domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dia 058: Deuteronômio 3-6

Sem "mimimi"

Moisés, com sua humildade característica, fez uma última tentativa de entrar na Terra Prometida. Com bastante jeito, se aproximou do Senhor e implorou para que Ele o perdoasse e lhe desse essa bênção. Veja que foi com cuidado, elogiando a grandeza de Deus (23-25). Mas Deus, no verso 26, dá uma resposta dura: "Você não vai entrar lá e ponto final!" Penso que Moisés ficou um pouco magoado, não com Deus, claro, mas com o povo. Porque ele afirma (e não é a primeira vez que ele diz isso - e nem será a última) que foi por causa do povo que Deus se irou. Pra completar, Deus dá um chacoalhão. Moisés precisava entender que o seu tempo havia acabado e que ele tinha que preparar Josué (27-28).

Idolatria

Bem, antes de continuar, talvez você queira conhecer a nossa Bússola. Isso é necessário, porque o que eu vou escrever a seguir talvez desagrade alguns leitores. Mas lembrem-se de que, a única coisa que tento fazer aqui é comentar a respeito do que a Bíblia diz.

A partir do verso 15, Moisés fala duramente a respeito da adoração de imagens. Para mim, é uma coisa bastante clara que dificilmente abre margem para outras interpretações. O texto diz que fazer imagens para adorar - seja de homem ou de animal - é um grande erro (16-18). E que devemos vencer a tentação de adorar o sol ou as estrelas (19). Moisés faz um alerta e diz que é bom ter cuidado com isso (23), porque Deus odeia outros deuses, outras coisas que tomem o Seu lugar na nossa vida (24). Diz o texto que idolatria é pecado grave que atrai a ira de Deus (25), e que quem pratica isso está sujeito à destruição (26).

Veja o que já falamos sobre idolatria aqui e aqui.

Povo perseguido e espalhado

Eu estive aqui pensando com os meus botões, após ler os versículos 27-28. Será que o fato de os judeus terem sido várias vezes levados como prisioneiros, terem sido espalhados e perseguidos no mundo inteiro, e passarem até hoje por grandes tribulações, seja consequência da idolatria que eles cometeram quando tomaram posse de Canaã??? Alguém tem alguma opinião a respeito?

Uma lição para nós

Às vezes Deus usa um grande problema para me ensinar alguma coisa muito importante. E aqui, nos versos 29-31, o Senhor promete que jamais abandona seus filhos. Se você buscar a Deus de todo o coração, e se esforçar para agradá-lo, com certeza a Sua infinita misericórdia vai salvá-lo. Pense nisso!

Não há Deus como o Senhor

Os versos de 32 a 39 mandam a gente estudar História, pesquisar mesmo, para saber se houve na Terra outro povo ou outro deus que fez coisas tão incríveis. É como se Deus estivesse nos desafiando a tentar encontrar outra coisa que superasse (ou, no mínimo, igualasse) Seu poder! No verso 7, Moisés fala da proximidade de Deus, que não é indiferente como os deuses das outras nações, mas é presente e zeloso, que ouve e atende às orações... E o verso 40 completa o verso 2: não tire nem some nada às ordens dadas, cumpram tudo de maneira exemplar, e a felicidade e a longevidade serão comuns sobre a terra (promessa repetida diversas vezes, como em 5:32-33 e 6:24-25). Uau!

Tem coisa que é bom repetir

Os dez mandamentos são repetidos, para que todos relembrem os princípios norteadores da conduta judaica. Lembre-se de que todos aqueles que estiveram no episódio original haviam morrido. Para muitos, era a primeira vez que tais ordenanças eram ditas com clareza. Por isso Moisés teve o cuidado de repetir todos os pontos importantes da Lei. Assim, essa nova geração ouviria do próprio Moisés os mandamentos do Senhor...

O maior mandamento

O verso 5 do capítulo 6 do livro de Deuteronômio é um convite para nós. Ele mostra o caminho certo, a coisa certa a ser feita, o jeito certo de viver a vida: "Portanto, amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças."
Simples assim!

Os versos seguintes, de 6 a 9, ilustram bem qual deve ser nossa relação com a Palavra de Deus, bem como institui a responsabilidade dos pais de repassá-la adiante, aos filhos, para que todos estejam unidos pela mesma fé no Senhor. A Bíblia deve fazer parte do dia-a-dia, em casa e na rua, de manhã e à noite... devemos levá-la em qualquer lugar e colocar lembretes... a Bíblia tem que fazer parte da sua vida!