quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dia 026: Êxodo 20-23

Caros amigos leitores... infelizmente, por questões técnicas, não pude publicar o post a tempo. Mas lá vai! Obrigado pela paciência...


Os Dez Mandamentos
Leia: Êxodo 20

Mais do que uma simples listinha do que não-fazer, os dez mandamentos consituem a base de toda a ética e moral cristã. Os conceitos inseridos neste e nos próximos capítulos influenciaram para sempre a humanidade. Os 4 primeiros mandamentos tratam daquilo que os teólogos chamam de "relacionamento vertical", ou seja, entre você e Deus. Os últimos 6 mandamentos tratam do "relacionamento horizontal", entre você e as outras pessoas. Jesus, muito tempo depois, viria a tornar bem mais simples tooooooda a lei (Marcos 12:28-34). Vamos dar uma geral nos Dez Mandamentos? Bora lá?

1 - Não terás outros deuses além do Senhor (3) = Idolatria é quando uma pessoa, ou coisa, ou situação, toma o lugar de Deus na sua vida. O conceito é mais amplo do que aquele referente às imagens. Quando você coloca seu namorado como prioridade na sua vida, por exemplo, e não o Senhor, você está idolatrando o tal carinha... Lembre-se: Deus deve ser o número 1 na sua vida.

2 - Não farás para ti nenhum ídolo (4-5) = Os mandamentos são bem diretos. A Bíblia deixa claro que fazer imagens representativas de coisas do céu, da terra ou debaixo da terra é pecado. Diz também que não devemos adorar essas imagens. O que é adorar, na conotação bíblica? É prestar culto, é cantar canções, é orar, é ajoelhar diante de imagens feitas por mãos humanas.

3 - Não tomarás o nome do teu Deus em vão (7) = Como usamos o nome de Deus de maneira banal nos dias de hoje! Se dermos com o dedinho mindinho na quina do sofá (isso dói!), chamamos por Deus... em redes sociais, em novelas, em filmes, Deus é representado de forma cômica, e muitas vezes desrespeitosa. Veja, Deus tem senso de humor, mas Ele é Santo. Lembre-se que o nome é uma coisa muito importante. Usar o nome de alguém de maneira errada já é terrivel (fulana "sujou" meu nome na praça), imagine o nome do Senhor! Cuidado ao brincar com coisa séria! O nome de Deus deve sim ser usado para abençoar ("vai com Deus, meu filho!", "que o Senhor te proteja!", "que Deus o abençoe!"... desde que você esteja dizendo isso de coração), mas nunca para fazer piadas. Fique ligado!

4 - Guardai o dia do Senhor (8-11) = O sétimo dia, o "sabath", é o dia do Senhor. Dia de descanso. Todos devem descansar. O sábado é uma baita sacada de Deus. Ele nos fez de um jeito muito especial, e nos conhece. Ele sabe que, se ficarmos ligados 24/7, piraremos na batatinha. Por isso, instituiu que todo mundo deve, obrigatoriamente, "dar um tempo". E aproveitar para, nesse dia, honrá-lO.

5 - Honra o teu pai e a tua mãe (12) = Não tem pra onde correr: para agradar a Deus, você precisa obedecer e respeitar os seus pais. Não importa como eles são, ou o que fazem, Deus colocou você nessa família por algum motivo. Quanto mais rápido você descobrir esse motivo, mais cedo você vai ser feliz com a família que tem. E esse mandamento veio até com promessa: quem obedece aos pais poderá ter o visto para ficar aqui na terra prorrogado!!!

6 - Não matarás (13) = Curto e grosso! Quem dá a vida é Deus, e somente Ele pode tomá-la de volta para Si.

7 - Não adulterarás (14) = O casamento é uma instituição divina e, por isso, sagrada. Adultério é pecado. E ponto final.

8 - Não furtarás (15) = Roubar, furtar, assaltar, extorquir... Deus não curte essas coisas. Larga mão de ser galeroso!

9 - Não darás falso testemunho (16) = Acusar uma pessoa inocente, torcer a verdade para prejudicar alguém, mentir, enganar... isso é dar falso testemunho. É culpar alguém por algo que ela não fez.

10 - Não cobiçarás (17) = Uma pessoa não deve ter inveja e querer a todo custo ter a casa, a mulher, a empresa, o cachorrinho, ou qualquer outra coisa que pertence a outra pessoa. Deus não gosta disso!

Para mim, Deus montou um Top10 dos pecados que Ele menos gosta. Então, se eu fosse você, ficava longe deles!

Ninguém quer ouvir a Deus

O povo ficou tão assustado ao ouvir a voz de Deus, e por ver os trovões e a fumaça e o barulho que toda a glória do Senhor agitava, que acabou por fazer um pedido que mudou a história. O pedido está no verso 19. Os israelitas pediram que Moisés fosse uma espécie de intérprete, de porta-voz, de intermediário, que levasse a Deus suas necessidades e trouxesse dEle as leis. A partir daí, e até a época de Cristo, Deus parou de falar diretamente com todo o povo. Sua vontade era expressada através dos profetas e juízes.

Vade-Mécum
Leia: Êxodo 21, 22
 
Esses capítulos são uma verdadeira compilação de leis. Deus foi mais fundo, e deu exemplos do que fazer, como fazer e porque fazer. Os versos de 1 a 11, do capítulo 21, são as leis trabalhistas. Do verso 12 do capítulo 21 até o 15 do capítulo 22, é um código penal. Repare a importância que o Senhor dá à estrutura familiar: quem amaldiçoasse ou agredisse os pais teria a pena de morte (21:15;17). Destaque para a famosa "Lei de Talião", do olho por olho e dente por dente (21:24-25). Detalhe curioso é que, se um escravo ficasse desdentado por causa de uma agressão do seu dono, ele estaria livre!!! Um dente pela libertação! Veja também que Deus punia os casos de omissão... omissão é crime também (21:29;36)!

A Bíblia também prevê os casos de legítima defesa e suas condições, nos versos de 2 a 4 do capítulo 22. Há também questões relativas a custódia de bens, empréstimos, aluguéis e contratos... UAU!

Nos versos 16 a 31 do capítulo 22, as leis são morais. Um homem que tirasse a virgindade de uma moça deveria obrigatoriamente se casar com ela, a menos que o pai da moça não permitisse (22:16-17). Feitiçaria, sexo com animais e adoração a ídolos eram crimes punidos com a pena capital (22:18-20).

Código de Ética
Leia: Êxodo 23

- Perjúrio é contra a lei dos homens... e contra a lei de Deus também (1).
- Na maioria das vezes, a unanimidade está errada! Cuidado ao seguir a maioria (2).
- Robin Hood estava errado! Injustiça nunca é justificável, nem mesmo quando serve para favorecer os pobres (3).
- Não seja omisso! Simplesmente fingir que não viu ou que não é com você está errado! Se você vir alguém precisando de ajuda, ajude! Chega de fingir que está dormindo para não dar lugar ao velhinho no ônibus (4-6).
- Seja justo e jamais aceite suborno (6-8).
- Trate bem quem veio de longe (9).

Deixa a terra descansar

Hoje, todo engenheiro agrônomo sabe: a terra precisa descansar, para repor os nutrientes. Revolver e cultivar a terra sem parar empobrece o solo, favorece a erosão e torna a terra improdutiva. Um pedaço de chão fértil, na região de Israel, é algo muito valioso, que precisa de atenção especial. Por isso Deus, o maior dos agricultores, deu esta ordem (10-11). Assim, além de dar a terra tempo para se recompor, Deus também testava a confiança do povo de que Ele supriria todas as suas necessidades durante aquele ano "sabático". Legal, né? Deus não faz nada à toa, não dá ponto sem nó!

 
Por que Israel levou 40 anos perambulando no deserto?

Há vários fatores, que vamos descobrindo ao longo da leitura do Pentateuco. Mas um desses motivos está nos versos 29 e 30. Deus estava preservando o solo, aguardando que o povo de Israel se fortalecesse e se multiplicasse, para que pudesse dar conta de toda aquela terra! Viu só? Nada é por acaso!