segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia 136: 1º Crônicas 19-22

(*** 16 de Maio de 2011 ***)

Vitorioso na guerra, derrotado no caráter

Davi venceu os amonitas (que tiveram a insanidade de arrumar briga com Israel à toa), os sírios e os filisteus. Deus o abençoava em todas as suas campanhas e o exército israelita sempre saía vencedor dos conflitos. O reino cresceu em território, riqueza e respeito. No entanto, apesar do livro não detalhar, sabemos bem o que ocorreu no comecinho do capítulo 20. Davi resolveu ficar em casa, enquanto Israel estava na guerra. E o pior acabou acontecendo...

Contradição Bíblica


Como você já sabe, minha intenção com este Blog não é polemizar, mas buscar respostas para os questionamentos bíblicos mais comuns. Além disso, eu tento, com esse estudo um pouquinho mais cuidadoso, esclarecer as minhas próprias dúvidas acerca de alguns textos. Quero frisar, portanto, que as observações a seguir são fruto de pesquisas e resultado de reflexão individual. Se você tem alguma opinião diferente ou percebeu algum ponto não coberto por mim, sinta-se à vontade para deixar um comentário.

Afinal, quem fez Davi contar o povo: Deus ou Satanás? Uma possível contradição bíblica se apresenta logo no primeiro verso do capítulo 21 de 1º Crônicas, quando comparado ao 1º verso do capítulo 24 do 2º livro de Samuel. Veja:

"Em outra ocasião, o SENHOR ficou muito irado com o povo de Israel e levou Davi a prejudicá-los. Deus disse a Davi: - Vá e faça a contagem do povo de Israel e de Judá." (2º Samuel 24:1)
"Satanás quis criar problemas para o povo de Israel e por isso levou Davi a fazer uma contagem do povo." (1º Crônicas 21:1)

E então... A Bíblia está se contradizendo? No way! Os livros de Crônicas complementam os livros de Samuel e de Reis, assim como os Evangelhos "conversam" entre si. É preciso ter bom senso antes de sair por aí dizendo que a Bíblia se contradiz. 
 
É o seguinte: como você sabe, Deus é soberano. Nada acontece sem a autorização dEle. Nenhum fio de cabelo cai da sua cabeça sem que Ele saiba (Lc 12:7). Deus ficou tão aborrecido com Israel que decidiu permitir que Satanás influenciasse Davi a pecar. Obviamente, Davi tinha o livre arbítrio para escolher não desobedecer. Joabe, inclusive, alertou o rei várias vezes sobre o erro de contar o povo, que demonstrava orgulho e vaidade do monarca. Mas Davi sucumbiu. Então, Satanás levou Davi a pecar, com permissão de Deus. Cada um, claro, com seu propósito: Satanás desejava a destruição de Davi; Deus, no entanto, queria humilhá-lo para ensinar a Israel uma lição de obediência. Foi o mesmo que aconteceu com Jó, com Jesus, com Saul, e por aí vai... Satanás não faz nada sem que Deus permita, e a Bíblia não esconde isso.
 
De pai pra filho

Davi juntou todo o material que pôde para facilitar o trabalho de Salomão na construção do Templo. Mais do que isso, Davi deu a Salomão importantes conselhos, de pai para filho:

- Construa um templo para o Senhor na sua vida.
- Use a cabeça.
- Viva de acordo com as leis de Deus.
- Obedeça ao Senhor para ter sucesso.
- Seja firme e corajoso.
- Não desanime e não tenha medo.
- Trabalhe duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário