terça-feira, 1 de março de 2011

Dia 060: Salmos 34-36

Aproveitando a vida
Leia: Salmos 34


Há, ao longo da Bíblia, diversos princípios e conselhos a respeito da felicidade verdadeira. Já vimos alguns deles, bem interessantes, aqui e aqui. Hoje, porém, o salmista dá uma espécie de passo-a-passo para que eu e você possamos curtir a vida de uma maneira plena e mais saudável. Dá uma olhada:

1) Trate de botar um freio na língua (13): Pra ficar numa boa, melhor não sair por aí contando lorotas, nem falando mal dos outros...

2) Evite o mal (14a): Uma boa dica é se desviar da maldade. Sempre lembro de um conselho do meu pai, que dizia: "Se você viu que há confusão adiante, dê meia-volta. Se há tumulto à sua esquerda, pegue a primeira saída à direita!" E, testemunho, já me livrei de muitos problemas seguindo essa dica.

3) Faça o bem (14b): Amigo, não adianta muito você evitar fazer maldades, ou não tomar parte de coisas ruins, mas não buscar fazer coisas positivas. Até quando você vai ficar em cima do muro? Quem não pratica o mal mas também não pratica o bem está, no fundo, sendo cúmplice da maldade.

4) Procure a paz e corra atrás (14c): O conselho do salmista é bem simples. Dê um boi para não começar uma briga, e uma boiada para continuar nela. Faça o que estiver ao seu alcance para que você tenha à sua volta um cheirinho bom de tranquilidade. Nada compra a sensação boa de deitar na cama com a consciência limpa.

5) Seja honesto (15): Quem consegue viver uma vida de integridade nos dias de hoje, realmente é um herói! Não é fácil resistir a tantas tentações (dinheiro fácil, sexo fácil, sucesso a qualquer preço, etc). Mas quem se mantém firme é feliz e curte melhor a sua vida, pois Deus escuta suas orações e dá tudo o que ele precisa.

6) Descubra como Deus é bom (8): Ler a Bíblia, orar, ter comunhão com Deus... são coisas que realmente aquecem o coração e nos dão segurança. Quem se aproxima do Senhor com certeza é mais feliz e consegue experimentar um dia-a-dia muito mais agradável, não importam as circunstâncias.

Uma vida livre de problemas!!!

Se você acredita na frase do subtítulo, devo te dizer, meu amigo, aquela célebre frase do Padre Quevedo: "Isto non éqsiste!" Repare nos versos de 4 a 7 e de 17 a 21. Dê uma atenção especial ao versículo 19. É isso mesmo: as pessoas boas, honestas e tementes a Deus passam por problemas, dificuldades, perrengues e afins. Mas a nossa diferença para aqueles que não têm Deus não é que não temos quedas, mas sim, que o Senhor sempre estará por perto para nos levantar, renovar nossas esperanças e nos proteger. E é por causa disso que o salmista convida todo mundo pra cantar junto muitos louvores a Deus (1-3).

O guerreiro mais forte luta do nosso lado (ainda bem!)
Leia: Salmos 35

O salmo 35 é mais um daqueles que Davi escreveu enquanto era perseguido. Quando estudarmos a vida desse grande personagem bíblico, vamos descobrir que ele passou muitos anos de sua vida fugindo. Sofreu muito, por causa de diferentes motivos. Mas Deus sempre o livrou. Davi compara o Senhor a um guerreiro forte, que entra na guerra para resolver a parada quando estamos perdendo feio e caindo diante dos inimigos (1-3). O salmista também diz que Deus é advogado e juiz, que defende a causa dos oprimidos e declara a sua inocência (19-28).

Uma sombra de Jesus Cristo

Não sei se Davi sabia, mas ele era um profeta. Veja se você consegue relacionar os versos 11-16 com os eventos que antecederam a crucificação de Jesus. Estão lá as acusações de crimes que Ele não cometeu; o bem feito sendo pago com o mal; a compaixão devolvida com zombaria; as agressões físicas e verbais de desconhecidos na multidão... Acredito que a inspiração de Davi, advinda do seu próprio sofrimento, era usada por Deus para adiantar os eventos do Salvador. Eu acho que os Salmos estão repletos de spoilers!

A maldade do homem e o amor de Deus
Leia: Salmos 36

A maldade que surge no fundo do coração do homem entra em rota de colisão com o infinito amor de Deus. Há gente que simplesmente se nega a enxergar Deus, mesmo Ele estando tão claramente evidente, tanto nas coisas grandiosas como nas pequenas. Quem vira as costas para Deus tende à mentira, ao orgulho e à perversidade. Sem a proteção e o carinho do Senhor, essas pessoas sempre decidem pelo pior caminho. Ficam longe da luz e da fonte de vida.