domingo, 13 de março de 2011

Dia 071: Josué 4-6 / Salmos 42-43

Milestones



"Milestones" são marcos, símbolos, monumentos que indicam o encerramento de uma etapa e o início de uma nova. Foi isso o que Deus mandou que Josué fizesse. Doze pedras foram reunidas no meio do rio Jordão, e outras doze formaram outro marco no acampamento em Gilgal, já na Terra Prometida. Essas pedras, que representavam as doze tribos de Israel, serviriam como um lembrete para as próximas gerações de que um dia, Deus parou o curso do rio e entregou nas mãos dos israelitas a terra de Canaã. Um lembrete de que 40 mil homens atravessaram a seco um rio que estava em sua época de cheia. Um aviso para os povos daquela terra de que seu tempo de idolatria e imoralidade havia acabado para sempre!


Outro "milestone" interessante que vemos é o encontro de Josué com o Anjo do Senhor (13-15). Você já percebeu que, sempre que a vida de um personagem bíblico está prestes a mudar completamente, ele tem um encontro com Jesus???

Jericó: Os muros caem
Leia: Josué 6

Para mim, o livro de Josué mostra como a Vontade de Deus não encontra oponentes. Primeiro, Deus escolhe um novo líder. Depois, faz um rio parar de correr. E hoje, as muralhas fortificadas de uma grande cidade vão abaixo!

Veja como tudo aconteceu nesse desenho animado!



Não vale a pena esquentar a cabeça!

Como os dias são maus! A gente vive preocupado! Contas a pagar, trânsito, metas no trabalho, educação dos filhos, notas de prova final... E às vezes somos tomados pelo desespero, principalmente quando coisas mais graves acontecem. E, algumas vezes, deixamos isso nos afastar de Deus.

O salmista sente falta da igreja. Sente falta do tempo em que compartilhava com outras pessoas a alegria da presença de Deus. Ele está aflito e abatido por causa das dificuldades.

Mas reconhece que somente Deus tem o poder para livrá-lo do mau e resolver tudo. Já passei por algumas situações complicadas, em que nada dava certo pelos meus próprios meios. Foi quando eu orei a Deus dizendo: "Esse problema não é mais meu: é TEU, Senhor!" Ele sabe se virar melhor do que eu e você, não acha? É um passo de fé entregar em Suas mãos a solução e o desfecho ideal para nossas crises. Claro que devemos fazer nossa parte (você viu na leitura de hoje que o maná parou de cair quando os israelitas chegaram em terra fértil e boa; ou seja, não ia ter mais nada de mão-beijada), mas Deus age quando para nós é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário