quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dia 019: Êxodo 1-3

O sofrimento do povo de Deus
Leia: Êxodo 1

O tempo passou. Toda a geração de José e de seus irmãos foi esquecida. Os descendentes de Israel, no entanto, espalhavam-se como areia por todo o Egito. Um novo Faraó, que não sabia da história de José, subiu ao poder e se sentiu ameaçado com os hebreus. Por isso mandou fazer trabalhos forçados (1-14).

O rei do Egito, então, tomou uma medida para controlar a natalidade dos israelitas (12). Ele ordenou que as parteiras Sifrá e Puá matassem todos os meninos recém-nascidos. Mas as mulheres não obedeceram ao rei e inventaram uma desculpa muito criativa (16-19). Como essa tática não deu certo, ele baixou uma ordem que todo menino judeu deveria ser lançado no rio Nilo...

Tirado das águas
Leia: Êxodo 2

Uma mulher da tribo de Levi teve um filho. E como ele era bonito (e todos os bebês não são?!), escondeu-o por 3 meses. Depois disso colocou o garoto num cesto e o deixou no rio. O mais legal aqui é que a irmã do bebê foi malandrinha e conseguiu para a mãe o emprego de babá do próprio neném!!! Assim, manteve-se vivo o menino, próximo da mãe, protegido da ira do rei... e a mulher ainda recebeu dinheiro para isso!!! Sagaz essa irmã do Moisés heim?

Tá todo mundo de olho!

Moisés foi defender um israelita e acabou matando um egípcio! Mas antes, tentou garantir que ninguém estava olhando (12). Mas ele estava enganado (13-14). Não adianta: por mais que você seja bom em esconder algo, uma hora vai ser revelado. E mesmo que ninguém nunca descubra, Deus sabe... Cuidado! Li certa vez uma frase (não lembro o autor, infelizmente): "só faça aquilo de que você não vai se envergonhar se aparecer amanhã na 1ª página do jornal!" Xiiiii... aí pegou!

Encontro marcado no poço

Acabei de me dar conta que muitos encontros bíblicos ocorreram perto de poços! Moisés, fugitivo do rei, estava escondido em Midiã. As sete (eu disse SETE) filhas de Jetro foram pegar água no poço, mas foram maltratadas por alguns pastores. Moisés foi lá e defendeu as mocinhas. E não fez só isso: pegou água para elas e para o gado (15-20). Isso só podia dar em casamento... (21-22).

Eu sou quem Eu Sou
Leia: Gênesis 3

Interessante que nada na Biblia é avulso. Pare para pensar. Repare como Moisés tinha um sentimento de justiça apurado, à flor da pele. Ele não conseguia parar quieto se visse alguma injustiça acontecendo. Ele se metia mesmo e estava sempre apoiando o lado mais fraco. Acho que esta foi uma das características que Deus viu e se agradou de Moisés. E acho que por isso ele foi escolhido para salvar o povo. Deus ouviu o clamor dos israelitas, e se preocupou com eles (Gênesis 2:23-25).

Então o Anjo do Senhor (os estudiosos acreditam ser a pessoa visível de Deus, ou seja, Jesus) apareceu no espinheiro em chamas - que não queimava. E passou a missão para o Moisés. O povo de Israel seria libertado (7-10;16-22).

Moisés não levava muita fé nele mesmo e várias vezes tentou fazer Deus mudar de ideia, como veremos nas próximas leituras. Mas Deus disse que iria com ele, e se alguém perguntasse o nome desse Deus antigo, Moisés deveria apresentá-lO como "EU SOU QUEM EU SOU" (13-15).

Deus já sabia que o Faraó não ia deixar barato, e preparou alguns bons "argumentos" para "convencê-lo" a deixar o povo de Israel ir embora (19-20). O bicho vai pegar!!!