sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dia 057: Deuteronômio 1-2

Passado, presente e futuro

Este livro é uma coleção de discursos que Moisés fez antes de morrer, quando todo o povo de Israel estava do lado leste do Jordão (1:1). Imagine só a expectativa que pairava sobre o acampamento... em breve, eles receberiam a terra que havia sido prometida a seus antepassados (1:8).


"Deuteronômio" vem do grego, e significa "repetição da lei". Moisés dá uma aula de história e de legislação, além de profetizar e abençoar o povo nessa nova fase. Veja alguns fatos que são relembrados nestes 2 primeiros capítulos e clique em << para conferir os comentários e o contexto relacionados:

- O conselho de Jetro (1:9-15) <<
- Os espiões são enviados para "brechar" Canaã. Por causa da falta de confiança do povo em Deus, apenas a próxima geração entraria na Terra Prometida (1:19-46) <<
- Moisés foi castigado e Deus não permitiu que tomasse posse de Canaã (1:37-38) <<
- A vitória sobre os midianitas (2:26-37)

Independência jurídica

Achei esse conselho de Moisés aos líderes e juízes que ele instituiu para cuidar do povo. São diretrizes que podemos usar nos dias de hoje, na liderança de nossas famílias, equipes de trabalho, grupos pequenos... Está no verso 17 do capítulo 1:
- Seja honesto e justo.
- Trate as pessoas com igualdade e de maneira digna, não importanto a posição social ou condição econômica.
- Não tenha medo de tomar uma decisão.
- Se você se deparar com algum caso muito difícil, procure ajuda.

Profecias


Como vocês sabem, gosto de caçar profecias bíblicas. E há umas boas aqui no capítulo 2. 

Veja como Deus ordena que os israelitas não arrumem briga com os edomitas, porque aquela terra foi dada a eles pelo próprio Deus (afinal, Esaú também era filho de Isaque - e o primogênito, diga-se). Observe que Deus deixa bem claro que os judeus não vão ter nem um pedacinho daquela terra (5). Vocês lembram ainda que povo de hoje descende dos edomitas? Não? Então refresque a memória aqui.


Mas a profecia que impressiona é a do verso 25, a qual transcrevo aqui, na NTLH: "E Deus me disse: 'De hoje em diante eu vou fazer com que todos os povos do mundo tenham medo de você. Você será famoso, e, quando ouvirem falar a seu respeito, todos ficarão tão assustados, que tremerão de medo.'"

Não há na Terra um povo mais famoso, mais comentado, mais perseguido, mais poderoso, mais temido, e mais espalhado do que o povo judeu. Há judeu em todo lugar, e em todo lugar eles são temidos. Só para exemplificar, um dos argumentos que Hitler utilizou para "fundamentar"  o seu antissemitismo era o temor de que os judeus (e seus descendentes) tomariam os empregos na Alemanha e que fariam dos alemães um novo tipo de escravos... Não tem como negar: os judeus são o povo escolhido por Deus e eu não sou doido de ir contra eles!