quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dia 150: 2º Crônicas 30-33

(*** 30 de Maio de 2011 ***)

A vontade de Deus no coração de um homem

"Tudo o que Ezequias fez para o Templo ou em obediência à lei deu certo porque ele procurou sempre seguir com todo o coração a vontade de Deus." (2º Crônicas 31:21)


O rei Ezequias, de Judá, não parava quieto. Depois de purificar o Templo, ele fez outras coisas muito importantes para trazer todo o povo de volta para Deus:

* Comemorou a Páscoa, de acordo com a Lei de Moisés. Há décadas os judeus não celebravam essa festa. Ezequias fez questão de chamar todo o povo, puxando a orelha geral e argumentando para que ninguém permanecesse na teimosia, como os antepassados.

* Inspirou um quebra-quebra de ídolos e altares pagãos por todas as cidades de Judá.

* Reorganizou o serviço no Templo, escalando os levitas e sacerdotes de acordo com seus grupos de famílias e serviço.

* Incentivou o povo a dar ofertas para tocar o serviço no Templo e sustentar os sacerdotes e levitas, para que eles se dedicassem exclusivamente ao serviço religioso. O povo ofertou generosamente suas melhores colheitas e gado.

* Colocou homens honestos e capazes para cuidar das finanças e do gerenciamento dos depósitos de ofertas no Templo, de maneira que todo o suprimento era distribuído com justiça e sem favorecimentos. Não havia entre os funcionários de Ezequias nenhum corrupto ou larápio. O cara sabia escolher bem os cargos de confiança.

Do lado certo

O capítulo fala da guerra contra a Assíria, da doença, cura e morte de Ezequias. Tudo isso já foi comentado aqui. Hoje vamos conversar sobre dois versículos muito legais:
"Sejam fortes e corajosos! Não fiquem assustados, nem tenham medo do rei da Assíria e do seu enorme exército. Pois aquele que está do nosso lado é mais poderoso do que o que está do lado dele. Ele só conta com a força dos homens, mas do nosso lado está o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo ficou animado ao ouvir as palavras do rei Ezequias." (2º Crônicas 32:7-8)

Ezequias, cheio do Espírito Santo, manda esse recado para nós. Todos os dias, saímos de casa como se fôssemos guerrear: no trânsito, contra o chefe, nas provações, tentando resistir às tentações... são várias as "assírias" que nos ameaçam. Às vezes dá vontade de desistir, de simplesmente parar de lutar. Às vezes a gente perde as forças e dá a derrota como certa. Mas então aparece o tal do Ezequias e dá essa mensagem.

Não devemos ter medo das dificuldades e problemas que enfrentamos, porque Deus, que está do nosso lado, é mais poderoso do que a "força" que está por trás das coisas que tentam nos derrubar. É Deus quem luta as nossas batalhas, é Ele quem vai na frente e derruba o inimigo. Basta você ficar forte. Assim como os judeus daquela época, somos convidados a nos animarmos com essa promessa do Senhor, que nunca falha. Deus derrotou os assírios e salvou os judeus. Ele também pode fazer isso por você!

Do melhor para o pior

Depois do grande Ezequias, Manassés, seu filho, assumiu o trono de Judá. E como pode sair do melhor soberano um sucessor tão ruim??? Vai entender essa linhagem real! O cara desfez tudo o que seu pai havia feito, e profanou de maneira terrível o Templo, colocando um poste-ídolo para ser adorado lá dentro! Loucura total. Os assírios invadiram Jerusalém (de novo!) passaram o rodo e levaram Manassés como prisioneiro. No cativeiro, sofrendo muito, Manassés se arrependeu dos seus pecados e Deus lhe deu uma nova chance, que ele aproveitou. E aqui temos uma lição importante: Todo mundo merece uma nova chance, não importa o tamanho da encrenca. Se Deus, que foi o maior ofendido, estendeu a mão para um pecador como Manassés, quem sou eu para dizer não?!?


Nenhum comentário:

Postar um comentário