domingo, 24 de julho de 2011

Dia 154: Esdras 5-8

(*** 03 de Junho de 2011 ***)

Mãos à Obra!

Quando Artaxerxes morreu, os israelitas não contaram conversa: pegaram os materiais e voltaram a construir o Templo. Deus havia ordenado a volta ao trabalho por meio dos profetas, e o povo se animou. Meio sem entender o que estava acontecendo, os oficiais do rei Dario mandaram uma carta pedindo orientações. Dario não só liberou a reconstrução, como também deu todas as condições financeiras para que fosse realizada, e ainda mandou matar quem tentasse atrapalhar. Desse jeito deu tudo certo. O Templo foi reconstruído e inaugurado.

Quero te mostrar dois versículos dessa passagem, que falaram muito comigo. Dê uma atenção especial a eles: "Mas Deus estava protegendo os líderes israelitas" (5:5a) e "Que Deus, que escolheu Jerusalém como o lugar onde deve ser adorado, acabe com qualquer rei ou nação que desobedecer a esta ordem e tentar destruir o Templo de Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem. Que ela seja obedecida em tudo." (6:12)

Percebeu a mão de Deus agindo? Imagina como ficaram os israelitas quando Artaxerxes proibiu a continuação da obra. Arrasados, tristes, com a moral em baixa. Frustrados e aflitos. Mas Deus tinha um plano. Ele sempre tem um plano! Deus mostrou ao povo que estava no controle, e que Sua ordem era mais importante que a vontade do homem mais importante do mundo. Quando Deus quer, Ele move seus "pauzinhos" e a coisa anda! Os líderes estavam bem protegidos porque obedeciam à vontade de Deus. E tenho certeza de que é o próprio Deus falando por intermédio do decreto de Dario, quando deixa um aviso bem claro: quem for contra a vontade do Senhor, será destruído. Essas palavras não te enchem de coragem? Vá e faça o que Deus manda. Ele vai te proteger e afastar os inimigos do seu caminho!


Missão de vida de todo cristão

"Esdras havia dedicado a sua vida a estudar, e a praticar a Lei do SENHOR, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel." (Esdras 7:10)




Um crente de verdade:

1) Dedica a vida: elemento essencial no "DNA" de todo cristão, a dedicação do tempo, recursos e oportunidades para cumprir o propósito de Deus. Esdras era incansável e buscava obedecer a vontade do Senhor de todas as formas.
2) Estuda a Palavra: Esdras era um escriba, um homem de letras, um cara que pesquisava e ia a fundo na história de seu povo e nos mandamentos do Senhor.
3) Pratica a Lei do Senhor: Esdras já tinha sacado, naquela época, o que Tiago (1:22) diria muito tempo depois. Não basta apenas conhecer a vontade de Deus, é preciso praticá-la! Fazer acontecer, obedecer. Conhecimento sem ação não passa de hipocrisia.
4) Ensina os mandamentos: Dedicar a vida, estudar e praticar formam as bases de uma vida cristã forte, que tem como objetivo principal levar essa Palavra ao conhecimento de todos, através do evangelismo, do ensino, do discipulado.

Esse é o grande exemplo deixado por Esdras. Um homem do Velho Testamento que nos ensina a sermos cristãos de verdade: dedicados ao Senhor, firmes no estudo da Bíblia, praticantes obedientes da vontade de Deus e persistentes evangelistas. Siga esse exemplo!

Dia 153: Esdras 1-4

(*** 02 de Junho de 2011 ***)

O retorno

A Babilônia de Nabucodonosor foi conquistada por Ciro, rei da Pérsia. A Pérsia tornou-se um império gigantesco, anexando diversos territórios por toda a Ásia, parte da África e da Europa, herdando também todos os seus escravos, exilados e prisioneiros (inclusive os israelitas:



Deus toca no coração de Ciro para que o povo israelita tivesse autorização para retornar à Canaã, após quase 70 anos em que a terra prometida ficara praticamente sem habitantes. É sobre isso que o livro de Esdras trata: do retorno do povo à Israel e da reconstrução de Jerusalém. Prontos para a aventura?

Passos de fé
Leia: Esdras 3

Depois que o povo estava já de volta às suas cidades, os sacerdotes construíram um novo altar, no mesmo lugar em que estava antes. Porém, mais do que apenas um dado histórico relevante, os versículos de 1 a 6 dão duas lições muito legais, que podemos trazer para a nossa vida.

1) Construa o altar (1-3): Mesmo com medo, os sacerdotes construíram o altar no mesmo lugar onde ficava o antigo. Isso é um passo de fé. Ainda que pudessem causar a ira dos inimigos, os israelitas obedeceram à ordem do Senhor. Eu penso nesses versículos como um "toque" de Deus para quem pecou. Veja, os israelitas estavam aprisionados numa terra distante, eram escravos, pois tinham mergulhado na imoralidade e na idolatria. Quando retornaram, construíram novamente o altar. Às vezes, quando pecamos gravemente contra Deus e ficamos longe da Sua Presença, o nosso coração fica em pedaços. Recebemos as consequencias do erro e não sabemos muito bem como voltar para os caminhos retos. A resposta? Construa o altar novamente, no mesmo lugar. Isso significa: faça novamente da sua vida um altar para a glória de Deus, mesmo que você esteja morrendo de medo. Dê esse passo de fé!

2) Sacrifique antes da bênção (6): Muito antes do Templo e da cidade ser reconstruída, os israelitas foram ao altar para sacrificar. A gente tenta negociar bênçãos com Deus, mas a verdade é que precisamos ter fé, confiar que Ele vai suprir. O povo foi lá e ofereceu o que tinha de melhor ao Senhor. Para dar a volta por cima depois da queda, você precisa oferecer o que há de melhor em você. Coloque no altar seus talentos, sua inteligência, sua energia... sirva com todo o coração!

Quando caímos, nos afastamos de Deus. Escolhemos o pecado e entristecemos o Espírito Santo. Para ficar livre do pecado e voltar para debaixo da graça, você precisa fazer da sua vida um novo altar e usá-la para agradar ao Senhor.

Pedra no sapato
Leia: Esdras 4

Acredite: tem gente que quer te derrubar. Não, não estou querendo que você fique paranóico. Mas saiba que, em algum lugar, em algum aspecto da tua vida, alguém pode estar, nesse exato momento, tramando algo. Terrível né? Mas faz parte da vida.

Bislã, Mitredate, Tabeel e outros capangas fizeram de tudo para parar as obras de reconstrução do Templo em Jerusalém: subornaram governantes, tentaram desanimar os trabalhadores, arrumaram confusão... mas o tiro fatal mesmo foi uma cartinha bem sem-vergonha que eles escreveram para Xerxes. Daí não teve jeito. O rei da Pérsia embargou a obra.

Não se surpreenda: quando você estiver fazendo a Obra do Senhor, inimigos se levantarão para tentar parar tudo... Simplesmente continue lutando e não perca a fé em Deus.