quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia 144: 2º Crônicas 12-15

(*** 24 de Maio de 2011 ***)

Pisando na bola

Roboão começou mal seu reinado, provocando um racha entre as tribos de Israel. Depois, porém, fez coisas boas e serviu a Deus. O galho é que, logo depois da poeira baixar, Roboão pisou na bola e fez o povo pecar. Mesmo com tantos defeitos, Roboão tinha uma importante qualidade: tinha humildade suficiente para reconhecer seus erros e se arrepender. Por isso Deus pegou leve no castigo. 

Penso bastante em Roboão, e em como também podemos agir de maneira parecida. Quando estamos em apuros, em uma situação delicada, nos apegamos à Deus com todas as nossas forças. Mas quando o problema é resolvido, quando a maré volta a ficar boa, quando o terreno deixa de ser traiçoeiro, rapidamente nos esquecemos do Senhor e voltamos a fazer besteira...

A vitória vem de Deus

Imagine a cena: você está prestes a entrar numa batalha perdida. O exército inimigo tem o dobro de soldados, e o terreno não te favorece. Seus homens estão com medo, porque o adversário já os cercou completamente. O que você faz?

Abias não teve dúvidas, nem temeu: falou a Jeroboão ousadamente, dando-lhe a chance de desistir da peleja. Com argumentos espirituais, tentou convencer o inimigo de que a batalha seria vencida por Judá, que andava com Deus. Jeroboão, confiando na vantagem numérica e estratégica, não quis nem saber. Resultado: 500 mil mortos em Israel e Jeroboão passou o resto da vida fugindo de Abias.

Não foram os soldados, nem a coragem de Abias que decidiu a parada. Foi a vontade de Deus (18). Às vezes estamos em maus lençois, cercados pelos inimigos, por dificuldades, em um beco sem saída. Mas, se você confiar em Deus, Ele com certeza vai abrir um novo caminho para você vencer. Pense nisso!

Aproveitando os tempos de paz

Asa foi um rei extraordinário, em Judá. Fez o que era agradável ao Senhor, destruindo a maior parte dos alteres pagãos e dos ídolos nojentos. Tirou até mesmo sua própria avó da corte por ela ter praticado idolatria. Foi corajoso e firme nos caminhos de Deus. 

Mas quero falar sobre um versículo específico. O verso 7 do capítulo 14 é revelador, e nos ensina importantes lições:


1) Aproveite os tempos de paz para erguer suas muralhas ["Asa disse ao povo de Judá: - Enquanto não há perigo de guerra, vamos construir nas cidades muralhas, fortalezas e portões com trancas"]: Em breve conheceremos a difícil tarefa de Neemias, que teve de erguer as muralhas de Jerusalém no meio de uma crise diplomática. Mas Deus deu a Asa um reinado de paz, e o cara foi sábio para sacar que as defesas mais eficazes são aquelas levantadas antes do perigo. É um princípio legal para ser aplicado na vida. Aproveite bem os tempos de tranquilidade que Deus te dá para se encher da Palavra. Assim, quando as tentações vierem, você já vai estar preparado, com a mente bem defendida por versículos decorados e com o coração protegido pelo cadeado da fé bem desenvolvida.

2) Aproveite os tempos de paz para adorar e obedecer de coração ["Pois temos adorado o SENHOR, nosso Deus, e temos procurado obedecer ao que ele manda. É por isso que ele nos tem deixado viver em paz com todos os povos vizinhos."]: Como é fácil esquecer de Deus enquanto estamos numa boa! Mas é em momentos de paz que devemos buscar a Deus com gratidão e alegria. Quando cultivamos o bom hábito de manter a ligação com o Senhor bem forte, quando a bronca vier estaremos mais seguros e será mais difícil o desespero tomar conta.

3) Aproveite os tempos de paz para progredir ["Portanto, tudo isso foi construído, e houve progresso."]: Sofrimento gera crescimento. Isso é inegável. Mas melhor do que crescer na "marra", é poder melhorar enquanto o sorriso vem mais fácil ao rosto. Acredito que Deus só usa o sofrimento quando falhamos em aprender pelo amor. Então, a minha dica é: aprenda logo, de preferência da primeira vez que cair... ou melhor, antes de cair. Aprenda quando Deus ensina conversando carinhosamente, porque aprender pela dor é muito chato!

Dia 143: 2º Crônicas 8-11

(*** 23 de Maio de 2011 ***)

Esplendor

O reino de Israel crescia com a bênção de Deus. Salomão era reconhecido como o homem mais sábio, rico e competente de todo o mundo, e costumava receber visitantes atraídos por sua fama, como a rainha de Sabá. Em diversos pontos, a Bíblia fala como nunca houve e nunca haveria sobre a Terra homem mais sábio e mais poderoso do que o rei Salomão. Na época de seu governo, havia tanta prata e tanta madeira de cedro que elas perderam o seu valor de mercado. Sem dúvida, foi a época mais feliz para Israel, que viveu um longo período de paz e prosperidade.

Racha


Salomão escolheu seu filho Roboão para ser rei em seu lugar, após sua morte. No entanto, numa das primeiras decisões de Roboão como rei, o cara demonstrou que a sabedoria não é genética. Teve a oportunidade de conquistar a confiança de todo o povo, aliviando a carga de seu trabalho (que era muito pesada, pois o povo trabalhou arduamente na construção do Templo, do palácio real e de outros edifícios públicos em Jerusalém), mas escolheu seguir o conselho de pessoas desobedientes e orgulhosas. Resultado: Israel se dividiu. De um lado, as tribos de Judá e de Benjamim, fiéis a Roboão; de outro, todas as outras tribos ficaram sob o domínio de Jeroboão.

É claro que tudo isso fazia parte do plano de Deus. Salomão se desviou no final da vida, praticando desprezíveis atos de imoralidade e idolatria, que decepcionaram muito o Senhor. Por isso, Ele decidiu dividir Israel e pulverizar o poder.

O galho é que Jeroboão tornou-se um tirano idólatra e mau. Os levitas deixaram as suas cidades que ficavam no território de Israel e vazaram para Judá, juntamente com muitas pessoas de outras tribos que eram firmes na adoração a Deus. Apesar de seu erro inicial, Roboão foi um bom rei e agradou o Senhor. Desta forma, seu reino ficou forte e cresceu mais do que Israel, nessa época.

O mapa abaixo mostra como ficou a Terra Prometida depois do racha entre Roboão e Jeroboão: