segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dia 052: Números 25-28

Finéias - Amigo de Deus

Os israelitas passaram a adorar o deus Baal-Peor, dos moabitas. Eles acabaram se misturando com as mulheres de Moabe, que os levavam para a idolatria, ao mesmo tempo que descambavam para a imoralidade sexual (1-3). Deus, é claro, não gostou disso nenhum pouco e mandou que os chefes matassem os idólatras de suas tribos (4-5).

Mas veja como a situação estava feia em Israel: um homem chamado Zinri levou uma mulher midianita de nome Cosbi (14-15) para dentro da sua tenda, para fazer sexo com ela na presença de Moisés e de todos os chefes das tribos, que ainda estavam chorando a morte dos desobedientes (6). Acho que todo mundo ficou em choque com aquilo. Finéias, no entanto, resolveu agir, e cravou nos dois uma lança (8). Segundo o texto, havia uma doença que vinha atacando os judeus desde que a idolatria tinha se espalhado pelo povo, e que só acabou quando Finéias matou Zinri e Cosbi (9).

Por ter obedecido a ordem de Deus e ter sido pró-ativo, o Senhor fez uma aliança com Finéias e sua família e o chamou de Seu amigo... poucos receberam esse título na Bíblia (10-13).

Deus renova o povo de Israel

Mais uma vez, tive que me conter para não fazer as ramificações das famílias originadas por cada patriarca, de cada uma das doze tribos de Israel. Um dia, quem sabe!? O importante a destacar neste capítulo, contudo, está nos versos 64 e 65. Nessa nova contagem (601.730 homens e 23.000 homens levitas) não havia uma só pessoa que tinha sido contada no primeiro censo! Deus cumpriu sua promessa e deixou que morressem todos aqueles que murmuraram contra Ele e que tiveram medo dos povos de Canaã. Aqui se faz, aqui se paga!

Direito de herança

As filhas de Zelofeade foram conversar com Moisés, pois seu pai não havia deixado um filho homem como herdeiro (1-4). Assim, elas solicitaram um pedaço de terra como herança. Moisés consultou ao Senhor e Deus considerou justo o pedido das moças (5-7). E legislou a respeito do direito de herança (8-11)! Repare que esta é uma passagem que também argumenta contra o pretenso "machismo" bíblico. Deus considerou que as mulheres tinham o mesmo direito à herança do que os homens.

Está nascendo um novo líder...


Deus manteve sua decisão e não ia mesmo deixar que Moisés pisasse em Canaã. Mas permitiria que ele pelo menos olhasse para a Terra Prometida, antes de morrer... E sabe o que Moisés fez? Deu outra demonstração de sua humildade. Ao invés de reclamar, de retrucar, de chorar, ele se preocupou com o destino dos judeus, e pediu que Deus apontasse um novo líder (12-17). O Senhor escolheu Josué, que já vinha há algum tempo sendo preparado para o cargo, tinha experiência e passou por todos os perrengues que Moisés passou no deserto (18-20).

Mas repare numa informação interessante: Josué dependeria do sacerdote Eleazar para conhecer a vontade de Deus (21). Deus não conversaria com Josué como falava com Moisés, face a face! Agora, o Sumo-Sacerdote e as pedrinhas do Urim e Tumim mostrariam o caminho. O Urim e o Tumim eram pedrinhas (uma preta e uma branca, que representavam as respostas "não" e "sim") que, através de sorteio, respondiam às questões do líder do povo.


E, recebendo o poder de Moisés, Josué se tornou o novo líder de Israel (22-23).


A lista de ofertas
Leia: Números 28


O capítulo 28 faz parte daqueles que listam as ofertas de cada dia, dos dias especiais e dos sábados. Cada ocasião "pedia" um tipo diferente de oferta, e as quantidades também variavam. Os judeus precisavam seguir as instruções à risca, para que os pecados fossem perdoados e para que o Senhor continuasse satisfeito com o seu povo.