quinta-feira, 31 de março de 2011

Atrasos


Caros leitores assíduos do Desafio365.


Estou realmente com muitas responsabilidades no momento, tanto profissionais quanto acadêmicas. Por isso, tenho tido dificuldade em atualizar o blog diariamente. Aos poucos, vou colocando tudo nos eixos. No entando, não perdi o pique da leitura. Ainda que não haja post novo, vamos continuar a cumprir nosso desafio!

Se você é cristão, tem algum tempo de caminhada na fé e gosta de ler a Bíblia (e de escrever também!), entre em contato! Participe! Faça como a Joelma e o Rodrigo e embarque nessa aventura!


Obrigado pela visita!

Dia 087: Juízes 20-21

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!

Defendendo princípios
Leia: Juízes 20

Esse capítulo mostra a força que a união faz. Os homens da tribo de Dã a Berseba, e também de Gileade, se reuniram para vingar a morte de uma mulher inocente. No verso 1 diz que eles se reuniram em assembleia perante o Senhor para firmar o acordo.
O que aconteceu...
Um levita chegou a Gibeá de Benjamim para passar a noite com a sua concubina. Quando estavam hospedados, os homens daquela cidade invadiram a casa e violentaram a mulher, e ela morreu. Revoltados com a atitude dos homens de Gibeá, os Israelitas da tribo de Dã. O que aconteceu em Gibeá é abominável ao Senhor. Os israelitas se escandalizaram com a atitude dos gibeanitas e resolveram vingar a morte da mulher (11).


Nos versos 13 e 14 vemos que os benjamitas não queria se juntar para exterminar os gibeanitas, e preparou o seu exército para se unir contra a tribo de Dã. O problema era que a briga era autorizada por Deus. Os israelitas não iam à guerra sem antes consultar a Deus. Apesar dos israelitas perderem homens contra os benjamitas, eles consultaram a Deus novamente, e Ele disse que continuassem a guerrear. E eles foram à luta de novo. E perderam. Desanimados e desesperados, consultaram a Deus novamente, e desta vez Deus afirmou que entregaria os gibeanitas nas mãos deles. O combate foi duro, mas, venceram.

A união faz a força (sem trocadilhos!), principalmente quando estamos lutando uma causa do Senhor! Uma coisa terrível havia acontecido e não podia ficar por isso mesmo. Os israelitas tinham que manter a honra do seu povo. O negócio não era bagunçado como está sendo hoje em dia não!

Devemos estar atentos para as causas do Senhor, defendendo daquilo que possa denegrir a imagem do cristianismo. Isso não vai muito longe, uma piadinha que ridicularize o nosso Deus, ou que qualquer outra coisa já é motivo para que você se levante e defenda os seus princípios! Pense nisso!

Ladrão de mulher
Leia: Juízes 21

Os benjamitas haviam pecado contra o Senhor, e a regra era clara: “qualquer que deixasse de se reunir perante o Senhor em Mispá seria morto” (5). Os israelitas não queriam ferir seus irmãos benjamitas, mas tinham que obedecer aos mandamentos. Alguns benjamitas conseguiram fugir do massacre, mas não tinha esposas para eles, visto que as mulheres de Israel não poderiam ser dadas como esposas a eles.

A tribo de Jabes-Gileade também havia faltado ao conselho, e as ordens foram claras: eliminem todos, homens, mulheres e crianças, mas deixem as virgens, estas seriam as esposas dos benjamitas sobreviventes, já que não podia exterminar uma tribo do Senhor (11 e 17).  O problema é que não havia mulheres suficientes. Apenas 400 moças foram encontradas.  Os homens tiveram que se esconder para pegar uma mulher em Siló para ser sua esposa (21). E em caso de reclamação, eles estariam respaldados para suas ações. Desse modo a tribo de Benjamim não foi dissipada.