábito maravilhoso, que transformará a sua vida!