quinta-feira, 7 de abril de 2011

DIa 096: 1º Samuel 20-22

Amizade verdadeira
Leia: 1º Samuel 20


Depois de uma escapada cinematográfica, com direito a perseguições, boneco fingindo que é gente na cama, e saltos de janela, Davi vai encontrar-se com Jônatas. E a amizade desses dois é um modelo para nós.

Davi estava cheio de medo, mas Jônatas tentou acalmá-lo. O príncipe não podia acreditar que seu pai desejava matar seu melhor soldado. Combinou com Davi uns códigos e, quando Saul xingou Jônatas de "filho de uma prostituta" e brincou de tiro ao alvo com uma lança, Jônatas entendeu que a parada era séria. Tratou logo de avisar seu amigo. E vemos uma das cenas mais emocionantes da Bíblia.

Essa despedida, com direito à lágrimas, beijos e promessas, é muito deturpada nos dias de hoje, pois dizem que isso seria indício de homossexualismo na Bíblia. E, claro, isso é conversa pra boi dormir. Lembre-se de que, no Novo Testamento, Judas beijou Jesus quando foi traí-lo. Ele escolheu o beijo justamente porque era um sinal comum de respeito e admiração entre amigos judeus, praticado até hoje! Na verdade, esses versos do capítulo 20 são um modelo de amizade verdadeira a ser seguido:

- Jônatas foi fiel à sua amizade com Davi e chegou a defendê-lo contra o próprio pai. Até mesmo correu risco de morte pelo seu amigo (28-33).
- Jônatas ficou sentido porque Saul, seu pai, tinha insultado Davi! A Bíblia não diz que ele ficou magoado com o fato de o pai ter tentado matá-lo!!! Jônatas colocava a honra de Davi acima até mesmo de sua própria vida (34).
- Jônatas cumpriu a sua palavra (12-13,35).
- Eles constantemente renovavam seus laços de amizade (17).
- Davi considerava Jônatas mais importante do que si mesmo (41a).
- Davi estava muito triste por ter que se separar de seu melhor amigo (41b).

Davi prometeu que, quando se tornasse rei, cuidaria da família de Jônatas como se fosse sua (14-15). Acho que o príncipe sabia que Davi havia sido escolhido por Deus para ser rei, e que ele jamais assumiria o posto, quando seu pai morresse. É isso que faz da amizade dos dois ainda mais incrível: Jônatas não invejava Davi, nem desejava seu mal, mesmo sabendo que Davi era uma "ameaça", mesmo sabendo que Davi assumiria o trono que, por sucessão, deveria ser seu!!! Ser amigo de verdade é, também, despir-se de egoísmo e dar a vida pelo outro. Você tem algum amigo assim???

E o Oscar vai para...
Leia: 1º Samuel 21

Davi tornou-se um grande ator! Ele foi até Nobe, conversar com Aimeleque, sacerdote. Fingiu que estava ali a mando do rei Saul. Sim, ele enganou o coitado do filho de Abiatar. Comeu os pães da Presença (reservados apenas aos sacerdotes) e pegou de volta a espada com que havia matado Golias. Reuniu seus homens e vazou pra Aquis. Só que, lá a fama de Davi já tinha se espalhado. Com medo de ser preso ou morto, Davi fingiu que tinha perdido o juízo! Sua atuação foi tão perfeita que o rei de Aquis mandou logo expulsá-lo da cidade. É mole?

A crueldade de Saul
Leia: 1º Samuel 22

Davi foi se esconder na caverna de Adulã. Lá, os seus irmãos a toda a família foram ajudá-lo. Pouco se fala sobre esse verso 1. Mas eu acho isso fantástico! Os irmãos e toda a família de Davi, ao saber que ele estava em apuros, correu para consolá-lo, auxilia-lo, dar aquele suporte que só a família pode dar! Eles poderiam virar as costas para Davi (afinal, o cara estava sendo perseguido pelo rei de Israel)... mas eles deram uma baita demonstração de união e coragem. E esse princípio é importante: quando você está com sérios problemas, a força da família é fundamental para conseguir virar o jogo!

Outro ponto interessante está no verso 2: todo mundo que estava com dificuldades, com problemas, com dívidas... os lascados e sem esperança, agarraram-se em Davi. Que turma, heim? Davi tornou-se líder de um bando de 400 desvalidos! Foi o início de seu exército.

Enquanto isso, Saul estava muito irado, brigando com todos da sua corte. Mas Doegue (sempre tem um cidadão sem-vergonha que dedura) contou que Davi havia encontrado guarida com Aimeleque em Nobe. Resultado: Saul mandou matar 85 sacerdotes de Deus! E olha que Aimeleque argumentou bem... mas Saul estava dominado pela raiva. No entanto, nenhum soldado teve coragem de matar os homens do Senhor... somente Doegue, o traíra, levantou sua espada e matou todos os moradores de Nobe.

Mas Abiatar, filho de Aimeleque, sobreviveu e se encontrou com Davi. Davi ficou muito triste, se sentiu responsável pelas mortes e acolheu Abiatar em sua turma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário