domingo, 8 de maio de 2011

Dia 117: 1º Reis 19-22

(*** 27 de Abril de 2011 ***)

Você não está sozinho
Leia: 1º Reis 19



Às vezes ficamos meio pra baixo, deprimidos mesmo. Bate um desânimo terrível e só temos vontade de comer e dormir (às vezes nem de comer!). O medo do futuro toma conta do nosso coração e ficamos sem esperança. Em momentos assim, sentimos uma baita solidão e a opressão da ansiedade.

Mas saiba que você não está só. Elias, um profeta mega poderoso, que já tinha realizado grandes milagres e atuado poderosamente na defesa da fé, temeu por sua vida. Imaginou estar lutando sozinho, remando sozinho contra a maré. Mas não era bem assim. Deus estava com ele e não o deixou morrer de fome. Além disso, outros 7 mil permaneciam firmes nos caminhos do Senhor. 


Entenda que, pelo mundo, há pessoas que estão passando pelos mesmos problemas que você, principalmente se você estiver sendo perseguido por pregar a Palavra ou por tentar se manter fiel aos preceitos bíblicos. Não ceda à pressão! Fique firme! Você não está sozinho!


Eliseu: estagiário de profeta

Deus ordenou que Elias ungisse Eliseu como profeta. E isso foi feito de maneira bem legal: Elias passou por Eliseu (que, veja, estava trabalhando no campo) e lançou sobre ele a sua capa. A partir daquele momento, Eliseu passou a ser ajudante de profeta - traduzindo: estagiário! Eliseu começou de baixo, começou ralando muito, até chegar a ser um grande profeta em Israel, como veremos. Pense nisso: na maioria das vezes, é preciso ter paciência e começar aos poucos. O sucesso vem pra quem trabalha duro e não se importa de aceitar as tarefas mais complicadas.

 
MSN
Leia: 1º Reis 20

O rei da Síria reuniu um grande exército para destruir Israel. Mas antes, bateu um papo com Acabe, através de mensageiros:

Poderoso Ben-Hadade está on-line.
Akabe_Israelita está on-line.
Poderoso Ben-Hadade diz: Me dá tudo o q vc tem, Akabe
Akabe_Israelita diz: OK, sem problemas.
Poderoso Ben-Hadade diz: Amanhã uns camaradas meus vão ver o que tu tem aew de bom no teu palácio.
Akabe_Isrelita diz: Pow, mano! Aew tu tá de onda né? Num vai rolar não.
Poderoso Ben-Hadade diz: Vou passar o rodo em Samaria. Se cada soldado meu levar um punhado de terra, Samaria vai sumir do mapa!
Akabe_Israelita diz: Ô sírio, deixa de caô! Cão que ladra não morde! Depois da luta a gente vai ver quem é que é poderoso merrrrmo. Cai dentro!
Poderoso Ben-Hadade sai desta conversa.

Acabe consultou o Senhor e foi vitorioso em duas oportunidades. Com poucos homens, Israel conseguiu destruir duas vezes o poderoso exército Sírio. Então os sírios fizeram um acordo de paz e Acabe aceitou. Poupou o rei Ben-Hadade e por isso foi condenado por Deus. Afinal, Ben-Hadade deveria ser morto (42).

Má influência
Leia: 1º Reis 21

O rei Acabe era um banana. O cara queria porque queria a plantação de uvas de Nabote, e quando ouviu um "não" como resposta, fez biquinho, foi pra casa e, emburrando, passou o dia na cama. Então Jezabel - ô cobra! - conseguiu, por meio de métodos corruptos, tomar a vinha do coitado do Nabote. Isso deixou Deus muito chateado. E ele condenou outra vdz Acabe a terríveis coisas. Mas Acabe reconheceu seus erros e se humilhou diante de Deus. E, você conhece o Senhor, né? Ele é misericordioso, e livrou a cara do Acabe... pelo menos por um tempo.

Acabe foi o pior rei de Israel. Foi o que fez mais besteira e o que desagradou mais a Deus. E tudo o que fez foi por má influência de sua bela esposa, a tal da Jezabel (25-26). Aliás, para mim era ela que governava. Acabe era só um "testa-de-ferro".

A voz do povo não é a voz de Deus
Leia: 1º Reis 22

Depois de ter vivido em paz com os sírios por 2 anos, Acabe se invocou e quis partir pra briga de novo. E chamou Josafá, rei de Judá, para dar uma força. Mas Josafá era homem de Deus e queria saber a opinião do Senhor antes da guerra. Então Acabe chamou uma pá de profetas pagãos que disseram o que apoiaram a empreitada. Mas Micaías, profeta do Senhor, disse que aquilo ia babar. Acabe não quis saber e foi pra guerra mesmo assim. O que me impressionou foi o fato de Josafá também ter entrado nessa barca furada, mesmo depois de ter ouvido a mensagem de Deus através de Micaías. 

Enfim, Acabe era malandrinho e foi disfarçado pra luta, enquanto Josafá (muito ingênuo) foi com suas roupas reais. Mas Deus já tinha decretado o fim de Acabe. Um soldado sírio atirou para o alto uma flecha, a esmo, e essa danadinha acertou em cheio Acabe, bem nas juntas da armadura, onde não havia proteção. Acabe morreu e aconteceu direitinho o que já tinha profetizado Elias.

Não dá pra brincar de esconde-esconde com Deus.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário