terça-feira, 8 de março de 2011

Dia 067: Salmos 39-41

Vida passageira
Leia: Salmos 39


Uma das grandes características do rei Davi era que ele reconhecia sua importância na Terra: nenhuma. Ele sabia que tudo vinha de Deus e que a vida humana é como um sopro, uma sombra. Ao ser confrontado com grandes dificuldades, Davi esteve à beira do desespero e chegou a desejar a própria morte. Mas, nos momentos em que chegava ao fundo do poço, se lembrava de por a esperança no Senhor.

A vontade de Deus
Leia: Salmos 40

É muito legal ler este capítulo e compará-lo com o anterior. Davi sai da "fossa" e passa a louvar a Deus, pois nEle encontrou segurança. Não importa a situação, Deus é o único que pode livrar completamente do lamaçal do pecado e firmar os seus passos.

Veja a diferença entre os versos 40:9-10 e 39:2. Devemos abrir nossa boca e falar a respeito das maravilhas que Deus têm feito em nossas vidas! Ficar calado só piora a situação. Há pessoas perto de você que precisam ouvir falar do grande amor de Deus, inclusive aquelas que te perseguem!

Repare no incrível verso 5: "Ó SENHOR, nosso Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém igual a ti. Tu tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos, que não podem ser contados."
Deus tem um plano para a sua vida! E quer fazer coisas incríveis por você, tantas que não podem ser todas descritas! Não perca tempo! Faça como o salmista no verso 8: "Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração."

Temos aprendido aqui, durante a leitura dos Livros da Lei, que Deus exigia sacrifícios de animais para o perdão dos pecados. Mas Davi já tinha sacado o que o Senhor queria na verdade (6-7). Deus não quer sacrifícios, Ele quer obediência. Ele quer que você O busque na Sua Palavra e siga na direção do centro da Sua Vontade! E Ele jamais te deixará na mão (11).

Minha culpa... minha máxima culpa!

Davi era craque em assumir a culpa. Ele não aliviava a própria barra e se derramava diante do Senhor sempre que pisava na bola. Isso fazia dele uma pessoa diferente, especial. Estamos todos sujeitos ao pecado, mas só aqueles que buscam um caráter como o de Davi, disposto a reconhecer as falhas e corajoso para abandoná-las, alcançam o coração de Deus (12-17).

A cura de todos os males
Leia: Salmos 41

Nesse capítulo, o salmista está passando por uma doença. Não sabemos se essa doença física foi consequência de pecado. O que sabemos, entretanto, é que Deus pode ajudar os doentes (3), dando-lhes saúde novamente (10). Ele é o médico dos médicos e tem nas mãos a cura para todas as doenças. Creia nisso!