quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dia 054: Números 29-33

Ofertas nas festas programadas

Neste capítulo, Moisés faz um resumão das ofertas que deveriam ser dadas a Deus na Festa do Ano Novo, no Dia do Perdão, e na Festa das Barracas. Leia mais sobre isso aqui.

Promessa é dívida!
Leia: Números 30

O centro do capítulo é o verso 2. A ordem do Senhor é que as pessoas tomem muito cuidado na hora de fazer uma promessa a Deus, ou a qualquer pessoa. Tudo o que alguém se comprometer a fazer deverá ser feito por ela, sob pena de castigo. Deus quer um povo que mantém a palavra e no qual se pode confiar. Se combinou que encontrará um amigo às 8h, esteja lá na hora marcada! Se disse que vai levar o lanche, então leve! Se prometeu fazer o trabalho, então faça! Um servo de Deus precisa agir com responsabilidade no seu dia-a-dia!

Atropelando os midianitas

Você lembra muito bem o que os midianitas fizeram com Israel, né? Primeiro, Balaque, rei de Moabe, contratou um profeta para amaldiçoar os judeus. Como não obteve êxito, tentou uma estratégia, digamos, mais sutil: sob o conselho de Balaão, brincou com o desejo dos homens judeus e conseguiu fazê-los perder o caminho (16). Por esta razão, Deus mandou que os israelitas detonassem os midianitas (3). Liderados por Finéias (sim, aquele mesmo, o amigo de Deus), 12 mil israelitas atropelaram os midianitas, matando todos os homens e capturando mulheres e animais. O tal Balaão também perdeu (8). Veja que Moisés não ficou muito feliz no retorno do exército, porque haviam poupado mulheres e crianças... A ordem era não deixar sobrar ninguém, exceto as moças virgens (17-18). Aí eu te pergunto: Por que deixar só as moças virgens? Bem, penso eu (e reforço... meu pensamento), que Moisés não queria que os meninos morassem entre os israelitas, nutrindo um sentimento de vingança que cresceria junto com eles. Homens, naturalmente, são muito mais belicosos. Moisés sacou que poderia estar "criando cobra em casa". O lance das mulheres é o seguinte: as moças que não eram virgens provavelmente participaram da "armadilha" que Balaão havia preparado, ou seja, não eram nem um pouco confiáveis. Já as moças virgens, por outro lado, eram consideradas puras, dóceis e com menor probabilidade de se rebelarem. Elas poderiam se adaptar melhor aos costumes dos judeus. Além disso, provavelmente essas moças não seriam tratadas como parte do povo, mas sim como escravas.

Pois então morra!

Eu imagino o coração de Moisés ouvindo Deus dizer, logo no verso 2 do capítulo 31, que seus dias estavam contados. "Você vai morrer!" - foram as palavras do Pai. Não sei se ele engoliu em seco. Não sei se teve vontade de pedir mais tempo. Não sei se Moisés estava sequer preparado para aquilo. Deus tinha avisado, é verdade, mas acho que talvez ele teria a chance de botar os pés em Canaã. Mas isso não ia acontecer... A única pista que o texto dá é que Moisés não hesitou: falou com o povo e cumpriu a missão que Deus havia lhe dado...

Contagem de corpos = ZERO!

Moisés recolheu um imposto das coisas que os soldados pegaram dos midianitas. Tudo foi repartido entre os soldados e o povo, fifty-fifty (25-47). Mas quando os oficiais fizeram a contagem do exército, para conferir se tinha alguma baixa, perceberam que nenhum israelita foi perdido (49). Por isso, resolveram, de coração e voluntariamente, dar uma oferta para o Senhor, para que Ele sempre os protegesse (50-54).

Imagine só, ninguém do seu lado morrer na guerra! Eu penso que hoje vivemos numa guerra. Aqui onde vivemos, ela ainda é silenciosa, ainda é "fria". Vivemos em guerra espiritual. E o que aconteceu com os israelitas naquela época, é verdade hoje também: do nosso lado, ainda que alguém seja ferido, ou ainda que seja morto fisicamente, estará seguro nos braços de Deus. Essa é a vontade de Deus e a promessa que Jesus nos faz em João 6:39 "E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia."

Bora ficar do lado de cá
Leia: Números 32 
Os descendentes de Rúben e a tribo de Gade tiveram uma ideia: ficar do lado de cá do Jordão. Eles viram que as terras eram boas para o gado, e como tinham muito gado, pediram a autorização de Moisés para que ficassem por ali mesmo (1-5). Eu não sei se eles estavam com malandragem pra cima do Moisés, mas o líder cortou logo as asinhas dos caras: "Vocês estão querendo desanimar o povo e fugir das batalhas que virão, né, espertinhos? Sabe o que Deus fez com quem quis vir com essa história no passado, não sabem?" (6-15). Mas os chefes de Rúben e Gade fizeram uma promessa a Moisés: construiriam suas casas e deixariam suas famílias daquele lado do rio, para então marcharem até na frente dos outros israelitas. Eles se comprometeram a não voltar para casa enquanto todos os patrícios não tivessem suas próprias terras (16-33). E assim foi. Até uma parte da tribo de Manassés pegou uma lasquinha daquela terra boa pra burro (e pra vaca, e pra ovelha também!).

Moses' Maps

Moisés revisou todos os lugares onde os israelitas haviam acampado, desde sua saída do Egito até aquele ponto. Muitos lugares diferentes! Na verdade, contam-se aproximadamente 50 lugares diferentes onde os judeus botaram seus pés! Uau! Dá uma olhada nesse mapa: