terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dia 025: Salmos 13-15

Puxa! Como Deus é bom! Esse plano de leitura me surpreendeu hoje, com esses Salmos curtinhos para dar um break na correria que foi a vida de Moisés!

Abrindo o coração para Deus
Leia: Salmos 13


Davi, o autor deste Salmo, abre o coração para Deus, colocando diante dEle todo o seu sofrimento. Davi ensina que devemos conversar com Deus como falamos com um amigo... Como conversamos com o nosso pai, ou um professor de quem a gente gosta muito. Davi, no meio do desespero, pergunta a Deus se o livramento vai demorar, não como afronta ou duvidando da salvação, mas para enfatizar que já tinha chegado no seu limite. Você também pode fazer esta oração. Veja que, nos versos 5 e 6, Davi mostra que está confiante na resposta e no socorro do Senhor... Esteja você também certo de que Deus sempre responde a oração... você só precisa estar preparado para ouvir o que Ele tem para te dizer...

Ateus X DEUS
Leia: Salmos 14

Na Nova Versão Internacional, a Bíblia diz, no comecinho do 1º verso: Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe" Hoje, os livros, programas de TV, artigos de jornais e revistas... cientistas, biólogos, filósofos, astrônomos... todos querem "provar" que Deus é uma ideia, um conceito, uma entidade criada pelo homem para dominar massas... Deus diz nesse capítulo o que pensa a respeito:

- Essas pessoas fazem coisas nojentas ao invés de fazer o bem (1).
- São corruptos e egoístas (3).
- São exploradores (4).
- Destroem esperanças e sonhos de quem mais precisa (6).

Deus está do lado de quem O ama e O obedece (5) e protege aqueles que são oprimidos por esse tipo de pessoa (6b). Veja, não estou aqui dizendo que todo ateu é podre... isso seria uma baita duma injustiça da minha parte, a mesma injustiça que cometem aqueles que dizem que todo "crente" não presta. Acredito que possa haver respeito mútuo e consideração entre as partes. O galho é que, assim como o cristão tem fé em Cristo, o ateu tem fé em outra coisa (porque eu entendo que ninguém consegue viver sem fé, sem crer em algo... então o ateu desvia sua "crença" para a ciência, ou filosofia, ou foca em si mesmo... mas ninguém vive sem fé, pois até para ser evolucionista é preciso ter uma boa dose dela!). Então, dificilmente um vai convencer o outro de que seu ponto de vista é o correto. Mas acho que ambos podem conhecer um pouco mais a respeito do que pensa o outro, com tolerância. Só não esquece que Deus é bem claro a respeito do assunto...


Perfil da pessoa que agrada a Deus
Leia: Salmos 15

Eu reconheço que existem passagens bíblicas difíceis de entender. Textos que exigem análise profunda e conhecimentos extras. Versículos esquisitos, até. Mas eles são minoria. Em 95% do tempo, a Bíblia é tão clara que chega a desconcertar a gente! E aqui está outro bom exemplo. Neste Salmo, Davi dá a "receita" para ser uma pessoa segundo o coração de Deus:


- Faz o que é certo (2a) = sabe aquela voz da consciência? Pois bem, é a capacidade que Deus deu para todos nós de termos uma noção mínima do certo e do errado. Adquirimos quando Adão e Eva comeu do fruto proibido. Assim, você sabe o que é discutível e o que é 100% correto. Não dá para enganar sua consciência. Por mais que ninguém saiba, você sabe. Você agrada a Deus quando ouve essa "voz".

- Fala a verdade (2b) = para agradar a Deus, é preciso ser sincero. Mentir, omitir, enganar... são verbos que devem estar fora da prática de quem realmente ama ao Senhor. Às vezes é difícil né?


- Não fofoca nem faz maldade pros outros (3) = mais claro que isso impossível. Quem quer agradar a Deus precisa largar mão de ser fofoqueiro! Fofoca só prejudica e não vem de Deus. O Senhor gosta também de quem não faz mal para os outros, quem evita magoar as pessoas.

- Não dá bola para quem despreza Deus, mas se enturma com os da mesma fé (4a) = cristão tem que aprender a não ficar grilado com as palavras e atitudes de quem não tá nem aí pra Deus. Cristão tem é que valorizar as amizades que faz dentro da igreja, e cultivá-las.

-  Cumpre o que promete (4b) = eita! Agora lascou! Chegar atrasado, não cumprir tarefas, "esquecer" de pagar o aluguel, furar, dar bolo... Deus se agrada de quem faz aquilo que disse que ia fazer, mesmo que para cumprir sua palavra o cristão tenha que se esforçar (ficar acordado até mais tarde para postar a reflexão diária num blog, por exemplo! hehehe).

- Empresta sem juros e não se corrompe (5) = a ganância é a falha de caráter a ser evitada aqui. Quem empresta pensando em ganhar em cima de quem tá em dificuldades é no mínimo um safado! E quem aceita suborno, principalmente para acusar um inocente, é um pilantra que merece castigo! Por isso, fique ligado e seja honesto! É nesse tipo de gente que Deus se amarra!

E olha a bênção no finzinho do verso 5 = quem faz essas coisas estará sempre seguro!!!