terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia 106: 2º Samuel 13-16

Doente de Paixão
Leia: 2º Samuel 13


A paixão pode se tornar uma doença. É como um rio que corre veloz na direção de uma cachoeira... e você é um mero gravetinho no meio desse rio! Se você se deixa dominar pela paixão, você vai se machucar... Paixão é uma emoção forte, descontrolada. É a realização de um desejo latente. Paixão, sem amor, é um veneno!




E foi exatamente isso o que aconteceu com Amnom. O cara endoidou e, dando vazão à sua louca paixão, estuprou sua meia-irmã e depois a expulsou de casa. Veja como funciona esse processo da paixão: você deseja algo tanto, que chega a ficar doente; acaba arrumando maneiras de concretizar suas fantasias, mesmo que para isso use de métodos imorais ou ilegais; e, no final das contas, vem a repulsa e a culpa. . Como é impressionante o verso 15, na NVI: "Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: 'Levante-se e saia!'"  Repare que a paixão não quer deixar que você faça as coisas do jeito certo (11-17)


"Mui amigo"


Poucas pessoas falam do tal do Jonadabe (3-5). Esse sim, é amigo da onça, digo... do cão! Ao invés de aconselhar o amigo a não pecar contra o Senhor, encontrou uma forma de levar a cabo o desejo impuro de Amnom. Esse é um alerta bíblico que você não deve ignorar: Escolha bem suas amizades. Tenha cuidado com quem você se abre para falar de coisas íntimas. Evite pedir conselho de pessoas menos espirituais que você. Não siga o seu coração. Fique ligado! 


Vidas detruídas


Tamar, a moça abusada pelo próprio irmão, tornou-se uma mulher amarga e infeliz (20). Davi, quando soube o que aconteceu, ficou furioso, mas não fez nada. Então Absalão, irmão de Tamar (por parte de pai e de mãe), arquitetou um plano para se vingar de Amnom. E seguiu à risca o ditado popular que diz que vingança é um prato que se come frio. Absalão aguardou por dois anos para matar Amnom (22-29). Imagine o que dois anos de ressentimento e ódio não fazem com o coração de uma pessoa!!!


Absalão
Leia: 2º Samuel 14


Neste capítulo encontramos algumas informações sobre Absalão, filho de Davi:


- Era muito forte e bonito (25).
- Era cabeludo (26).
- Tinha 3 filhos e 1 filha. Absalão amava tanto Tamar que deu à sua filha o mesmo nome de sua irmã (27).
- Passou 3 anos no exterior e mais 2 anos em Jerusalém, sem ver Davi (13:38; 14:28).
- Era violento e não aceitava um "não" como resposta (29-32).


Campanha Eleitoral
Leia: 2º Samuel 15


Pasmem, caros leitores: Absalão fez campanha eleitoral. Aliás, acho que o cara inspirou a cartilha dos políticos atuais.




Pensando em tirar o próprio pai do poder, e já de volta à corte, Absalão sentava perto da porta da cidade e fazia promessas aos israelitas que por lá passavam!!! "Se eu for eleito, julgarei as causas de vocês com justiça" (1-4). E mais: saía beijando e abraçando seus eleitores, conquistando sua confiança (5-6). Ele fez isso por quatro anos, até dar o golpe no pai.


Um novo rei em Israel


Depois de enganar o povo, conseguir aclamação por meio de suborno e ter o apoio de nomes de peso do reinado de Davi, Absalão conseguiu o trono. Davi fugiu de Israel com seus homens de confiança, e deixou espiões em Jerusalém para se manter informado acerca dos movimentos de Absalão. Aflito e totalmente envergonhado, Davi saiu da capital, entregando a Deus o seu destino. Não esqueça que tudo isso aconteceu por causa do pecado que Davi cometeu com Bate-Seba... Custou caro aquela espiadinha, né? Pior é que isso é só o começo...


Em maus lençóis
Leia: 2º Samuel 16


Davi passou pro lado de lá do Monte das Oliveiras e descobriu que Mefibosete, o descendente de Saul que ele havia poupado, ficou em Jerusalém, na esperança de ser coroado rei. Ziba, o carinha que ficou cuidando de Mefibosete, "herdou" tudo o que era dele e passou também a seguir Davi (1-4).


Além disso, outro descendente de Saul, chamado Simei, jogou pedras e terra sobre Davi, e passou a amaldiçoá-lo e a xingá-lo. Mas Davi, mesmo abalado, não revidou nenhuma das acusações. Mesmo sendo palavras falsas e desrespeitosas, Davi não as rebateu e entregou tudo nas mãos de Deus. Que dureza, heim?



Nenhum comentário:

Postar um comentário