sábado, 29 de janeiro de 2011

Dia 029: Êxodo 30-31

Deus quer exclusividade
Leia: Êxodo 30


Deus deu a receita para que os israelitas produzissem o azeite e o incenso conforme Ele queria. E, assim como tudo o que era dedicado a Ele, deveria ser exclusivo. Nada deveria ser usado para outros fins, senão adorar a Deus. Tudo o que era consagrado a Deus era considerado santo (29). Assim também somos nós. Quem toma a decisão de adorar e servir ao Senhor deve dedicar-se inteiramente a Ele. Cada passo, cada palavra, cada ação deve levar em conta se agrada a Deus. Nós fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, para amá-lO. E ele quer amor exclusivo! (31-33; 37-38)

Os talentos vêm de Deus
Leia: Êxodo 31
 
Ao ordenar a confecção de tantos itens para o serviço religioso, Deus escolheu e capacitou pessoas para que pudessem botar a mão na massa e tornar as ideias do Senhor em objetos materiais. Deus tem essa característica: Ele gosta quando as pessoas participam do Seu processo criativo. Observe que Deus criou os animais, mas deu a Adão a tarefa de dar nomes a eles e de cuidar da terra... Assim também foi quando multiplicou o rebanho de Jacó, quando houve fome no Egito na época de José... a Bíblia ainda tem muitos outros exemplos como esses...

E quando Deus chama, Ele não deixa a pessoa na mão. Ele jamais vai te dar uma tarefa e dizer: "Te vira manolo!" Quando o Senhor chama, Ele capacita aqueles a quem escolhe (2-6). Os dons, os talentos, a inteligência, a habilidade manual... tudo vem de Deus. Por isso, preciso ter na minha cabeça que, quando eu estiver usando algum dos meus talentos, eles precisam ter como foco fazer Deus sorrir. É como quando o seu pai te empresta o carro pela primeira vez: você não quer chateá-lo, fazendo besteira na rua. Porque assim, ele vai te emprestar o carro novamente; você vai ganhar a confiança dele. É mais ou menos assim com Deus. Quando você descobrir um talento (seja cantar, dançar, escrever, conversar, memorizar coisas, fazer amigos, dobrar a língua, assoviar...) lembre-se de que isso vem do Senhor, e deve ser usado corretamente. Eu sempre penso no tio Ben, do Peter Parker: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades..."