segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dia 031: Êxodo 36-40

Fecha a conta e passa a régua!
Leia: Êxodo 36, 37, 38 e 39

Acabou. Bezalel, Aoliabe e todos aqueles a quem Deus havia dado talentos finalizaram a produção da Tenda, da Arca, e de todos os utensílios. Não foi fácil. Foi trabalho pra chuchu, mas os caras tiraram de letra! Ao longo desses capítulos você pode perceber a atenção e o cuidado que todos tiveram ao fazer tudo exatamente como Deus havia ordenado. E Moisés foi lá conferir tudinho (39:42-43).

Encontrei esse vídeo e achei legal postar aqui para dar uma visão geral de quase tudo o que foi feito. Dá uma olhada!



Tá sobrando...

O povo estava empolgado com a "construção" da Tenda, e a preparação dos utensílios para serem usados no serviço do Senhor. Eles levaram a sério o pedido de Moisés, e levaram tanto ouro, prata, bronze, madeira, pedras preciosas que nem tinha mais onde guardar tudo isso!!! Os artesãos já tinham o necessário para fazer tudo, e ainda iria sobrar coisa à beça! Então Moisés teve que MANDAR (veja, ele não pediu, não aconselhou... ele ORDENOU) que os israelitas parassem de trazer ofertas para a Tenda (36:3-7)!!!

Na contagem final, deu 1 tonelada de ouro, mais de 3,4 toneladas de prata, e quase 2,4 toneladas de bronze (38:21-31)... Tá pra ti?

A consagração
Leia: Êxodo 40

Nos versos de 34 a 38 vemos Deus "tomando posse" da Tenda e dos utensílios. Como uma nuvem, o Senhor cobria e enchia todo o espaço. Essa era a representação da Sua presença. E que presença poderosa! Os israelitas só saíam do lugar se a nuvem saísse da Tenda. Deus era o GPS de Israel, e o povo só ia pra onde Ele mandava...

PS: Não sei se é piração minha, mas mais alguém reparou que Moisés montou a Tenda "de dentro pra fora"??? (40:1-33)