sábado, 12 de março de 2011

Dia 070: Josué 1-3

Força e coragem
Leia: Josué 1

Visualize comigo: você é o secretário do presidente de uma grande empresa. Ele é paciente, inteligente, amoroso e justo com os empregados. Tira a empresa do vermelho e faz com que ela dê lucros astronômicos. Todos os grandes objetivos da organização foram atingidos, todas as metas superadas. Exceto uma: uma grande aquisição que fará da empresa a nova líder absoluta do mercado. Mas, nesse exato momento, o presidente morre. E você descobre, atônito, que foi escolhido para sucedê-lo. E agora?

Josué, filho de Num, era ajudante de Moisés. Tornou-se também líder do exército de Israel. Esteve em missões perigosas e defendeu seu mestre com vontade. Mas, sinceramente, eu não sei se ele esperava por essa! Só que Deus é sábio e conhece nosso coração. Ele entendeu que era uma missão grandiosa e que Josué sentia um turbilhão de emoções e provavelmente tinha muitas dúvidas a respeito da própria capacidade. Afinal, como substituir Moisés?
É aí que o Senhor entra na jogada, e fala diretamente a Josué nos versículos de 5 a 9, numa das passagens mais bonitas da Bíblia. Eu sempre a leio e a tenho decorada, para os momentos de aperto. Veja comigo as ordens e promessas de Deus ao novo líder dos israelitas:

- Promessa de vitória sempre.
- Presença e companhia de Deus garantida, na mesma medida que Moisés teve.
- Posse da Terra Prometida.
- Conselho para ficar de olho vivo e sempre atento.
- Ordem para viver conforme as Leis de Moisés.
- Promessa de sucesso, não importa o lugar ou a circunstância.
- Ordem para transmitir os mandamentos contidos na Lei, e para que essa Lei fosse estudada continuamente, para que seu viver fosse pautado por ela. E Deus afirma: "Faça isso que tudo vai dar certo!"
- Não ficar com medo, nem desanimar.
- E, claro, ordem para ser sempre forte e corajoso!
Quando eu leio essa passagem, posso ouvir o próprio Deus falando comigo, me encorajando e renovando minhas esperanças! Que grande "empurrãozinho" que o Senhor deu a Josué e nos dá hoje, heim?!!


O evangelho de Raabe
Leia: Josué 2

Puxa! Eu gosto muito dessa passagem bíblica, e sempre que eu leio esse capítulo muitos pensamentos rodeiam a mente!!! Hehe. Vou compartilhar alguns com vocês, e depois comentem, digam o que acham.

Dois espiões (a princípio, não sabemos o nome dos caras) foram enviados a Jericó, a primeira cidade, atravessando o rio Jordão. Mas, não sei como, o rei de Jericó já tava ligado que tinha gente de olho na cidade. Como? Será que havia algum traidor no acampamento israelita? E como sabiam que eram israelitas? Pelas roupas? Pela língua? Será que os tais espiões não eram lá muito discretos? Acho que essa é uma das coisas que vou perguntar pra Josué quando eu chegar no céu!

Enfim, eles se hospedaram na casa de uma prostituta. Beleza. Faz sentido. Porque afinal, ninguém iria desconfiar de dois homens entrando na casa de uma prostituta, certo? Só que acabaram ligando os pontos e os soldados do rei foram bisbilhotar a casa da Raabe pra capturar os espiões. Mas a moça, muito malandra, escondeu os israelitas e mentiu na cara-dura para os soldados. E aí eu me pergunto: mentir, pode? Eu acho (e veja bem, sou eu que estou dizendo isso) que mentira é sempre pecado; MAS há situações extremas, em que vidas estão em jogo, que uma mentira acaba sendo o ÚLTIMO recurso. Atenção! Não estou "santificando" a mentira. Não vá colar na prova, ou inventar uma mentira para os seus pais, e dizer que esse era o último recurso porque disso dependia a sua vida! E mais! Não vá botar a culpa em mim ou no blog! Reflita sobre isso e que Deus dê a resposta no seu coração.


Continuando... Raabe deu todo o "bizu" para os espiões de Israel e pediu para ser poupada na invasão dos israelitas. Combinaram um código (lenço vermelho) e escaparam pela janela da casa da mulher, que ficava bem no muro da cidade.

Agora, vamos ver uma lição legal que esse capítulo deixa pra gente? Raabe era uma prostituta. Uma pessoa desprezada até mesmo pelo seu povo, muito mais ainda pelos israelitas. Mas ela agiu com bondade e protegeu os enviados de Josué. Raabe foi tão importante para o sucesso da missão, que se tornou parte da linhagem de Jesus Cristo! Deus não tem preconceitos. Deus aceita as pessoas como elas são e as usa, mesmo com seus defeitos. Mas atenção: Raabe não continuou com suas práticas pecaminosas depois do seu encontro com os israelitas.

Será que você consegue se identificar com ela? Será que não somos do mesmo jeito quando encontramos a Verdade (João 14:6)? Ela aparece na sua vida, e você tem a opção de recebê-la em sua casa (Apocalipse 3:19). O mundo vai tentar arrancá-la de você, fazer você mudar de ideia, mas você precisa "escondê-la" (Salmos 119:11). Você acaba reconhecendo o seu poder, passa a temê-la e declara que acredita nela (Romanos 10:9-10). Por fim, reconhece seus erros e pede pela misericórdia de Deus, para que seja poupado da morte certa (1ª João 1:9). E como um sinal, Deus te dá o Espírito Santo, como marca de que você não pertence mais ao mundo, mesmo ainda vivendo nele (João 17:14-21). Pense nisso!


As águas param de correr - mas a Vontade de Deus, não!
Leia: Josué 3


Eu gosto de dizer que a Vontade de Deus é "imparável"! Tá, eu sei que a palavra não existe, mas o que eu quero dizer é que se o mar precisa se abrir, ele vai abrir... se as águas de um rio precisam parar de correr, elas vão parar... Mas a Vontade de Deus vai continuar, sem parar, sem enfrentar oponentes.

Deus tinha duas importantes missões naquele dia: 1) Mostrar para aquela nova geração de israelitas que era o mesmo Deus dos seus pais, e que a travessia do Mar Vermelho não era historinha de crianças; e 2) Mostrar para o povo que estava 100% com Josué, para que assim pudessem respeitá-lo como líder. E foi isso o que Ele fez: nos versos 13-17, assim que a Arca entrou na margem do rio (que, detalhe, estava em época de cheia - então nada de dizer que dava pra passar a pé, com água nas canelas... o rio tava transbordando!), as águas pararam e ficaram amontoadas, deixando o caminho livre e sequinho para o povo passar...

O que será que o povo de Adã pensou quando viu o rio amontoado na frente da cidade?