quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia 047: Números 9-13

O estudo dos capítulos 9 e 10 são fruto de mais uma maravilhosa colaboração da @JoelmaSanMelo! Visite também o blog dela: www.curtacristo.wordpress.com. Participe conosco e ajude este projeto a continuar firme! Um grande abraço!

Obedecer é importante... Deus curte isso!!!

Tudo o que os Israelitas precisavam fazer era instruído por Deus. Tinha toda uma regra, um método de realizar as atividades. As festas, os sacrifícios, tudo tinha que ser feito conforme as instruções de Deus. O capítulo 9 já começa falando que o povo deveria celebrar a páscoa do Senhor (1-5). Quando os homens questionaram sobre a impureza por tocarem em um cadáver, Moisés consultou a Deus para saber o que fazer, pois os homens queriam celebrar a Páscoa (7-8). Observem que era um prazer celebrar ao Senhor essa data e eles faziam questão. E Deus disse que todos os homens que estiverem longe, independentes de estarem impuros por tocarem em cadáveres, devem celebrar a Páscoa do Senhor. (10) Pelo contrário, quem deixasse de celebrar estando no meio do seu povo e puro, seria excluído da comunhão, pois deixou de ofertar e por isso responderia por seu pecado (13). Podemos perceber que essa era uma celebração importantíssima, pois marcava a libertação do povo de Deus, e quem não a celebrasse estaria ignorando esse feito e desobedecendo a uma ordem!

Proteção 24h

Deus acompanhava o seu povo o tempo todo. Quando o Tabernáculo foi erguido, o Senhor enviou uma nuvem para cobri-la durante o dia, e uma aparência de fogo a noite. Isso serviria de sinal da Presença de Deus (15). Quando a nuvem saia da Tenda, era o sinal de que o povo deveria partir. E onde ela descesse era hora de parar. Naquele tempo GPS e o relógio era a nuvem do Senhor (17). A nuvem controlava o tempo em que os israelitas permaneciam no local. Às vezes dias, outras vezes só à noite, e pela manhã partiam. E assim Deus guiou e cuidou do seu povo no deserto.

Não é fantástico saber que Deus cuida de cada um de nós pessoalmente? Que Ele se importa e quer ter comunhão conosco? Eu acho maravilhoso saber que posso contar com Ele sempre!


Sinal de Alerta

Todo mundo precisa de uma sacudida, de um sinal, ou coisa parecida para poder seguir em frente. Com os Israelitas não era diferente. Deus mandou então que Moisés preparasse duas cornetas de prata para anunciar os comandos do Dele (2-3). Mas não seria um toque comum, tinha que estar atentos para poder saberem o que fazer após o soar da corneta. Deus instruiu Moisés da seguinte maneira: ‘Quando apenas uma tocar significa que os lideres e chefes dos clãs de Israel se apresentarão diante de Moisés’ (4). Se tocar apenas um alerta é para os acampantes do leste partir, e ao som do segundo alerta os acampantes do sul partirão (5-6). E ainda tinha um soar diferente, que era a sirene de reunião (7). Já imaginou a tensão na qual esse povo vivia, sempre na expectativa de que a qualquer momento as cornetas soariam e eles deveriam agir.

Lendo essa passagem lembrei-me do acampamento Operação Selva, lá da Nova Igreja Batista... Estávamos sempre alerta para o soar da sirene, pois, a cada toque, uma atividade era realizada. Eu ficava tensa depois do almoço. Mal terminava de escovar os dentes e já ficava lá pela frente esperando o sinal da “boca de ferro”...

Hoje também devemos estar em alerta, mas agora é esperando a volta de Cristo, que acredito não demorar!! E você, está à espera do soar da vinda de Dele?

Ele ainda nos guia

Deus continuou enviando a nuvem para guiar os israelitas pelo deserto, até que chegassem onde Ele queria. É interessante perceber que o povo seguia a ordem designada na divisão das tribos, cada uma no seu tempo. Eles não ‘esqueceram’ de suas funções com o passar do tempo. Primeiro a tribo de Judá, depois a de Issacar, e assim por diante. Cada um executando sua função.

A nuvem do Senhor estava sempre sobre eles, e a comunicação entre Deus e Moisés continuava. Afinal, quem dava as coordenadas era o Senhor. Não há guia melhor para te conduzir ao excelente lugar!!!


É melhor morrer do que ser líder de Israel

Israel era um povo reclamão. Reclamava porque falava água, reclamava porque só tinha maná pra comer, reclamava porque queria comer carne com cebola e alho (4-5), reclamava das dificuldades da vida no deserto. Deus, claro, não gostou disso, e ficou chateado (1). Dá uma olhada na pilantragem do povo no verso 6... a falta de gratidão... reclamando de barriga cheia!

Moisés ficou tão mal com aquilo que resolveu tirar satisfação com Deus. E, pra minha surpresa, ele não pediu pra sair... pediu pra morrer! Afinal, era melhor morrer do que liderar aquele bando de gente insatisfeita e murmuradora (10-15). Deus disse que ia dar um jeito naquilo, mesmo Moisés não acreditando muito (21-22). Mas o Senhor estava tão irado, que prometeu que os israelitas iam ficar tão cheios de carne que ia sair bife até pelo nariz (18-20)!!! Tu é doooido!? Moisés também pegou a merenda dele quando desconfiou daquilo. Então Deus deu-lhe um corte bonito no verso 23. Mais tarde, a promessa foi cumprida e muita gente acabou morrendo por causa de uma doença enviada por Deus para acabar com a reclamação do povo (31-34).

Seria muito bom se todos fossem profetas

Humildade é a qualidade dos grandes líderes bíblicos. E Moisés não fica de fora dessa lista, pelo contrário, ele é o cabeça dela. Moisés cumpriu o que Deus ordenou (16-17) e setenta líderes de Israel receberam parte do Espírito Santo e, com isso, tornaram-se profetas, mesmo que por pouco tempo (25-27). Josué, filho de Num, pensando que era uma coisa muito errada outras pessoas serem profetas, foi fazer queixa (28) a Moisés que, dando uma aula de humildade, respondeu a Josué: "Eu gostaria que o SENHOR desse o seu Espírito a todo o seu povo e fizesse com que todos fossem profetas!"

Com isso, Moisés já apontava para o futuro... para o tempo em que cada um de nós teria a chance de ter na vida esse mesmo Espírito que agia nele. O Espírito Santo, o Consolador, deixado como herança de Jesus na terra, pode agir na sua vida se você quiser e permitir. E, através de você, o desejo de Moisés pode chegar mais perto de ser realizado! Clique aqui e saiba como você pode ter o Espírito de Moisés dando poder a você!

Moisés - O homem mais paciente que já existiu

Há duas correntes que sobre esse verso 1: a primeira diz que Moisés casou-se novamente, tendo assim mais uma esposa. Uma mulher da etiópia, sem nome, sem lenço e sem documento. Outra vertente afirma que essa tal "etíope" é a própria Zípora, porque toda a terra ao sul do Egito e Arábia era chamada de Etiópia (ou Cush, no original), e Midiã ficava por ali. Sob esse prisma, creio que Moisés não se casou novamente. A Bíblia teve o cuidado de transcrever exatamente a forma como Miriam e Arão se referiam à eposa de Moisés. Não chamar alguém pelo nome, ou generalizar o lugar de onde ela vinha era uma forma de demonstrar seu desprezo pela individualidade da pessoa. E os irmãos de Moisés somente usaram o fato de ele ter casado com uma não-judia para perturbá-lo. A origem do mal era a inveja dos irmãos, já que Moisés era o profeta escolhido por Deus.

Mas veja como Moisés foi bem escolhido. No verso 3, a NTLH reforça o que eu já tinha comentado no item anterior: a humildade do líder, que preferiu "deixar quieto" e não responder às críticas dos irmãos. Mas eu vou colar aqui o que a NVI diz de Moisés: "Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra." A gente sempre fala da paciência de Jó mas, de acordo com a Bíblia, o homem mais paciente que já existiu foi Moisés!!! Deus, conhecendo o povo que escolheu, chamou um homem que, apesar de medroso e cheio de desculpas esfarrapadas, tinha humildade e era paciente. A capacidade de falar bem, Moisés adquiriu com o tempo... mas o caráter manso, ele já tinha. Observe que Deus chama as pessoas pelo caráter, e não necessariamente pelas habilidades que ela tem. Pense nisso...

Face a face, olho no olho

Deus deu uma chamada em Miriam e Arão que até eu fiquei com medo. Levou os dois no canto e confirmou Moisés na posição de liderança, afinal, o cara era assim ó com Deus. Conversava com Ele cara a cara, olho no olho... Moisés foi um dos poucos homens que conseguiu ver um pouquinho de como Deus era (3-8).

Por causa da inveja, Miriam foi castigada. Não tem nada a ver com machismo, o fato de ela ter sido castigada e Arão não. O fato é que Miriam foi a agitadora da coisa... Arão, como sempre "maria-vai-com-as-outras", foi na onda. E taí outra característica legal de Moisés, no verso 13. Apesar de ter sido perseguido pelos próprios irmãos, Moisés os perdoou e pediu para Deus sarar a lepra que a Miriam contraiu por causa da murmuraçao... Isso que dá falar mal de autoridade!

O medo é sintoma de falta de fé

Moisés mandou 12 caboclos para brechar o que tinha lá em Canaã, a terra prometida. Foi Deus quem deu a ideia, e Moisés seguiu as instruções (1-2). Mas dos 12 homens, somente 2 não tiveram medo do que viram: Calebe, da tribo de Judá; e o próprio Josué, da tribo de Efraim. Os outros 10 ficaram desesperados, porque haviam gigantes em Canaã, e o exército deles era muito numeroso, e que não valia a pena arriscar a vida pra conseguir boa comida (27-31). Isso causou pânico no acampamento, e o boato foi tão sem noção que já estavam dizendo que os israelitas eram como insetos comparados aos cananeus (32-33).




Dia 046: Salmos 26-27

Seja um exemplo
Leia: Salmos 26

Davi era muito ousado, mas sabia bem aonde pisava. Ele pedia a Deus com a ciência de que podia fazer isso. O segredo para isso era a fidelidade ao Senhor (1). O salmista conversava com Deus abertamente, tinha intimidade com Ele. Sabia que precisava mudar em algumas áreas na vida, e pedia a ajuda de Deus para isso (2).

Alguns segredos que deram sucesso aos feitos do Rei Davi estão nos versos 4-5, onde diz que ele não se associava com pessoas falsas, hipócritas, nem caminhava com os ímpios. Esse ponto é muito importante; já diz um ditado que provavelmente você ouviu da sua mãe: “Diga com quem andas e direi quem tu és” (A autoria desse ditado pode ser do filósofo René Descartes, mas não tenho certeza!), mesmo assim nos ensina uma verdade. Em Provérbios 13.20 diz: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau”. Era isso que Davi fazia, procurava ser sábio andando com sábios!
No verso 8 o salmista fala sobre a habitação de Deus, e o amor que ele tem por ela. Ele louvava e engrandecia o nome do Senhor por onde passava. Esse é um grande exemplo para nós que devemos BRILHAR JESUS em nossas vidas! Não esqueça que o exemplo vem de mim e de você. Será que podemos dizer como Paulo disse em I Coríntios 11.1? Pense nisso!

Eu clamo, e Ele me ouve!
Leia: Salmos 27

Esse salmo é uma declaração de confiança em Deus! É um discurso de quem sabe o que está falando, com total convicção da sua segurança (1-3).
Davi sabia que podia confiar no Senhor, seu Deus. E fazia questão de viver em Sua presença (4). Nesse mesmo verso o salmista explica o porquê de viver na habitação do Senhor: “para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo”. Será que temos esse mesmo desejo? Será que ansiamos estar na Casa de Deus para buscá-Lo mais e mais, para aprender da Sua Palavra e viver em comunhão? (Hebreus 10.25a)


O salmista era tão chegado ao Senhor que pediu que Deus não virasse o rosto contra ele (9), porque sabia que se isso acontecesse era o seu fim. Todos podem nos abandonar, mas Deus jamais fará isso, pois Ele não mente, e disse que cuidaria de cada um de nós. Isso não é fantástico? Mesmo quando achamos que fomos abandonados, esquecidos, Deus está do nosso lado dizendo: “Não temas, porque Eu sou contigo” (Isaías 41.10).

O último versículo nos dá duas dicas e uma resposta.
1.Espera no Senhor
2. Anima-te
E o resultado da obediência a essas duas ordens... Ele Fortalecerá o seu coração! Coisa boa é confiar e servir a esse Deus fiel, não acha?
Bem, não sei você, mas eu espero confiantemente Nele, e me animo nas promessas que Ele tem para mim. Porque “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9)