quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dia 147: 2º Crônicas 20-22

(*** 27 de Maio de 2011 ***)

A luta é minha


"Quando os encontrarem, vocês não precisarão lutar. Fiquem parados ali e verão como o SENHOR Deus salvará vocês. Povo de Judá e moradores de Jerusalém, não se assustem, nem fiquem com medo; marchem contra os inimigos amanhã, pois eu, o SENHOR, estarei com vocês." (2º Crônicas 20:17)

A pessoa que mexe com um cristão, ou com o nome de Cristo, tem que ser muito corajoso. Digo isso porque é fácil achar que um cristão é zé-mané, por causa do lance de oferecer a outra face e talz, pela ordem de sempre buscar estar em paz com todos, etc etc etc. O que os outros esquecem é que o Pai do crente é Deus. E Ele nunca deixa barato, porque é justo. Quando alguém mexe com um cristão, está mexendo com a pessoa errada... porque arruma briga com Deus e, cai pra nós, arrumar confusão com o Senhor é pedir pra apanhar feio. 

Deus sai em defesa daqueles que O amam, daqueles que O obedecem. Josafá e os judeus oraram com humildade ao Senhor, pedindo livramento. Um grande exército, formado por 3 povos, vinha para atacar o reino de Judá. Às vezes, muitas pessoas formam um verdadeiro exército contra você, querendo te fazer mal. Ladrões, criminosos, motoristas no trânsito caótico, valentões na escola... Você precisa orar por eles, e entregá-los nas mãos do seu Paizão. Esse é o seu trabalho.

Jeorão... Who?
Leia: 2º Crônicas 21


Esse é um dos versículos mais tristes da Bíblia, na minha opinião (20b): "Quando morreu, ninguém sentiu falta dele; ele foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis." 


Ninguém gosta de lembrar das pessoas más. Seus nomes são citados apenas como mau exemplo, numa bizarra lista do que há de pior na humanidade. Jeorão foi uma dessas pessoas. Seu primeiro ato como rei em Judá foi matar todos os seus irmãos...

Acho esse verso triste porque é o indicador do desperdício. Desperdício de vida, de dons, de tempo, de oportunidades. Deus deu a Jeorão grandes bênçãos: um reino maravilhoso e bem organizado, um povo contente, cidades protegidas, uma família amorosa. E o cara jogou tudo no lixo, corrompido pelo poder. Quando Jeorão morreu, ninguém sentiu falta dele. Ninguém acendeu uma fogueira em sua homenagem. Foi enterrado sem honras. Imagino inclusive o povo festejando sua morte dolorosa...

Essa é a mensagem: viva a sua vida de maneira que você cause impacto positivo nas vidas de outras pessoas. Faça diferença no mundo, aproveitando cada oportunidade, cada bênção, cada talento. Use tudo o que Deus te deu para construir laços de amizade, para fazer sorrir, para ajudar os outros. Viva de forma que, quando você morrer, as pessoas sintam sua falta...

Maus conselhos

Você precisa tomar uma importante decisão, todos os dias: em quem você vai confiar? Quem vai te influenciar? Essa é uma escolha sua. Todos nós, de certo modo, somos influenciados pelas outras pessoas, até mesmo por aquelas que nós não conhecemos. No trânsito, por exemplo, se você leva uma fechada e fica chateado, e aquilo acaba com seu dia, você decidiu ser influenciado pelo motorista que te fechou. E essa é uma decisão muito importante. Acazias decidiu ser influenciado pelos conselhos de sua mãe, Atalia, e pelos funcionários de seu pai, o rei Jeorão. Tais conselhos eram tão nefastos que Acazias se perdeu em atos de crueldade, idolatria e imoralidade. Seu reinado foi um dos mais curtos em Jerusalém. As más influências acabaram encaminhando Acazias para uma morte violenta, depois de uma vida longe da vontade de Deus. Reflita sobre a vida do rei Acazias e, todos os dias, decida: a quem vou dar ouvidos? A resposta para essa pergunta pode definir a vida e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário