Leia: Êxodo 15
Depois de atravessarem o Mar Vermelho e verem com os próprios olhos as maravilhas que Deus havia feito no Egito, os israelitas passaram a crer nEle, e em Moisés (Êxodo 14:31). E para comemorar a façanha, Moisés e Miriam, sua irmã - muito provavelmente aquela que acompanhou o cesto de Moisés no rio Nilo, até a casa da filha de Faraó, e foi sagaz ao colocar a mãe como babá do próprio filho - soltaram o gogó e cantaram, louvando a Deus.
Entre os versos 1 e 21, Moisés e Miriam exaltam o poder e a justiça de Deus, e a forma fantástica com a qual Ele livrou seu povo das garras do inimigo. Rolou uma festa santa!
Repare que os objetivos de Deus com as pragas e com a abertura do Mar Vermelho foram alcançados. Todo o povo que vivia naquela região passou a temer os israelitas (14-16). Todos os planos de Deus dão certo!
Amargura
Central de Reclamações
Leia: Êxodo 16
O povo de Israel mostra a característica que marcaria para sempre sua temporada no deserto, em busca da terra prometida: a ingratidão. Mesmo sendo testemunha ocular das coisas incríveis que Deus fez, Israel parecia não confiar no poder do Senhor para sustentá-los. Chegaram a desejar voltar ao Egito, retornar à escravidão (2-3). Preferiam sofrer castigos do que privações. Isso é um retrato daqueles que se sentem em dúvida sobre seguir ou não a Bíblia. Será que você prefere viver escravo do pecado, a ter uma vida correta? Será preciso abrir mão de algumas coisas para seguir a Deus... Você vai sair da sua "zona de conforto". Será que você é como o povo de Israel, que preferia o chicote?
Moisés manda a real pro povo e afirma que era contra Deus que os israelitas estavam reclamando, e não contra ele, porque era apenas um instrumento, nada mais (7-8). Deus enviou uma verdadeira chuva de comida: à tarde, carne de aves; de manhazinha, maná. O maná vinha como o orvalho durante a madrugada, e tinha gosto doce (31).
Deus não precisa provar nada para ninguém. Mesmo assim, Seu zelo e nosso ceticismo fazem com que Ele dê diversas demonstrações do Seu poder, para que a gente acredite nEle.
Desobediência
Deus disse: "Não seja olho grande. Não pegue mais do que precisa, nem guarde para amanhã..." Mas o povo desobedeceu (19-20). Deus disse: "Peguem o dobro no sexto dia, e não saiam para pegar nada no sábado, porque é dia de descanso." E o povo desobedeceu de novo (21-29). Ô cabeça-dura!