terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia 126: 2º Reis 21-23

(*** 06 de Maio de 2011 ***)

Ruas de Sangue
Leia: 2º Reis 21

Houve um terrível rei em Judá. Chamava-se Manassés e, cumprindo o ditado que diz que "vaso ruim não quebra", reinou um tempão (55 anos!). Ele foi tão louco que desfez tudo o que seu pai Ezequias (o melhor rei que Judá já teve) fez, colocando novamente altares pagãos e instituindo os cultos aos deuses de Canaã. O povo pecou muito, saindo completamente dos caminhos de Deus. Manassés matou tanta gente que as ruas ficaram alagadas com o sangue dos inocentes. Além disso, o cara ainda queimou alguns de seus filhos!!! É uma pena que não tenha queimado Amom, seu sucessor, que continuou o reinado de terror em Judá. Mas dessa tragédia toda, podemos tirar 2 lições importantes:

1) Linhagem não é garantia de sucesso: O melhor rei de Judá originou um dos piores! Não sei porque Ezequias não conseguiu segurar a onda do filho. Talvez Manassés fosse jovem demais para entender o legado do pai.

2) O líder é o responsável: Observe que nos textos bíblicos, é sempre o rei que faz o povo pecar, ou seja, o líder é o principal responsável pelo sucesso ou fracasso do grupo. Portanto, a liderança precisa buscar sempre o equilíbrio e a correção, para que, através de seu exemplo, possa motivar seus liderados a agirem da melhor forma.

Caiu a ficha
Leia: 2º Reis 22-23


Josias assumiu o trono no lugar de Amom. Ele tinha só oito anos, mas era temente a Deus e O agradou com suas decisões. Ao restaurar o Templo, Hilquias, o Sumo Sacerdote, encontrou o Livro da Lei de Moisés. Quando Josias leu o livro, ficou muito abalado. A fica caiu. Tudo estava errado. Deus estava chateado. Judá seria destruída.

Josias então fez uma "operação limpeza" em Jerusalém e nos seus territórios, derrubando altares, quebrando postes-ídolo e obedecendo fielmente as leis deixadas por Moisés. Josias se livrou de tudo aquilo que desagradava a Deus e ainda comemorou uma Páscoa, como há décadas não se via em Canaã.

Devemos aprender com Josias. No momento em que você descobrir o que há de errado na sua vida, deve agir como o rei e dar uma geral, purificando o coração e abandonando de vez tudo o que te atrapalha de adorar a Deus com a alma limpa e leve. Quando você sabe onde está falhando, não tem desculpa se não faz nada pra mudar isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário