Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!
Consertando um erro do passado
Leia: 2º Samuel 21
Saul tinha feito besteira quando tentou exterminar os gibeonitas, isso acarretou consequências gravíssimas para o povo de Israel, pois Deus os castigou pelo sangue dos justos que foi derramado sem necessidade (1). Houve fome durante três anos. Davi então mandou chama-los para se retratar com o povo e poder ser abençoado (3).
Quantas vezes temos que voltar atrás para consertar uma besteira que fizemos, ou até mesmo outros a fez, mas que está atrapalhando o bom andamento da vida! Às vezes foi uma palavra que feriu, e você nem notou. (Quem apanha nunca esquece!). Tem uma mancha na minha vida que foi feita na minha adolescência, e eu nunca pude voltar atrás para consertá-la simplesmente porque a pessoa ferida foi embora e eu nunca mais tive contato com ela. Então, para evitar que esse tipo de coisa aconteça novamente, busco a sabedoria no falar e no tratar às pessoas. Isso me livra das retratações!
Geralmente consertar uma leseira feita no passado custa caro. Para o rei Davi custou a execução de sete pessoas descendentes de Saul (6). Então vamos pensar bem antes de cometer erros que trarão manchas e consequências à sua vida. Peça sabedoria de Deus e Ele te dará.
Proteja quem você ama
Davi e seus soldados saíram para guerrear contra os filisteus. Um dos inimigos, Isbi-Benobe, tentou matar Davi no momento em que este estava cansado (16). Mas Abisai, um dos guerreiros do rei, o protegeu e matou o filisteu. Após este incidente, os israelitas juraram a Davi: “Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não se apague a lâmpada de Israel” (17).
Já pensou que coisa linda! Eles protegeram o seu líder no momento da fraqueza, pois lhe davam a real importância. Será que estamos cuidando dos nossos lideres? Eles também passam por momentos difíceis, têm suas fraquezas, seus problemas... Sim, são homens e mulheres de Deus. Estão cheios da Palavra! Mas também são homens e mulheres de carne e osso, e estão sujeitos às mesmas tentações que todos nós. E o inimigo da nossa alma está à espreita, como um leão buscando a quem possa tragar (1ª Pedro 5.8).
Esteja atento às investidas do inimigo para que vocês não caiam e nem deixem quem ama cair! “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei do Senhor”. (Gálatas 6.2)
Louve sempre!
Leia: 2º Samuel 22
Depois de várias batalhas, Davi entoou um cântico ao Senhor, exaltando Sua grandeza e importância na vida dele. Ele sabia que a vitória contra os inimigos não era mérito seu, e sim do Senhor. Na batalha do nosso dia a dia também deve ser assim: Dar a honra aquém realmente pertence!
Nada que temos é mérito nosso. Todas as nossas vitórias foi o Senhor que conquistou, e até as derrotas são permitidas por Ele.
Mas o Senhor recompensa aqueles que vivem em retidão, conforme as instruções Dele. Ele diz: “Ao fiel, te revelas fiel, ao irrepreensível te revelas irrepreensível. Ao puro, te revelas puro, mas ao perverso te revelas astuto”. (26-27)
O Senhor é um Deus de amor, mas também é fogo consumidor! (Hebreus 12.29). Ele está pronto a nos ajudar, a nos livrar dos laços dos nossos inimigos, mas para sermos protegidos devemos estar debaixo da Sua proteção, isto é, debaixo dos seus mandamentos (25).
A perfeição do caminho do Senhor
Você lembra dessa música?
http://www.vagalume.com.br/marcos-goes/o-caminho-de-deus-e-perfeito.html#ixzz1Jvx4AjDU
Quem nunca cantou está canção na igreja e se alegrou e declarar essas palavras? Eu ficava tão feliz quando o ministério escolhia essa música para cantar, pois eu me imaginava em uma guerra, me preparando para enfrentar meus inimigos... Com a Palavra do Senhor é assim, estamos sempre fortalecidos e prontos para a batalha, e nada nos abala. Creia que estamos em guerra e o Senhor está a adestrar nossas mãos para guerrearmos!
O que tenho feito...
Leia: 2º Samuel 23
Eita, o capítulo de hoje já começa nos fazendo refletir em nossas vidas a respeito do que estamos fazendo para o Reino! Será que alguém pode dizer de você as palavras citadas no verso 1? É muita responsabilidade a nossa, pois assim como Davi, nós também fomos ungidos para sermos embaixadores de Cristo na terra. E será que estamos fazendo jus ao cargo? É um fato a analisar.
No verso 2 ele diz que o Senhor colocou a Sua Palavra na boca dele. “Sua Palavra esteve na minha língua”. O que temos falado tem edificado vidas, ou temos jogado palavras ao vento? Olha, esse capítulo me fez refletir em tudo isso. Davi continua falando que Deus o escolheu e o usou para que se cumprisse a Sua vontade. E ainda diz que o Senhor concederá tudo o que ele deseja, pois ele obedece aos mandamentos de Deus. (5b)
Decisão difícil
Leia: 2º Samuel 24
Deus incitou o rei Davi contra os israelitas, e ele levantou seus homens para fazer um censo da população para saber quantos homens habilitados para o serviço militar. Após fazer isso (Ele não pediu consentimento de Deus e por isso Deus se irritou com Davi), ele se arrependeu e pediu perdão de Deus (10). Mas Deus disse que iria castiga-lo, e ele tinha três opções a escolher:
1- Três anos de fome
2- Três meses sendo perseguido por seus inimigos
3- Três dias de pragas sobre Israel
Que difícil escolha, não acha? Davi se viu encurralado: todas as opções afetarão o povo. E agora? O rei escolheu três dias de pragas, afinal, três dias passam logo! Na realidade essa passagem nos faz lembrar que tudo que fazemos reflete em alguém. E principalmente se você exerce função de liderança. Ai é que você é cobrado diante do Senhor! O que Davi fez desagradou a Deus e tinha que haver uma consequência. Todo pecado traz uma consequência, nunca esqueça disso. É impossível retirar um prego da madeira sem deixar marca. Então pense bem antes de fazer besteira!
O reconhecimento do erro
Davi sabia que o que tinha feito foi pecado contra o Senhor e reconheceu seu erro, indo edificar um altar para oferecer uma oferta de arrependimento a Deus. Sabemos que errar faz parte do homem, mas Deus quer que reconheçamos esse erro e nos prostremos aos Seus pés para sermos perdoados. Se você errou reconheça e arrependa-se. Deus é amor e um Pai perdoador. Dedique um coração puro e voltado à obediência ao Senhor. Você vai fazer Ele sorrir!
terça-feira, 19 de abril de 2011
Dia 108: 2º Samuel 21-24
Marcadores:
2º Samuel,
Amizade,
Davi,
Desobediência,
Disciplina,
Exaltação,
Liderança,
Sofrimento,
Vontade de Deus
Dia 107: 2º Samuel 17-20
Esta postagem é uma contribuição muito bem-vinda de Rodrigo Fontes. Valeu, mano!
Husai. Esse era brother!
Leia: 2º Samuel 17
Quando Aitofel contou seu plano para matar Davi, pensou em todos os detalhes. Tanto que Absalão e os chefes de Israel concordaram no ato (4). Só que Aitofel não contava com ele: Chapolin Colorado? Não, Husai, o arquita!
Dando um migué de conselheiro de Absalão, Husai discordou do plano de Aitofel e “criou” ele mesmo seu plano (7-13). Lógico, como era amigo de Davi, seu plano tinha o intuito de ajudar o rei a escapar dos homens de Absalão.
Deus fez de Husai Seu instrumento, para que Absalão fosse derrotado (14) e Davi pudesse fugir atravessando o Rio Jordão até chegar a Maanaim. Husai era amigo de Davi, daqueles chegados mesmo! Além de tudo, um brother inteligente.
Muitas vezes não dá pra fazer tudo sozinho, né? Existem momentos em que precisamos da ajuda de um amigo de fé, irmão camarada, pra superar determinado obstáculo. Saber que podemos ter alguém em quem confiar é muito confortante nessas horas. Sem falar na força que isso te dá.
Amigo verdadeiro, leal, pronto pra ajudar em qualquer situação, principalmente nas horas de dificuldade. A mensagem de Provérbios 17:17 vai fazer você lembrar disso...
Pais e Filhos
Leia: 2º Samuel 18
Davi queria ir na frente de batalha de seu exército, porém seus homens o impediram. Concordando com eles, Davi ficou junto à porta da cidade (2-4). Uma coisa aqui me chamou a atenção. Enquanto o exército saía da cidade, Davi chamou Joabe, Abisai e Itai para pedir a eles que poupassem a vida de seu filho Absalão, caso ele fosse capturado (5). Lembre-se de que Absalão era o grande rival de Davi nessa batalha, mas ainda assim, não deixava de ser seu filho. Nesse momento, os sentimentos do rei, de amor e compaixão por Absalão, falaram mais alto que a batalha de início próximo. Mais adiante, Absalão ficou preso pelos cabelos em um grande carvalho. Joabe e seus homens se aproveitaram da oportunidade e o mataram (9-15). Dá pra imaginar o sofrimento de Davi ao descobrir da morte de seu filho...
Por mais que brigas e discussões (e até guerras, no caso) aconteçam, dificilmente o amor dos pais pelos filhos irá desaparecer ou até mesmo diminuir. E não é necessário ser especialista em relações familiares pra saber que isso é verdade. Lembre-se disso quando te der vontade de se revoltar contra seus pais.
Vossa Excelência deveria seguir o exemplo
Leia: 2º Samuel 19
Nesse capítulo destaco algumas características de Davi:
Força - Mesmo com o sentimento de perda do filho ainda forte (4), Davi sabia que precisava voltar para Jerusalém.
Sabedoria - Com a ajuda de seu sobrinho Amasa, Davi conseguiu convencer os chefes de Judá – tribo a qual ele pertence – a aceitar sua volta (13-14);
Benevolência e gratidão – Davi se prontificou a cuidar de Barzilai se este fosse com ele a Jerusalém (33). Barzilai havia sustentado Davi e seus soldados durante a fuga e, já idoso, preferiu apenas ajudar o rei na travessia e depois voltar pra casa (34-37).
Um rei forte, sábio, benevolente e grato. Que belo exemplo para os líderes de hoje, hein!
Eficiência, eficácia... Que tal efetividade?
Leia: 2º Samuel 20
Joabe sempre se mostrou fiel ao rei Davi. Para provar isso, utilizou de artifícios um tanto exagerados. Pelo simples fato de Amasa, sobrinho de Davi, não ter voltado nos três dias ordenados pelo rei para reunir as tropas de Judá, Joabe o encontrou em Gibeom e o matou (8 -10). Lembro também que Joabe matou Absalão, filho do rei, e Abner, outro general do mesmo. Mesmo demonstrando “fidelidade”, Davi não se agradava dos métodos truculentos de seu comandante-chefe.
Não é somente por fazer o que parece ser de bom grado ao superior que podemos nos valer de procedimentos errados. É preciso discernimento na tomada de decisões e não se deixar levar pelo “calor do momento”.Mais adiante veremos que Joabe vai aprender isso da maneira com a qual se valia para manter seu cargo. Pois é.
Husai. Esse era brother!
Leia: 2º Samuel 17
Quando Aitofel contou seu plano para matar Davi, pensou em todos os detalhes. Tanto que Absalão e os chefes de Israel concordaram no ato (4). Só que Aitofel não contava com ele: Chapolin Colorado? Não, Husai, o arquita!
Dando um migué de conselheiro de Absalão, Husai discordou do plano de Aitofel e “criou” ele mesmo seu plano (7-13). Lógico, como era amigo de Davi, seu plano tinha o intuito de ajudar o rei a escapar dos homens de Absalão.
Deus fez de Husai Seu instrumento, para que Absalão fosse derrotado (14) e Davi pudesse fugir atravessando o Rio Jordão até chegar a Maanaim. Husai era amigo de Davi, daqueles chegados mesmo! Além de tudo, um brother inteligente.
Muitas vezes não dá pra fazer tudo sozinho, né? Existem momentos em que precisamos da ajuda de um amigo de fé, irmão camarada, pra superar determinado obstáculo. Saber que podemos ter alguém em quem confiar é muito confortante nessas horas. Sem falar na força que isso te dá.
Amigo verdadeiro, leal, pronto pra ajudar em qualquer situação, principalmente nas horas de dificuldade. A mensagem de Provérbios 17:17 vai fazer você lembrar disso...
Pais e Filhos
Leia: 2º Samuel 18
Davi queria ir na frente de batalha de seu exército, porém seus homens o impediram. Concordando com eles, Davi ficou junto à porta da cidade (2-4). Uma coisa aqui me chamou a atenção. Enquanto o exército saía da cidade, Davi chamou Joabe, Abisai e Itai para pedir a eles que poupassem a vida de seu filho Absalão, caso ele fosse capturado (5). Lembre-se de que Absalão era o grande rival de Davi nessa batalha, mas ainda assim, não deixava de ser seu filho. Nesse momento, os sentimentos do rei, de amor e compaixão por Absalão, falaram mais alto que a batalha de início próximo. Mais adiante, Absalão ficou preso pelos cabelos em um grande carvalho. Joabe e seus homens se aproveitaram da oportunidade e o mataram (9-15). Dá pra imaginar o sofrimento de Davi ao descobrir da morte de seu filho...
Por mais que brigas e discussões (e até guerras, no caso) aconteçam, dificilmente o amor dos pais pelos filhos irá desaparecer ou até mesmo diminuir. E não é necessário ser especialista em relações familiares pra saber que isso é verdade. Lembre-se disso quando te der vontade de se revoltar contra seus pais.
Vossa Excelência deveria seguir o exemplo
Leia: 2º Samuel 19
Nesse capítulo destaco algumas características de Davi:
Força - Mesmo com o sentimento de perda do filho ainda forte (4), Davi sabia que precisava voltar para Jerusalém.
Sabedoria - Com a ajuda de seu sobrinho Amasa, Davi conseguiu convencer os chefes de Judá – tribo a qual ele pertence – a aceitar sua volta (13-14);
Benevolência e gratidão – Davi se prontificou a cuidar de Barzilai se este fosse com ele a Jerusalém (33). Barzilai havia sustentado Davi e seus soldados durante a fuga e, já idoso, preferiu apenas ajudar o rei na travessia e depois voltar pra casa (34-37).
Um rei forte, sábio, benevolente e grato. Que belo exemplo para os líderes de hoje, hein!
Eficiência, eficácia... Que tal efetividade?
Leia: 2º Samuel 20
Joabe sempre se mostrou fiel ao rei Davi. Para provar isso, utilizou de artifícios um tanto exagerados. Pelo simples fato de Amasa, sobrinho de Davi, não ter voltado nos três dias ordenados pelo rei para reunir as tropas de Judá, Joabe o encontrou em Gibeom e o matou (8 -10). Lembro também que Joabe matou Absalão, filho do rei, e Abner, outro general do mesmo. Mesmo demonstrando “fidelidade”, Davi não se agradava dos métodos truculentos de seu comandante-chefe.
Não é somente por fazer o que parece ser de bom grado ao superior que podemos nos valer de procedimentos errados. É preciso discernimento na tomada de decisões e não se deixar levar pelo “calor do momento”.Mais adiante veremos que Joabe vai aprender isso da maneira com a qual se valia para manter seu cargo. Pois é.
Marcadores:
2º Samuel,
Amizade,
Bons e Maus,
Davi,
Exemplo,
Fidelidade,
Guerra,
Israel,
Liderança,
Lista,
Maldade,
Rei de Israel,
Vontade de Deus
Dia 106: 2º Samuel 13-16
Doente de Paixão
Leia: 2º Samuel 13
A paixão pode se tornar uma doença. É como um rio que corre veloz na direção de uma cachoeira... e você é um mero gravetinho no meio desse rio! Se você se deixa dominar pela paixão, você vai se machucar... Paixão é uma emoção forte, descontrolada. É a realização de um desejo latente. Paixão, sem amor, é um veneno!
E foi exatamente isso o que aconteceu com Amnom. O cara endoidou e, dando vazão à sua louca paixão, estuprou sua meia-irmã e depois a expulsou de casa. Veja como funciona esse processo da paixão: você deseja algo tanto, que chega a ficar doente; acaba arrumando maneiras de concretizar suas fantasias, mesmo que para isso use de métodos imorais ou ilegais; e, no final das contas, vem a repulsa e a culpa. . Como é impressionante o verso 15, na NVI: "Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: 'Levante-se e saia!'" Repare que a paixão não quer deixar que você faça as coisas do jeito certo (11-17)
"Mui amigo"
Poucas pessoas falam do tal do Jonadabe (3-5). Esse sim, é amigo da onça, digo... do cão! Ao invés de aconselhar o amigo a não pecar contra o Senhor, encontrou uma forma de levar a cabo o desejo impuro de Amnom. Esse é um alerta bíblico que você não deve ignorar: Escolha bem suas amizades. Tenha cuidado com quem você se abre para falar de coisas íntimas. Evite pedir conselho de pessoas menos espirituais que você. Não siga o seu coração. Fique ligado!
Vidas detruídas
Tamar, a moça abusada pelo próprio irmão, tornou-se uma mulher amarga e infeliz (20). Davi, quando soube o que aconteceu, ficou furioso, mas não fez nada. Então Absalão, irmão de Tamar (por parte de pai e de mãe), arquitetou um plano para se vingar de Amnom. E seguiu à risca o ditado popular que diz que vingança é um prato que se come frio. Absalão aguardou por dois anos para matar Amnom (22-29). Imagine o que dois anos de ressentimento e ódio não fazem com o coração de uma pessoa!!!
Absalão
Leia: 2º Samuel 14
Neste capítulo encontramos algumas informações sobre Absalão, filho de Davi:
- Era muito forte e bonito (25).
- Era cabeludo (26).
- Tinha 3 filhos e 1 filha. Absalão amava tanto Tamar que deu à sua filha o mesmo nome de sua irmã (27).
- Passou 3 anos no exterior e mais 2 anos em Jerusalém, sem ver Davi (13:38; 14:28).
- Era violento e não aceitava um "não" como resposta (29-32).
Campanha Eleitoral
Leia: 2º Samuel 15
Pasmem, caros leitores: Absalão fez campanha eleitoral. Aliás, acho que o cara inspirou a cartilha dos políticos atuais.
Pensando em tirar o próprio pai do poder, e já de volta à corte, Absalão sentava perto da porta da cidade e fazia promessas aos israelitas que por lá passavam!!! "Se eu for eleito, julgarei as causas de vocês com justiça" (1-4). E mais: saía beijando e abraçando seus eleitores, conquistando sua confiança (5-6). Ele fez isso por quatro anos, até dar o golpe no pai.
Um novo rei em Israel
Depois de enganar o povo, conseguir aclamação por meio de suborno e ter o apoio de nomes de peso do reinado de Davi, Absalão conseguiu o trono. Davi fugiu de Israel com seus homens de confiança, e deixou espiões em Jerusalém para se manter informado acerca dos movimentos de Absalão. Aflito e totalmente envergonhado, Davi saiu da capital, entregando a Deus o seu destino. Não esqueça que tudo isso aconteceu por causa do pecado que Davi cometeu com Bate-Seba... Custou caro aquela espiadinha, né? Pior é que isso é só o começo...
Em maus lençóis
Leia: 2º Samuel 16
Davi passou pro lado de lá do Monte das Oliveiras e descobriu que Mefibosete, o descendente de Saul que ele havia poupado, ficou em Jerusalém, na esperança de ser coroado rei. Ziba, o carinha que ficou cuidando de Mefibosete, "herdou" tudo o que era dele e passou também a seguir Davi (1-4).
Além disso, outro descendente de Saul, chamado Simei, jogou pedras e terra sobre Davi, e passou a amaldiçoá-lo e a xingá-lo. Mas Davi, mesmo abalado, não revidou nenhuma das acusações. Mesmo sendo palavras falsas e desrespeitosas, Davi não as rebateu e entregou tudo nas mãos de Deus. Que dureza, heim?
Leia: 2º Samuel 13
A paixão pode se tornar uma doença. É como um rio que corre veloz na direção de uma cachoeira... e você é um mero gravetinho no meio desse rio! Se você se deixa dominar pela paixão, você vai se machucar... Paixão é uma emoção forte, descontrolada. É a realização de um desejo latente. Paixão, sem amor, é um veneno!
E foi exatamente isso o que aconteceu com Amnom. O cara endoidou e, dando vazão à sua louca paixão, estuprou sua meia-irmã e depois a expulsou de casa. Veja como funciona esse processo da paixão: você deseja algo tanto, que chega a ficar doente; acaba arrumando maneiras de concretizar suas fantasias, mesmo que para isso use de métodos imorais ou ilegais; e, no final das contas, vem a repulsa e a culpa. . Como é impressionante o verso 15, na NVI: "Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: 'Levante-se e saia!'" Repare que a paixão não quer deixar que você faça as coisas do jeito certo (11-17)
"Mui amigo"
Poucas pessoas falam do tal do Jonadabe (3-5). Esse sim, é amigo da onça, digo... do cão! Ao invés de aconselhar o amigo a não pecar contra o Senhor, encontrou uma forma de levar a cabo o desejo impuro de Amnom. Esse é um alerta bíblico que você não deve ignorar: Escolha bem suas amizades. Tenha cuidado com quem você se abre para falar de coisas íntimas. Evite pedir conselho de pessoas menos espirituais que você. Não siga o seu coração. Fique ligado!
Vidas detruídas
Tamar, a moça abusada pelo próprio irmão, tornou-se uma mulher amarga e infeliz (20). Davi, quando soube o que aconteceu, ficou furioso, mas não fez nada. Então Absalão, irmão de Tamar (por parte de pai e de mãe), arquitetou um plano para se vingar de Amnom. E seguiu à risca o ditado popular que diz que vingança é um prato que se come frio. Absalão aguardou por dois anos para matar Amnom (22-29). Imagine o que dois anos de ressentimento e ódio não fazem com o coração de uma pessoa!!!
Absalão
Leia: 2º Samuel 14
Neste capítulo encontramos algumas informações sobre Absalão, filho de Davi:
- Era muito forte e bonito (25).
- Era cabeludo (26).
- Tinha 3 filhos e 1 filha. Absalão amava tanto Tamar que deu à sua filha o mesmo nome de sua irmã (27).
- Passou 3 anos no exterior e mais 2 anos em Jerusalém, sem ver Davi (13:38; 14:28).
- Era violento e não aceitava um "não" como resposta (29-32).
Campanha Eleitoral
Leia: 2º Samuel 15
Pasmem, caros leitores: Absalão fez campanha eleitoral. Aliás, acho que o cara inspirou a cartilha dos políticos atuais.
Pensando em tirar o próprio pai do poder, e já de volta à corte, Absalão sentava perto da porta da cidade e fazia promessas aos israelitas que por lá passavam!!! "Se eu for eleito, julgarei as causas de vocês com justiça" (1-4). E mais: saía beijando e abraçando seus eleitores, conquistando sua confiança (5-6). Ele fez isso por quatro anos, até dar o golpe no pai.
Um novo rei em Israel
Depois de enganar o povo, conseguir aclamação por meio de suborno e ter o apoio de nomes de peso do reinado de Davi, Absalão conseguiu o trono. Davi fugiu de Israel com seus homens de confiança, e deixou espiões em Jerusalém para se manter informado acerca dos movimentos de Absalão. Aflito e totalmente envergonhado, Davi saiu da capital, entregando a Deus o seu destino. Não esqueça que tudo isso aconteceu por causa do pecado que Davi cometeu com Bate-Seba... Custou caro aquela espiadinha, né? Pior é que isso é só o começo...
Em maus lençóis
Leia: 2º Samuel 16
Davi passou pro lado de lá do Monte das Oliveiras e descobriu que Mefibosete, o descendente de Saul que ele havia poupado, ficou em Jerusalém, na esperança de ser coroado rei. Ziba, o carinha que ficou cuidando de Mefibosete, "herdou" tudo o que era dele e passou também a seguir Davi (1-4).
Além disso, outro descendente de Saul, chamado Simei, jogou pedras e terra sobre Davi, e passou a amaldiçoá-lo e a xingá-lo. Mas Davi, mesmo abalado, não revidou nenhuma das acusações. Mesmo sendo palavras falsas e desrespeitosas, Davi não as rebateu e entregou tudo nas mãos de Deus. Que dureza, heim?
Marcadores:
2º Samuel,
Autoridades,
Bons e Maus,
Davi,
Desobediência,
Israel,
Morte,
Pecado,
Profecia,
Rei de Israel,
Sofrimento,
Vingança
Assinar:
Postagens (Atom)