quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia 033: Levítico 1-4

Um desafio dentro do Desafio
Leia: Levítico 1, 2, 3 e 4

O livro de Levítico é um grande teste. Sem dúvida, é o maior desafio para a leitura bíblica completa. Se você conseguir se manter firme através do estudo de Levítico, os outros livros serão "fichinha" pra você. O fato é que não há livro mais complicado de ler do que esse que começaremos hoje (ok, talvez os livros de Crônicas...)!

Levítico tem o objetivo de fixar as normas para a atividade dos sacerdotes. Dá uma série de ordenanças e leis que os israelitas precisavam obrigatoriamente seguir, sem exceção. À primeira vista, parece um grande apanhado de tradições sem sentido, mas tenha em mente que Deus não dá ponto sem nó, não faz NADA sem que haja uma razão, ainda que essa razão não esteja clara para nós num determinado momento. Lembre-se de que toooooda a Bíblia é inspirada por Deus e útil (2 Timóteo 3:16-17). Isso significa que cada palavra escrita e preservada durante milênios serve para a sua vida, de alguma forma.

Por falar nisso, vamos ver o que podemos aprender com esse comecinho de Levítico?

 
O perdão dos pecados

O pecado nos afasta de Deus. Quando Deus disse que, quando pecasse, o primeiro casal morreria, Ele estava falando sério! Por causa do pecado, estamos distantes da graça de Deus e não há nada que possamos fazer para que alcancemos a salvação. Hoje, o sacrifício de Jesus Cristo na cruz pagou o preço pela nossa vida, mas no Velho Testamento Jesus ainda não tinha vindo à terra. E como o resultado de todo pecado é morte, apenas o derramamento de sangue tiraria a marca da morte da alma do povo. Assim, Deus criou os sacrifícios de animais. Os animais tomariam o lugar do ser humano, que tem muito mais valor para Deus. Por isso o pecador tinha que colocar as mãos sobre o animal (1:4), como se estivesse transferindo para o bicho a culpa. E foi exatamente isso que Jesus fez depois... e é por isso que hoje os cristãos não sacrificam mais animais.
As ofertas de animais serviam principalmente para o perdão dos pecados, e as ofertas de cereal eram uma forma de agradecer a Deus pela fartura (2:2). Os cereais tinham que ser os primeiros da colheita (2:12) e não podiam ser misturados com o fermento (2:11), porque o fermento representava o pecado (lembra da primeira Páscoa???).

A maior parte dos cereais ficavam com os sacerdotes, pois eles serviam exclusivamente na Tenda. Assim, eles lançavam um pouco sobre o altar, para que todos soubessem que toda a oferta pertencia a Deus, e ficavam com o resto (2:2-3).

Uma coisa interessante é observar que, dependendo da posição da pessoa, o tamanho do animal variava, quando se tratava de um pecado cometido sem intenção e posteriormente descoberto: o Grande Sacerdote teria que sacrificar um touro (4:1-3); o povo todo, também (4:13-14); uma autoridade deveria sacrificar um bode (4:22-23); e uma pessoa comum, uma cabra (4:27-28).