quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia 006: Gênesis 13-15

Cada um no seu quadrado

Depois de ter sido expulso do Egito, Abrão voltou para um lugar específico, entre Betel e Ai, onde ele havia construído um altar (1-4). E aqui uma lição show de bola: Abrão marcava para sempre os lugares em que tinha sido abençoado por Deus. Assim, num momento de dificuldade, voltava a esse lugar para se lembrar das promessas do Senhor e renovar as forças. A Bíblia não é fantastica? Quando você estiver passando por problemas, lembre-se de alguma bênção (uma coisa legal, positiva) que você recebeu de Deus, sem merecer. Isso com certeza vai te ajudar a superar os desafios...

Abrão tava com tanto gado que tinha que disputar espaço com seu sobrinho Ló, que também tava abastado (5-12). Veja, eu disse abAstado... abEstado ele foi depois, pois quando Abrão mandou o rapaz escolher um lugar pra morar, Ló foi pra Sodoma (oh-ow!). Outra pausa: pensa direito quando for decidir: a fartura acaba, a beleza é passageira e o barato pode sair caro. O lugar era bonito e fértil, mas Sodoma era uma cidade que cometia pecados horríveis (13). Vamos descobrir que pecados eram esses depois de amanhã, mas procure o significado de "sodomia" ou "sodomizar" no dicionário...

Ló foi embora e Deus prometeu que daria toda aquela terra a Abrão (14-18). Além disso, os descendentes dele seriam como o pó. Abrão foi para Hebrom (e por causa disso ficou conhecido depois como "o hebreu"). Ah, sim! Aqui ele fez outro altar!

Treta entre reis

Quatro reis, liderados por um tal de Quedorlaomer (!!!) saíram devastando terras e matando vários povos. Outros reis, liderados pelos chefes de Sodoma e Gomorra, tomaram as dores e partiram pra briga. No fim das contas, sobrou para Ló, que foi levado como escravo (1-12). O destaque fica por conta dos buracos de piche em que os maiorais de Sodoma e Gomorra caíram e ficaram presos (10). Abrão ficou sabendo e reuniu 318 (opa! Você conhece esse número) homens valentes e partiu pro ataque. Abrão ficou com medo de falar que Sarai era sua mulher, mas pegou alguns amigos e enfrentou os exércitos de 4 reinos... e venceu!!! Destaque para as táticas de guerrilha (13-16).

O dízimo

Alarme de assunto polêmico tocando... Abrão foi abençoado por Melquisedeque, servo de Deus. E Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo o que tinha recuperado (17-20). Não foi Deus que mandou. Não foi Melquisedeque que pediu. Abrão sentiu o desejo de contribuir e deu de coração... Abrão foi abençoado por Deus e simplesmente quis abençoar outras pessoas... Foi Abrão quem "inventou" o dízimo!

E olho nos versículos 21-24: não pegue nada que não seja seu; não fique devendo favor; não existe almoço grátis; não aceite doces de estranhos... sim, sua mãe tinha razão!


Aceito pela fé

Abrão tava chateado porque a idade vinha chegando... Ele ainda não tinha tido filhos. Mas Deus mandou ele olhar para o céu e contar as estrelas... sim: esse seria o número exato dos descendentes de Abrão (1-5). E aqui o verso mais importante: Abrão não duvidou da promessa de Deus, e por isso foi aceito. Pela fé que teve em Deus, e não por seu próprio mérito (6).

E não deixa a profecia escapar: nos versículos de 13-16, Deus conta pra Abrão o que vai acontecer no futuro - o povo de Israel (descendentes de Abrão) seriam escravizados, mas depois libertos. Motivo: Deus queria esperar que os amorreus, donos daquela terra, ficassem maus o bastante para serem varridos da face da terra (16).