sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia 097: 1º Samuel 23-25

Buscando o conselho de Deus
Leia: 1º Samuel 23


Se tem uma coisa que Davi sempre fez, essa coisa era consultar a Deus. Não importava o lugar, ou a ocasião: Davi sempre perguntava a opinião do Senhor antes de tomar alguma decisão importante. E sabe o que é ainda mais legal: Deus sempre respondia. Deus é onisciente. Ele sabe o que se passa nessa tua cabecinha... mas Ele quer ouvir de você! Quando você conversa com Deus sobre seus planos, Ele fica feliz, pois você demonstra que está disposto a ouvi-lO e a considerar Seus caminhos.

Queila era uma cidade que estava sendo atacada pelos filisteus. Davi, agora com 600 homens, perguntou se Deus queria que ele fosse lá pra resolver a parada. Fez a mesma pergunta duas vezes, e por duas vezes Deus disse que sim. Depois de libertar a cidade, Davi quis saber se o povo de Queila ia traí-lo. Deus disse que sim, que era para Davi vazar dali o quanto antes! Há varias coisas que diferenciam Davi de Saul, mas sem dúvida a entrega do futuro totalmente nas mãos de Deus, essa confiança em Seus conselhos, é gigantesca. Saul era o cara que atirava primeiro e depois perguntava. Davi parava e gostava de saber a opinião do Senhor.

E você? Tem buscado ouvir o que Deus tem pra falar a respeito do teu trabalho, da tua faculdade, do teu comportamento na família, do teu namoro ou casamento? Quando a gente não quer perguntar, geralmente é sinal de que temos medo da resposta. E se você tem medo da resposta, isso significa que não está indo bem! Converse hoje mesmo com Deus e procure saber qual é a vontade dEle para a sua vida.

Mais uma ou duas coisinhas...

Só quero compartilhar com você algumas observações deste capítulo:

- Tenho curiosidade para saber como, numa época em que não existia telefone, nem internet, nem SMS, Davi e Saul sempre se mantinham muito bem informados sobre o que estava acontecendo (1,7,9). O que é bem óbvio é que as notícias deviam demorar muitos dias para chegar. Imagina Saul ser informado de que, há 5 dias, Davi estava em tal lugar!
- Jônatas se arriscou, e foi procurar Davi. Eles reafirmaram seu compromisso de amizade. O príncipe foi até Davi apenas para incentivá-lo a não desistir! Você queria ter um amigo desses? O rapaz também reconheceu que Davi seria o próximo rei, e até se escalou para ser o Zero-Dois (16-18).
- Interessante como Deus protege a gente, né? Quantas e quantas vezes o perigo, a morte, a destruição estavam bem pertinho de você, apenas do outro do morro (ou da rua!) e você simplesmente foi livrado milagrosamente pelo Senhor, muitas vezes sem nem mesmo ter se dado conta disso (25-28)!!!

"Ocupado"
Leia: 1º Samuel 24


Eu curto essa passagem. Por vários motivos. Claro, vou contar pra você:

1) Humanização dos personagens bíblicos (3): Saul entrou na caverna para fazer cocô. Isso mesmo!!! E por que cargas d'água Deus inspirou o autor do primeiro livro de Samuel para escrever isso??? Acredito que seja para mostrar que as pessoas retratadas na Bíblia eram pessoas comuns e de carne e osso, como eu e você, e que tinham as mesmas necessidades. Sei que pensar em um rei acocorado numa caverna escura e fazendo força não é lá uma das melhores imagens, mas com certeza faz você olhar o texto com os olhos de quem está lendo uma biografia. A Bíblia é um livro sobre pessoas. Outro ponto marcante é quando Saul chora e vislumbra o futuro de Davi (16-21).

2) Resistência à pressão externa (4,10): Os soldados de Davi botaram mó pilha para que ele matasse Saul. Imaginou como isso o teria poupado de muitos inconvenientes futuros? Se resolvesse de uma vez e destruísse seu inimigo - que o perseguia sem motivo -, Davi assumiria o trono. Mas Davi não deu muita bola às pressões externas, e cumpriu com a vontade de Deus. Aliás, ele não só não fez o que mandaram, mas inclusive influenciou o pessoal (7). Isso me faz pensar em como sofremos pressões do mundo: propagandas, grupinhos, nossas próprias emoções... Precisamos aprender com Davi a segurar a onda!

3) Respeito às autoridades (5-6): Davi era um cara diferente! Ele ficou com a consciência pesada só porque cortou um pedaço da roupa do rei!!! Davi sabia que, mesmo cheio de problemas e visivelmente descontrolado, Saul era um escolhido do Senhor (10). Sabia que Saul estava ali por algum propósito divino... e respeitou isso.

4) Coração de ouro (8,13-14,17-19,21-22): Davi tinha um coração puro. Ele era humilde, mesmo conhecendo seu poder e sua missão. Ele se colocou em posição inferior a Saul, e até mesmo o rei destacou sua bondade. Nem parece o mesmo que escrevia aqueles Salmos sanguinários... O fato é que ele não se vingava, mas orava para que Deus fizesse justiça em seu favor (12,15)!

Homem tolo. Mulher sábia.
Leia: 1º Samuel 25

A Bíblia relata, em praticamente todos os seus livros, histórias de mulheres fortes e sábias, que saíam da sombra e da opressão da sociedade e brilhavam intensamente. Uma dessas mulheres é Abigail.

Esposa de um zé-ruela chamado Nabal, Abigail evitou uma tragédia com sua inteligência, diplomacia e doçura, qualidades de uma mulher segundo o coração de Deus. Acho que nos dias de hoje, com tantos valores invertidos, algumas mulheres acabam ligando o adjetivo "doce" ao adjetivo "fraca", e isso é um grande erro!!!

Davi pediu a ajuda de Nabal, mas o cara simplesmente ignorou o futuro rei de Israel (10). Davi ficou chateado e convocou seus homens para passar o rodo nas terras do cara (13). Mas Abigail soube de tudo (mais uma vez os jornalistas de Israel trabalhando muito bem) e correu com presentes para acalmar Davi (12-18). Abigail agiu com humildade e sinceridade, coisas que chamaram muito a atenção de Davi (23). A mulher poderia ser uma ótima advogada, defensora pública, porque deu tantos argumentos que Davi simplesmente foi convencido a não se vingar (24-31). E, acredite, ao invés de ficar chateado e dar cabo de Nabal e da família dele, Davi agradeceu Abigail pela presença de espírito e coragem que haviam evitado uma desgraça (32-34). E, particularmente, eu gosto do finalzinho desse verso 35, que é uma lição: "Eu farei o que você quiser." Se Boaz escreveu o manual sobre como tratar uma mulher, Abigail escreveu o de como tratar um homem...  =)

Final da estória: Nabal teve um treco, morreu 10 dias depois. Ah! O nome Nabal significa "leso"... nem precisava dizer, né? E adivinha quem se tornou esposa de Davi??? Ela merrrrrro: Abigail (36-42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário