segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia 134: 1º Crônicas 16-18

(*** 14 de Maio de 2011 ***)

Uma importante mensagem
Leia: 1º Crônicas 16

O capítulo 16 é maravilhoso! É um hino de louvor a Deus, composto por Davi, logo após cumprir a importante tarefa de trazer a Arca da Aliança de volta a Jerusalém! Imagine só a alegria do povo de Israel, após ter ficado tantos anos longe dela. A Arca, naquele tempo, significava a presença de Deus na Terra. Onde quer que a Arca estivesse, ali estaria o Espírito Santo. Por isso ela era tão santa. Por isso que a sua simples estada entre os filisteus trouxe tantas desgraças àquele povo, mas enquanto esteve em terras israelitas foi fonte de bênção para quem a guardou.

Mas é o último verso que me impressionou. É uma importante mensagem que Deus quis fazer chegar até os nossos dias: "Então todos foram para casa, e Davi também foi, a fim de passar algum tempo com a sua família." (1º Crônicas 16:43) Isso não é fantástico?


Davi era o rei de um grande território. Passava longas temporadas em campo de batalha, na guerra. Também gastava muito tempo resolvendo as questões de Estado, e julgando os casos mais graves e petições do povo. Talvez Davi fosse um workaholic! Na verdade, Davi fazia o que precisava ser feito, sempre buscando a vontade de Deus. Mas Deus conhece nossas necessidades, e deu uma folguinha para que todo o povo pudesse ir para casa, inclusive o rei, que foi curtir a família. Entenda essa lição: vá para guerra todos os dias, mate leões e gigantes, cumpra as missões de Deus... mas não esqueça de cuidar da sua família. Ela é a base da sociedade cristã. Se você não der atenção a ela, o diabo vai...

De olho no futuro
Leia: 1º Crônicas 17

Davi desejou construir um Templo para Deus. No entanto, apesar de apreciar a iniciativa, Deus não quis que Davi seguisse adiante. O Senhor decidiu que o construtor de Sua casa seria o próximo descendente do rei. E fez a Davi grandes promessas, de paz e prosperidade, bênçãos que seriam derramadas sobre a sua linhagem. E Davi, surpreso e agradecido, orou a Deus, pedindo a proteção e o cuidado do Senhor para seus filhos, netos, bisnetos...

Davi tinha visão de futuro. Não importava apenas o que ocorreria em seu "mandato", mas também na continuação do desenvolvimento e crescimento do povo de Israel sobre a Terra. O rei queria ver o nome de Deus conhecido em todo mundo, e não seu próprio nome. Quem dera se os políticos de hoje também pensassem assim, né?!

Um rei justo

Deus deu ao rei Davi muitas vitórias. Não tinha pra ninguém naquela época. Era ouvir o nome dele e os povos vizinhos tremiam de medo, que nem vara verde! Com tanto poder concentrado nas mãos, esse homem poderia ter sido corrompido. Mas quanto mais Davi recebia de Deus autoridade, mais humilde e justo ele se tornava. O verso 14 é claro quando afirma: "Davi governou todo o Israel e fez com que o seu povo fosse sempre tratado com justiça."   É como se diz por aí: o cara não deixou que o poder lhe subisse à cabeça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário