terça-feira, 12 de abril de 2011

Dia 102: Salmos 62-63

Deus nunca falha
Leia: Salmos 62

O ser humano é falho e não vale nada. É algo sem importância. O homem é falso e mau em sua essência, e não é digno de confiança. Apenas Deus é sempre fiel. Deus nunca falha. Em Deus está todo o poder e todo o amor! Ele salva, ele dá paz.

O salmista ainda deixa um alerta interessante, bastante atual: não viva na violência, no roubo ou em qualquer atividade ilegal, mesmo que você esteja ganhando muito dinheiro com isso. Porque, em algum momento, você terá de prestar contas com Deus, e ele vai recompensar cada um de acordo com o que fez (10-12).

Esse tem que saber decorado
Leia: Salmos 63

Esse Salmo é maravilhoso! Ele fala de um relacionamento verdadeiro e íntimo com Deus. Vamos ver quais as características de uma pessoa que está em sintonia com o Senhor:


1) Procura por Deus como uma pessoa no deserto procuraria por água (1): Pare e pense um pouco a respeito! Não temos deserto por aqui, e graças a Deus a água é abundante. Eu mesmo, exagerado, já cheguei a dizer: "Daria tudo por um uma Cokinha bem gelada nesse calorzão!" É isso mesmo que o texto diz. O salmista quer sempre mais um "golinho" de Deus!

2) Gosta de estar na igreja (2): É junto com outras pessoas que têm os mesmos objetivos que podemos ver o poder e a glória de Deus agindo e transformando vidas! Quem está em sintonia com Deus tem prazer de estar na igreja.

3) Ama a Deus mais do que a própria vida (3): Quem está em sintonia com Deus reconhece que o amor de dEle é a melhor coisa que existe, e por isso é capaz de abrir mão de certos "prazeres" momentâneos pela alegria de agradá-lO. E isso também é louvar a Deus!

4) Compartilha a boa notícia (4a): Uma pessoa que recebe a bênção de ser resgatado por Deus não pode ficar de boca fechada. Quem está em sintonia com o Senhor compartilha com os outros a boa notícia da salvação através de testemunhos, convites, conversas santas, evangelismo...

5) Ora (4b): Comunicação é a base para qualquer relacionamento. Alguém que diz estar com Deus mas não ora está com sérios problemas! Oração é a chave para ajustar a sintonia fina com Deus. O Pastor Leandro sempre diz: "Deus está sempre transmitindo Sua mensagem, você precisa apenas sintonizá-lO!" Dobre os joelhos e ore!

6) É abençoado (5): Isso aqui não é teoria da prosperidade. Se você está com Deus, você é abençoado! Não há sequer UM personagem bíblico que, estando em sintonia com Deus, não tenha sido grandemente abençoado, mesmo no momentos difíceis. Deus não vai deixar faltar nada.

7) Tem bons pensamentos (6): Sim, eu sei... controlar pensamentos é um grande desafio. Mas veja que, se você busca sintonia com Deus, um dia vai acabar purificando seus pensamentos. As besteiras vão sendo pouco a pouco eliminadas e dando espaço para a meditação na Palavra.

8) É alegre (7): Se você tem sintonia com Deus, você é alegre! E ponto.

9) Está sempre seguro (8-10): Não importa quem ou o quê está querendo lhe fazer mal. Confie que Deus vai proteger você e viva com liberdade. Não estou dizendo aqui que você se tornou invencível. Eu sempre digo: "Tenho plena confiança em Deus, mas mesmo assim olho para os dois lados antes de atravessar a rua." Mas, em sintonia com Deus, você não precisa temer nada... nem mesmo a morte. Afinal, se você morrer, já sabe para onde vai... certo??? Se você ainda tem dúvidas, clique aqui.

10) Será vitorioso (11): Deus tem prazer em permitir que Seus filhos se deem bem! Nunca duvide disso! Ele quer que você tenha sucesso, que você seja feliz, que você tenha vitória! Lembre-se apenas de que o conceito de Deus a respeito dessas coisas pode não ser o mesmo que o seu. Mas, se você está em sintonia com Deus, sabe o que significam essas coisas. O sucesso que Deus tem para você talvez não seja dinheiro, mas que você seja um bom pai. A felicidade que Deus está reservando para você talvez não seja uma vida tranquila, mas a satisfação de ser um missionário em um país em guerra. Deus pode ter reservado para você a vitória de nunca ser promovido, justamente porque no seu atual cargo você influencia positivamente mais pessoas do que se fosse um chefe. Pense nisso!

Dia 101: 2º Samuel 3-6

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!

Se não consegue vencê-lo, una-se a ele!
Leia: 2º Samuel 3

Foi isso que Abner fez após se chatear com Isbosete por ser acusado de manchar o leito de Saul deitando-se com uma de suas concubinas. Ele viu que de nada adiantava tentar proteger o patrimônio de Saul, pois Davi havia sido ungido por Deus, e resolveu fazer um acordo com ele (12).

Davi concordou com a proposta feita por Abner, mas deu como condição que lhe trouxesse Mical, a filha que Saul havia dado como esposa a Davi em troca de cem prepúcios de filisteus (Lembra-se desta passagem?). Detalhe é que Mical já havia sido dada como esposa a outro homem. Já pensou que situação: A era casada com Davi e o amava, mas seu pai o odiava e quer matá-lo. Seu marido fugiu para não ser morto, e ela ficou à espera de sua volta. Sem ter escolha, seu pai decidiu lhe entregar a outro homem, pois naquela época era vergonhoso estar sem marido...

Eu fico pensando o que se passava na cabeça de Mical nessa situação. Será que ela ficou feliz por ter seu esposo Davi de volta, ou ela já havia superado a separação e já amava o novo esposo, afinal, no verso 16 diz que o esposo dela seguiu-a chorando até uma cidade chamada Baurim, mas Abner ordenou-lhe que voltasse para casa. Coitado de Paltiel! Casou-se com a mulher de outro homem e este voltou para reavê-la.
Cumprido o acordo, Abner falou com as autoridades sobre o reinado de Davi. E assim foi.


A morte do “traidor”

Joabe não acreditava na “boa intenção” de Abner e andava com ‘a pulga atrás da orelha’ com ele. Um dia Abner foi até Davi para contar o que havia acontecido, e o rei o recebeu muito bem. Ao saber disso, Joabe se chateou com o rei por este ter confiado em Abner (24-25).

Irritado com a astúcia de Abner, Joabe mandou que seus homens o trouxessem a ele para mata-lo. Detalhe: O rei Davi não sabia de nada (26)! Não sei que é mais traíra: Joabe ou Abner! Joabe tinha como razão matar Abner por este ter matado covardemente o seu irmão, Asael na batalha em Gibeom.

Amigo do rei

Quando o rei soube o que havia acontecido ficou irritado e amaldiçoou Joabe e toda a sua família (29). (Nunca brinque com um filho de Deus!).

Observamos nos versos 31 a 39 que Davi tinha um carinho especial por Abner e até lhe fez uma canção em homenagem por sua morte e jejuou em luto. Que amigo! O rei chorou por ele...
Da mesma forma Deus sente tristeza quando somos injustiçados e perseguidos.


A grande descoberta
Leia: Capítulo 4

Isbosete foi assassinado pelos dois filhos de Rimon durante uma invasão no meio da tarde. Eles pensaram estar fazendo a coisa certa, vingando as tentativas de homicídio que Saul fez contra Davi (8). Mas pensaram errado. Ao invés disso, Davi mandou matar os dois (11). Após a morte de Isbosete, foi descoberto que Jônatas tinha um filho, mas este tinha uma deficiência nos pés, pois quando a notícia de que Saul e seus filhos estavam mortos, a babá da criança levou para longe, a fim de livra-la da morte também. Mas durante a fuga, a criança caiu e quebrou os pés, o que o deixou manco. Seu nome é Mefibosete.

Enfim, Rei de Israel!
Leia: Capítulo 5
Davi foi ungido rei de Israel pelo povo! As autoridades de todas as tribos de Israel foram até Davi para pedir-lhe que reinasse o povo, e ele o fez por quarenta anos. Sete e meio reinou sobre Jerusalém, e trinta e três reinou sobre todo o Israel e Judá. Ele foi coroado rei aos trinta anos (4-5)!

Nunca duvide de um servo do Senhor!

Davi e os soldados tinham que guerrear contra os jebuseus, mas estes subestimaram a capacidade do rei e o insultaram dizendo que até os aleijados combateriam contra o rei e venceriam (6). Mas não foi bem assim...

O rei traçou a estratégia para invadir a cidade pelas passagens de água, e destruir os inimigos dele (8). E deu certo. Após esse evento, Davi passou a habitar na fortaleza aonde deu o nome de Cidade de Davi. E ficou cada vez mais poderoso, “pois o Senhor, o Deus dos Exércitos estava com ele”(10). O rei de Tiro quis logo fazer amizade e mandou que levassem o material necessário para construir um palácio para Davi. Essa atitude confirmou Davi como o escolhido do Senhor para reinar sobre Israel (12). Eu gostei do final do verso 12 quando diz: “o reino estava prosperando por amor de Israel, o seu povo”. Que maravilha! O povo amava seu rei, por isso tudo dava certo!

Não mexa com quem está quieto

Quando os filisteus souberam que Davi era o novo rei de Israel, foi com todo seu exército a fim de prendê-lo, mas ele se escondeu na fortaleza. Lá ele (mais uma vez) consultou a Deus sobre o que fazer. Deus disse que podia seguir em frente e atacar, pois os filisteus seria entregues em suas mãos.

Será que fazemos como Davi? Será que consultamos a Deus para saber qual rumo tomar para nossas vidas? Sobre o que fazer? O rei não reinava sozinho, por isso tinha êxito no que fazia.
O segredo do sucesso está em fazer “tudo o que o Senhor ordenar” (25).

A importância da presença de Deus
Leia: Capítulo 6
 Davi reuniu os seus guerreiros para levar a arca da Aliança de volta à Jerusalém. Para isso improvisaram uma carroça para locomove- lá.  O rei e o povo iam à frente da carroça cantado e dançando na presença do Senhor ao som dos tamborins e demais instrumentos de cordas (5). Mas no meio do caminho aconteceu um incidente. Uzá tentou segurar a arca para evitar que esta caísse no chão, pois os bois haviam tropeçado. Ele esqueceu que ninguém podia tocá-la a não ser as pessoas que o Senhor havia autorizado. No verso 7 diz que a ira do Senhor se acendeu contra Uzá porque ele desobedeceu, e ele morreu. Naquele dia Davi teve medo de Deus (9).

Sabemos que Deus é um Deus de amor, mas também é de justiça e Ele odeia a desobediência, por isso castigou a Uzá. Devido ao medo que Davi teve, pois não saberia como levar a arca, a deixou na casa de Obede-Edom. E por isso Deus abençoou aquela família, afinal, a presença do Senhor estava naquele lar!

Onde o Senhor habita há prosperidade, amor, saúde... E isso desperta nas pessoas que vêm essas bênçãos, o desejo de também estar na presença de Deus. Foi isso que Davi fez. Quando ele soube que a família de Obede estava sendo abençoada pediu que levassem a arca para a Cidade de Davi. E fez isso com grande festa! (12).

Mical viu que Davi dançava e celebrava na presença do Senhor e desprezou a atitude dele. Muitas vezes na nossa vida é assim. As pessoas vêm que somos felizes e abençoados e querem jogar ‘um balde de água fria’ em nossa alegria. Elas não sabem que é estar a presença do Senhor!
Ela não entendeu isso e o criticou, mas ele logo rebateu e explicou o motivo de sua alegria (21-22). Será que defendemos nossa fé quando as pessoas começam a nos criticar? Esteja pronto para defender a razão da sua fé.