segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dia 010: Gênesis 24-26

Uma mulher segundo o coração de Deus

Quero usar este tópico de abertura da leitura de hoje para listar 6 características de uma mulher segundo o coração de Deus, reveladas em Rebeca:


1 - É trabalhadora (15-16).
2 - É generosa (17-19).
3 - É forte e não tem frescura (20).
4 - É segura de si e tem identidade própria (24-25).
5 - É decidida (57-58).
6 - Sabe se preservar (65).

Perceba que, em nenhum momento, Rebeca (exemplo de mulher) é colocada em posição inferior, dominada, oprimida. As qualidades exaltadas mostram claramente um perfil até mesmo "feminista", num sentido mais puro da palavra. E para confirmar ainda mais o que estou falando, os versos 55-59 são fantásticos: Rebeca teve o direito de escolher!!! Hmmm... a Bíblia é mesmo revolucionária!

Missão dada é missão cumprida

Personagem geralmente deixado de lado, o servo de Abraão é um modelo de funcionário. Eu tenho uma empatia especial com esses personagens bíblicos que aparecem num relance, muitas vezes sem nome, que mudam o curso da história e deixam uma marca... Faz com que eu deseje ser assim também. Mesmo que meu nome não fique nos livros... Pense nesse servo. Com certeza ele receberia o prêmio de "Servo do Mês" e teria um retrato pintado à mão (claro!) na parede da casa de Abraão. Ele não só cumpriu a missão, como fez isso de um jeito muito eficiente. Vamos à listinha? Aprenda a ser eficiente (poxa, tava guardando essa para a "Noite do Profissional"... hehehe):

1 -   Pense em tudo o que pode dar errado, e prepare-se (5-8)!
2 -   Comprometa-se com a missão da empresa (9).
3 -   Não enrole, vá direto ao ponto (11).
4 -   Peça a ajuda de Deus (12-14).
5 -   Seja prudente. Ir direto ao ponto não significa ser precipitado (21).
6 -   Quando tiver certeza de que está próximo do alvo, agarre-o (22)!
7 -   Tenha foco, priorize! O mais importante vem primeiro (33; 57-59).
8 -   Seja sincero e honesto, pois assim você poderá esperar o mesmo dos outros (34-49).
9 -   Invista em relações onde todos saem ganhando (53).
10 - Entregue. Faça bem feito, do início ao fim (61-66)!!!

E quando tiver sucesso, não se esqueça de agradecer a quem merece gratidão (26-27; 52).

Descendentes de Abraão

Abraão, curiosamente, teve outra esposa, chamada Quetura (1-4). Não sei dizer se isso foi antes ou depois da morte de Sara - nem todos os capítulos e versículos não seguem necessariamente uma ordem cronológica, você já deve ter percebido. Poligamia era prática comum naqueles tempos, embora não fosse algo bem visto por Deus (vamos descobrir isso beeeeeeem mais tarde, confirmado nos últimos livros do NT, mas digo que, se poligamia fosse vontade de Deus pura e simples, haveriam mais Evas. Isso até ajudaria a povoar a terra. Mas não foi assim que aconteceu, como vimos). Se foi enquanto Sara estava viva, curioso ela não ter ciúmes, como teve de Agar. Se foi depois de Sara, Abraão ganhou um "fôlego" extra depois de Isaque, pois teve vários outros filhos (SEIS!!!)! Interessante observar que Abraão originou mais povos, todos ocupando a área do Oriente Médio (6).

Outra coisa legal é que Ismael e Isaque não eram inimigos. Eles brincavam juntos (lembra de Gênesis 21:9?) e enterraram juntos seu pai Abraão na caverna de Macpela (9).

Ismael teve 12 filhos, que se tornaram tribos e povos poderosos no Oriente. E sabe qual é a área ocupada, entre Havilá e Sur, leste do Egito, no caminho para a Assíria??? Adivinha? Havílá fica na atual Geórgia (próxima à Turquia), Sur (Tiro) fica no Líbano, e a Assíria... bem, a Assíria é onde estão hoje o Irã e o Iraque. Veja em destaque no mapa abaixo a provável ocupação dos descendentes de Ismael:


Gêmeo bom, gêmeo mau

É sucesso em novela mexicana: o gêmeo bom e o gêmeo mau. Mas aqui, nenhum se salva. Rebeca finalmente engravidou, e foi logo de gêmeos. Mas os irmãos já no ventre brigavam entre si. E Deus disse que o mais velho seria dominado pelo mais novo (ô maldição dos primogênitos!). Esaú ("peludo") nasceu, e Jacó veio logo atrás, agarrado no pé do irmão, como quem quer puxar pra dentro pra sair primeiro (19-24).

Queridinho da mamãe

Jacó era mais caseiro, mais na sua, e por isso Rebeca gostava mais dele do que de Esaú. E Isaque amava mais Esaú, porque era caçador. Olha esse erro grave na criação de filhos. Dar preferência a um ou a outro obviamente cria uma atmosfera de animosidade em casa... Há um motivo para isso estar escrito na Bíblia (28).

Um dia Esaú chegou em casa com fome, depois de ter passado um bom tempo caçando. Pediu comida ao irmão, que "vendeu" o ensopado a um preço exorbitante: a primogenitura. Ser primogênito significa ser o herdeiro, o sucessor, o cara que vai ser o manda-chuva depois que o patriarca morrer... É isso aí, Esaú trocou esse direito por um prato de comida. Agora pausa pra refletir, antes de você xingar o Esaú de "zé-mané": será que às vezes você não faz a mesma coisa? Troca algo que é importante, que é sagrado, por uma coisa sem valor? Troca seu futuro por um segundo de prazer? Troca a vida por uma manobra na moto? O que você tem abandonado em favor de uma coisa totalmente ridícula? Será que às vezes a gente não exagera, dizendo que estamos quase morrendo por algo (32), ou que "foi mais forte", "falou mais alto", "não pensei na hora"? Olho vivo pra não agir como Esaú (33-34), que pagou muito caro pela seu descaso com coisas sérias.

Mas quero falar do Jacó também. Ô maninho traiçoeiro, amigo da onça! Não é à toa que o seu nome significa "suplantador" (ou "aquele que leva vantagem"). Jacó podia até ser brasileiro, conhecia como pouco a Lei de Gérson! É bom ver que a Bíblia não esconde os erros dos seus principais personagens, jogando na cara da gente que todos somos pecadores, que todos somos vulneráveis às coisas mais terríveis... e que mesmo assim há esperança pra mim e pra você!

Tal pai, tal filho

E num é que Isaque fez igualzinho ao pai, mentindo pro mesmo Abimeleque (coitado!), dizendo que Rebeca na verdade era uma irmã?! Isso deu outro rolo, mas acho Abimeleque estava mais esperto. E Deus abençoou Isaque de tal forma, que acabou sendo "convidado a se retirar" da terra dos filisteus (12-16).

Cavando poços

Se hoje é difícil viver no Oriente Médio, terra de desertos, tempestades de areia, falta de água... imagine naquela época. Isaque foi cavando poços ao longo do caminho, enquanto se afastava das terras de Abimeleque, mas os pastores de Gerar toda hora tomavam os poços. Isaque não lutava, não brigava. Isaque levantava acampamento e seguia adiante. Cavava outro poço. Os filisteus reclamavam, ele deixava tudo ali e partia pra outra. Cavava outro poço. E fez isso até que não foi mais incomodado (17-22). E sabe por que ele não discutia, nem fazia questão de brigar pelos poços??? Simplesmente por causa dos versos 2-5. Isaque sabia que um dia tudo aquilo seria dele e dos seus descendentes. Deus não mente, nem falha nas suas promessas... assim, ele ficava numa boa... Mesmo assim: que modelo de paciência! Você agiria assim diante de uma injustiça???

Mulher de família

E aqui uma explicação legal. Entendemos enfim a razão pela qual Abraão fez tanta questão de que Isaque casasse com uma mulher de sua família (Gênesis 24:4-6). A resposta está nos versos 34 e 35. Esaú casou com mulheres de outros povos, que não obedeciam a Deus, que passaram a perturbar a família... É como diz meu pai: "Casamento é 8 ou 80, não tem meio-termo. Ou você se dá muito bem, escolhendo a pessoa certa... ou se dá muito mal..." Fica a dica!