quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dia 148: 2º Crônicas 23-26

(*** 28 de Maio de 2011 ***)

Coragem para fazer o que é certo

A Bíblia conta que Joiada, sacerdote do Senhor, tomou coragem e deu o golpe de estado pra cima da Atalia, colocando Joás, de sete anos, como rei em Judá. Atalia era uma rainha durona, metia medo em todo mundo, e ela governou sem oposição por um bom tempo.

Joiada, claro, não estava feliz com a situação de Judá. A rainha fazia o povo pecar, e multiplicaram-se pela terra os postes-ídolos e os altares pagãos. Havia até mesmo um templo dedicado a Baal. A decisão do sacerdote não deve ter sido fácil. Qualquer um que professasse a fé no Deus verdadeiro era perseguido. Ele havia escondido Joás desde a morte de Acazias, e estava na hora de revelá-lo ao mundo.Com a ajuda de Deus e da maior parte dos líderes de Judá, Joiada conseguiu derrubar Atalia e fazer de Joás rei, sob a sua regência. O povo ficou feliz e houve tranquilidade em Jerusalém.

Às vezes, precisamos reunir toda a coragem que nos resta para agir conforme a vontade de Deus. Nem sempre as condições serão perfeitas, nem sempre tudo estará encaixado e pronto. Às vezes será preciso sair do esconderijo, agir de maneira ousada e fazer aquilo que o Senhor mandou você fazer. Não é algo simples, mas é necessário. É mais fácil se esconder, é mais fácil se omitir... Mas o cristão precisa ser corajoso e enfrentar as adversidades, inclusive aquelas impostas pela sua própria natureza pecaminosa. Siga o exemplo de Joiada e se disponha a resolver a parada!

Na companhia dos reis

Enquanto viveu, orientou o rei Joás muito bem, e Jerusalém prosperou, adorando a Deus diariamente. O Templo foi consertado e ficou melhor do que antes, pois as ofertas que os judeus traziam alegremente (10) foram usadas para fortificar os alicerces e produzir novos utensílios para o Templo. O sacerdote Joiada foi um homem tão valoroso, e serviu a Deus de maneira tão dedicada, que ele foi enterrado com honras reais, numa sepultura na Cidade de Davi, junto com os grandes reis de Judá (15-16).

Orgulho: a pedra no sapato dos poderosos


O que Amazias e Uzias tinham em comum, além de serem pai e filho? Sofriam do mesmo mal: o orgulho. Amazias venceu os edomitas com a ajuda do Senhor, mas trouxe os deuses estrangeiros de lá e passou a adorá-los. Quando foi repreendido, deu piti e não quis ouvir. Resultado: foi derrotado por Israel e foi traído. Já Uzias organizou o exército de Judá e obteve muitas vitórias, com a bênção de Deus. Mas começou a se achar a última bolacha do pacote. Errou ao querer oferecer incenso no Templo. Ficou leproso e perdeu o direito de morar no próprio palácio.

Veja que, para ambos os reis, a Bíblia diz que fizeram aquilo que agradava a Deus. Foram abençoados pelo Senhor. Consultavam a opinião de Deus antes de fazer qualquer coisa, e seguiam os mandamentos... até... sim, até serem vencidos pelo orgulho:

"Porém, quando se tornou assim poderoso, Uzias ficou cheio de orgulho, e essa foi a sua desgraça." (2º Crônicas 26:16a)

O orgulho é o primeiro passo na direção do abismo. O orgulho deixa você surdo para os conselhos mais sinceros. O orgulho deixa você cego, incapaz de enxergar os próprios erros. O orgulhoso fica com mania de perseguição e se acha sempre o incompreendido. O orgulhoso pensa que pode fazer qualquer coisa, sem se importar com os outros. 

Nunca se esqueça de que tudo o que você tem e tudo o que você é vem de Deus. A Ele seja dada a glória para todo o sempre! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário