domingo, 23 de janeiro de 2011

Dia 023: Êxodo 15-16

Maestro... Música!
Leia: Êxodo 15

Depois de atravessarem o Mar Vermelho e verem com os próprios olhos as maravilhas que Deus havia feito no Egito, os israelitas passaram a crer nEle, e em Moisés (Êxodo 14:31). E para comemorar a façanha, Moisés e Miriam, sua irmã - muito provavelmente aquela que acompanhou o cesto de Moisés no rio Nilo, até a casa da filha de Faraó, e foi sagaz ao colocar a mãe como babá do próprio filho - soltaram o gogó e cantaram, louvando a Deus.

Entre os versos 1 e 21, Moisés e Miriam exaltam o poder e a justiça de Deus, e a forma fantástica com a qual Ele livrou seu povo das garras do inimigo. Rolou uma festa santa!

Repare que os objetivos de Deus com as pragas e com a abertura do Mar Vermelho foram alcançados. Todo o povo que vivia naquela região passou a temer os israelitas (14-16). Todos os planos de Deus dão certo!

Amargura

Os israelitas chegaram, sedentos, a um lugar onde a água era amarga e ruim de beber. Eles reclamaram com Moisés. Moisés orou a Deus em voz alta, e Deus mostrou um toco. Quando Moisés jogou esse pedaço de madeira na fonte, a água ficou boa. Aprendemos uma boa lição nos versos 22 a 27. A história da peregrinação de Israel pelo deserto é uma aula sobre o cuidado que Deus tem com aqueles que Ele ama. Deus transformará água ruins em boas. Momentos de tristeza e dificuldade serão por Ele transformados para o seu bem. Basta você crer nisso! E logo depois disso, Deus levou o povo para um lugar onde havia sombra e água fresca...

Central de Reclamações
Leia: Êxodo 16 


O povo de Israel mostra a característica que marcaria para sempre sua temporada no deserto, em busca da terra prometida: a ingratidão. Mesmo sendo testemunha ocular das coisas incríveis que Deus fez, Israel parecia não confiar no poder do Senhor para sustentá-los. Chegaram a desejar voltar ao Egito, retornar à escravidão (2-3). Preferiam sofrer castigos do que privações. Isso é um retrato daqueles que se sentem em dúvida sobre seguir ou não a Bíblia. Será que você prefere viver escravo do pecado, a ter uma vida correta? Será preciso abrir mão de algumas coisas para seguir a Deus... Você vai sair da sua "zona de conforto". Será que você é como o povo de Israel, que preferia o chicote?


Moisés manda a real pro povo e afirma que era contra Deus que os israelitas estavam reclamando, e não contra ele, porque era apenas um instrumento, nada mais (7-8). Deus enviou uma verdadeira chuva de comida: à tarde, carne de aves; de manhazinha, maná. O maná vinha como o orvalho durante a madrugada, e tinha gosto doce (31).

Deus não precisa provar nada para ninguém. Mesmo assim, Seu zelo e nosso ceticismo fazem com que Ele dê diversas demonstrações do Seu poder, para que a gente acredite nEle.

Desobediência

Deus disse: "Não seja olho grande. Não pegue mais do que precisa, nem guarde para amanhã..." Mas o povo desobedeceu (19-20). Deus disse: "Peguem o dobro no sexto dia, e não saiam para pegar nada no sábado, porque é dia de descanso." E o povo desobedeceu de novo (21-29). Ô cabeça-dura!