quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dia 005: Gênesis 11-12

Eu tô falando grego?

Havia uma época em que todos falavam a mesma língua (1). Não dá pra saber qual é. Provavelmente, foi o próprio Deus que a ensinou a Adão, pois eles conversavam numa boa no Éden. E Deus criou tudo com a Palavra... então os homens falavam a mesma língua que Deus usou para criar o mundo.

Alguns grupos decidiram construir uma torre que chegasse aos céus. Inventaram novos materiais, criaram novos projetos. Mas essa inventividade trouxe consigo também um certo orgulho (2-4). Engraçado como, desde o início, queremos ser iguais ou melhores que o Deus. Foi assim que Satanás caiu (veremos isso lá em Isaías), quando Eva caiu, quando a Torre de Babel caiu. Podemos dar uma paradinha aqui e refletir: quando a ciência infla tanto nossos egos que nos sentimos capazes de tudo, é aí que mora o perigo! Veja bem: não estou falando contra a ciência ou tecnologia... por favor! Deus nos deu a capacidade de pensamento, de criatividade, de inovação! Lembra que somos a imagem e semelhança dEle? O galho é que o homem quer brincar de Deus. Já parou pra pensar sobre a clonagem humana, na robótica, nas células-tronco... é uma bênção de Deus a humanidade ser capaz de tudo isso! Mas qual é o limite? Quais as conseqüências? Foi exatamente isso o que aconteceu no texto. A humanidade avançou tecnologicamente, e isso foi o estopim para que ela quisesse ser tão ou maior do que o Criador.

Foi isso o que Deus percebeu e, juntamente com Jesus (saca só a flexão do verbo no verso 7), confundiu a linguagem criando novos idiomas. Já percebeu que, sem comunicação, dificilmente algo vai pra frente? Essa é outra lição: para um projeto ser bem-sucedido, é preciso que todos falem a mesma língua. E não digo isso a respeito de vocabulário, mas de sinergia (Paulo fala sobre isso lá no finalzinho de 2Co). Hoje temos arranha-céus, e uma língua "universal": o inglês. Por que Deus não deixou antes mas permitiy em nossos dias? Não sei. Alguém sabe?

Vi um programa muito legal no History Channel sobre a viabilidade de construção da Torre de Babel. Assista:



Genealogia de Sem: A origem dos hebreus

Perceba como as idades vão diminuindo, conforme Deus havia dito que faria... Ah! Uma correção: Noé morreu com 950 anos de idade, e não com 969, como constava na genealogia anterior, que já foi devidamente corrigida: acesse!

Desafio365 - Genealogia de Noé



O chamado de Abrão

Abrão significa "pai importante". Esse era o nome do homem escolhido por Deus para ser o primeiro israelita. Nascido na cidade de Ur dos Caldeus, marido de Sarai, Abrão saiu de Harã, onde estava morando com seu pai, e foi peregrinar (1). E recebeu de Deus uma promessa que dá até um negócio na gente quando lê (2-3). Já em Siquém, primeira parada, Abrão fez algo que se tornaria a sua "marca registrada": construiu um altar para adorar a Deus. E depois fez outro em Betel. Ô homem pra gostar de construir um altar!!!

O rolo com Sarai

Sarai era muito bonita. Daquela de parar o trânsito (dos camelos). Abrão temeu por sua própria vida. Homens cheios de cobiça poderiam matá-lo para ficar com a moça. Então Abrão mentiu. Agora uma pausa pra reflexão: Adão desobedeceu; Noé ficou bêbado; Abrão mentiu. Deus não escolhe super-heróis. Escolhe pessoas normais, como eu e você, com seus medos, anseios, pecados e falhas de caráter. Assim Ele pode trabalhar na nossa vida enquanto cumprimos Seus propósitos... engenhoso, né?

A família do rei do Egito sofreu com muitas doenças, porque Deus estava pesando a mão por causa de Sarai. O faraó casou-se com ela, já que Abrão seria apenas seu "irmão". Será que p egípcio chegou a ir pra cama com Sarai??? Só sei que deu essa confusão toda, e Abrão acabou sendo expulso do Egito - cheio de bens, gado e servos... ah! claro, com a esposa também!