domingo, 13 de março de 2011

Dia 072: Josué 7-9

O mesmo pecado de sempre: a ganância

Na minha opinião, o pecado que move as pessoas a cometerem mais e mais pecados é a ganância. Foi o pecado de Lúcifer e o pecado de Eva. E foi o pecado de Acã. Acã era da tribo de Judá e, desobedecendo a ordem de Deus (que tinha mandado destruir tudo na cidade de Ai), escondeu uma capa e prata em sua barraca, simplesmente porque ficou com muita vontade de ter aquelas coisas (21). O problema é que esse pecado causou a derrota de Israel para um povo bem mais fraco, tirando o ânimo e a coragem dos israelitas. Acã foi penalizado com a morte.

Essa passagem nos ensina que o pecado não traz consequências apenas para quem o cometeu, mas atrasa a vida de muita gente. Trinta e seis pessoas morreram porque Acã gostou de uma capa. Sua família e filhos foram apedrejados porque Acã queria prata. Todo um povo ficou entristecido porque Acã não segurou os impulsos cleptomaníacos e pecou contra Deus. Entenda que, de um jeito ou de outro, seus atos influenciam a vida das pessoas. Tenha cuidado para que sua influência seja sempre positiva e traga vida. Lembre-se de que a recompensa por todo pecado é a morte.

A arte da guerra
Leia: Josué 8


Todo mundo exalta o livro "A Arte da Guerra", escrito por Sun Tzu no século IV antes de Cristo. Pouco se fala nas estratégias militares que a Bíblia já trazia mil anos antes do chinês! Com o fôlego recobrado e a coragem restaurada por Deus, Josué bolou um plano para derrotar Ai. Atacou com poucos homens a cidade, fazendo com que os moradores, cheios de orgulho pela vitória anterior, saíssem para o combate. Assim, deixaram Ai desprotegida, e com caminho livre para outros tantos israelitas que se esconderam atrás da cidade. Quando viram sua cidade sendo atacada, os soldados tentaram voltar, mas acabaram cercados e completamente destruídos. Ah, sim! E dessa vez Deus permitiu que os objetos e o gado ficassem com os israelitas (talvez para evitar outro "incidente")...


Um trato mal-feito com os gibeonitas
Leia: Josué 9

 
Os gibeonitas, sabendo do que estava rolando por aquelas bandas, temendo serem destruídos por Israel, colocaram em prática uma engenhosa estratégia. Alguns partiram com roupas velhas e comida estragada e enganaram Josué, dizendo que vinham de uma terra distante (sendo que moravam bem ali). Josué caiu no papo dos caras e jurou não machucá-los para sempre! Dessa forma, os israelitas não puderam guerrear contra os gibeonitas, mas os escravizaram. O trato foi muito desvantajoso para Israel, que acabou tendo que aceitar a companhia de um povo idólatra no meio deles (os gibeonitas depois levaram o povo de Israel a pecar).


Mas o erro fatal de Josué está no verso 14: "Os homens de Israel aceitaram a comida deles, porém não pediram conselho a Deus, o SENHOR." Fizeram o trato, fecharam o negócio, entraram em acordo... sem pedir conselhos a Deus. Lição importante: não faça nada sem a aprovação do Senhor: você pode estar embarcando numa canoa furada! Consulte sempre a Deus e saiba qual é a Sua vontade antes de se comprometer com algo! Se liga!

Um comentário:

  1. Um pecado dificilmente vai trazer consequências para quem o cometeu, em particular. Todos que estão próximos são atingidos direta ou indiretamente. Por isso, considero bem colocada tua frase "Tenha cuidado para que sua influência seja sempre positiva e traga vida".

    Ah, e se não parecesse um tanto absurdo, acharia que Sun Tzu tinha lido o livro de Josué...

    ResponderExcluir