sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os 3 Elementos Essenciais para a Leitura da Bíblia




No dia 31 de Dezembro de 2010, completarei minha segunda leitura completa da Bíblia, de capa a capa. Isso não é motivo de orgulho, pelo contrário. Ler o Livro dos livros apenas 2 vezes em 16 anos de convertido não faz de mim um leitor assíduo das Escrituras.

Entretanto, em 2008 entendi que necessitava de 3 elementos básicos para uma eficaz leitura diária da Bíblia e que, sem estas 3 peças, a engrenagem não funcionaria jamais.


Vamos conhecê-las.

1) Vontade
Base, fundamento e ponto de apoio. Sem vontade, é impossível seguir adiante. Você pode até começar algo sem ter a mínima vontade, mas em pouco tempo a coisa se tornará tão pesada e maçante que a única saída será o abandono do projeto.
A leitura completa da Bíblia requer, antes de mais nada, boa vontade, bem-querer e prazer em manusear as Escrituras.


2) Método
Um método nada mais é do que um plano, uma rota, um mapa. Um bom método deve responder satisfatoriamente às perguntas: QUEM,  O QUÊ, ONDE, QUANDO, COMO, QUANTO, POR QUÊ, PARA QUÊ. Se você tiver um método que faça isso, você trilhará um caminho seguro, iluminado e recompensador na direção do objetivo final.
A leitura completa da Bíblia requer planejamento e definição clara de metas.


3) Disciplina
Disciplina é o talento de cumprir uma tarefa, apesar dos pesares. Independentemente do tempo, dos recursos, da saúde, do ânimo, das dificuldades, ou da preguiça (!), a pessoa disciplinada é capaz de realizar o que precisa ser feito, do jeito que deve ser feito.
A leitura completa da Bíblia requer prontidão e esforço pessoal além do normal.

***

Em breve, falarei mais sobre cada um desses elementos, em postagens específicas. Você ficará por dentro de como fazer para desenvolvê-los, saberá o que a própria Bíblia diz a respeito deles e muito mais!

A leitura de fato só começa em 2011, mas fique ligado:   
O DESAFIO JÁ COMEÇOU!

Um Grande Desafio


"Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo.
Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá;
virá para nós como as chuvas de inverno,
como as chuvas de primavera que regam a terra."
(Oséias 6:3)


A proposta é simples, pelo menos em sua essência:
LER TODA A BÍBLIA EM 1 ANO

E não apenas ler, mas tirar alguns princípios, conhecer personagens, meditar no que o SENHOR tem pra falar com cada um de nós.

E assim, um pouquinho por dia, passo a passo, cumpriremos a vontade de Deus.

Serão 66 livros, 1.189 capítulos, 31.103 versículos... em 365 dias!

Então, estamos combinados! A partir do dia 1º de Janeiro, estaremos juntos, conhecendo um pouquinho mais de Deus todos os dias...

Quem vem comigo???