terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia 157: Neemias 3-5

(*** 06 de Junho de 2011 ***)

Faça a sua parte
Leia: Neemias 3

A reconstrução de Jerusalém não era uma tarefa fácil. A cidade havia sido devastada na última conquista babilônica. As ruas estavam tomadas por entulhos. As muralhas eram um amontoado de pedras e madeira imprestável. Neemias sabia que o trabalho era imenso. E por isso todos os moradores ajudaram. Quero dizer, quase todos. Gente de todos os níveis sociais e profissões participaram: ourives, sacerdotes, levitas, governantes, cidadãos comuns ou líderes... todos estavam juntos. Mas alguns homens da cidade de Tecoa se julgavam mais importantes do que os demais israelitas e não quiseram botar a mão na massa (5). A Bíblia não diz se algo aconteceu com eles. Mas o fato é que Deus lhes deu uma oportunidade imperdível de participar de algo grandioso, de fazer a diferença naquela e nas gerações posteriores... Deu-lhes a oportunidade de ter o privilégio de servir ao Senhor. O que eles fizeram? Disseram "não". Você não é tão importante assim para não sujar as mãos... Pense nisso!

Alerta geral
Leia: Neemias 4

Era guerra que eles queriam, era guerra que teriam. Neemias não se intimidou com as ameaças dos inimigos e manteve o povo unido com uma estratégia de alerta geral. O que podemos aprender com ele?

1) Se toca, estamos em guerra! (8): Os dias de hoje são maus. Não há como negar. Se você ainda não percebeu que a coisa tá preta e que ainda vai piorar, se liga! Os movimentos políticos, as ideologias, as crises financeiras, os desastres naturais... não sou chegado a ser arauto do apocalipse, mas os sinais estão aí para quem quiser ver. Além disso, temos que lidar ainda com as batalhas espirituais que ocorrem à nossa volta e dentro de nós. 

2) Vigie e ore (9): Regrinhas básicas. Tá sendo oprimido pelo inimigo? Tá passando por um aperto no trabalho, na escola, nas finanças? A tentação tá forte? Isso é guerra! E na guerra, você precisa vigiar (pra não ser pego de surpresa) e orar (para que Deus lute por você). Simples assim.

3) Conheça seu inimigo e os planos dele (11-12): O maior inimigo do cristão é Satanás, que veio para roubar, matar e destruir. Mas não é o único: a natureza humana, pecaminosa, convive com o espírito renovado por Cristo, e precisa ser crucificada diariamente por Ele. Em que momentos você fica mais fraco? Quais são os seus pecados "favoritos"? O que faz você se esquecer de Deus? O que te afasta do caminho certo? Atenção! Respondendo a essas perguntas, você saberá os planos do seu inimigo. Sem essas informações, você continuará sendo derrotado. Faça uma auto-análise sicera.

4) Tome providências (13): Já sabe o que teu inimigo quer? Então faça alguma coisa! Não fique aí parado esperando para ser atacado. Arme-se! Se o inimigo usa o trânsito pra fazer você ficar irado e pecar, então comece a ouvir músicas cristãs enquanto dirige, ou passe a dar carona. Eu fico muito mais tranquilo no trânsito quando tenho boa companhia para conversar e sorrir enquanto aguardo no engarrafamento!

5) Lembre-se de que você está lutando por uma causa (14): Os israelitas lutavam por sua cidade, seus familiares e suas casas. Será que você está lutando pela coisa certa? O cristão é como os judeus da época de Neemias, pois luta por sua cidade (Nova Jerusalém), pela sua família (os irmãos em Cristo) e por sua casa (a igreja).

6) Lutar ou trabalhar? Faça as duas coisas (16-18): Os inimigos de Neemias queriam fazer com que o povo de Israel lutasse e assim esquecesse de trabalhar nas muralhas. O contrário também pode acontecer: você pode ficar tão focado no trabalho (e quando eu digo "trabalho", estou falando mesmo é do serviço na Obra de Deus) que esquece da luta. Solução: Numa mão a pá de pedreiro; na outra, a espada.

7) Quando o bicho pegar, fique junto do seu time (19-20): Sozinhos, podemos ser derrotados. Juntos, a chance de vencermos é bem maior. Quando o sapato apertar no seu pé, não faça cerimônia, toque a corneta e peça ajuda do seu time. Reúna-se com pessoas espirituais que se importam contigo para que lutem a seu lado. Evite enfrentar o inimigo sozinho. Ninguém é assim tão forte!

8) Carregue a espada com você (21-23): Os israelitas nem trocavam de roupa. Eles estavam 100% focados. Ok, você pode - e deve - tomar um banho de vez em quando, mas nunca deixe de lado a sua espada. A arma do cristão é a Palavra de Deus. Aonde quer que você vá e o que quer que esteja fazendo, não a deixe. Não tô dizendo que você precisa carregar a Bíblia pra todo lugar... o bom cristão sempre tem muitos versículos decorados, prontos pra atacar o mal! Medite continuamente, para golpear o inimigo assim que a tentação surgir.

O tipo de político que o Brasil deveria ter
Leia: Neemias 5

Neemias era um cara de atitude. Além de muitas qualidades, ele era honesto, incorruptível e justo. Trabalhava duro como governador de Jerusalém e não cobrava salário, não abusava do povo, dava comida e abrigo a quem precisasse, sem pedir nada em troca. Não superfaturou as obras de reconstrução das muralhas, não traficava influência, não usava sua autoridade de modo abusivo e dava o exemplo antes de exigir algo de seus governados.

Quem me dera se o Brasil tivesse um político como Neemias!

Dia 156: Salmos 100-101

(*** 05 de Junho de 2011 ***)

Celebrai

Esse Salmo é um clássico entre os cristãos, por causa dessa musiquinha, que você aprende desde criança:



Deus é bom e merece nossa gratidão e louvor. Nós somos dEle, e devemos agir de acordo com essa verdade.

Os compromissos da integridade

(2a) Ser honesto em TUDO que fizer.
(2b-3a) Viver corretamente, não só quando as pessoas estiverem olhando, mas também dentro de casa.
(3b) Não fazer as mesmas coisas que as pessoas que não gostam de Deus fazem
(4) Afastar pensamentos ruins na hora em que surgirem.
(5) Não participar das rodinhas dos fofoqueiros, nem fazer amizade com os orgulhosos e arrogantes.
(6a) Estar sempre disponível para aqueles que são fiéis a Deus.
(6b) Só fazer negócios ou contratar outros cristãos.
(7) Não se deixar influenciar pelos mentirosos, fingidos ou hipócritas.
(8) Ser intolerante com o pecado, mas lembrar que há um pecador que precisa ser salvo.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia 155: Esdras 9-10 / Neemias 1-2

(*** 04 de junho de 2011 ***)

A oração de Esdras
Leia: Esdras 9

Toda vez que eu leio esse capítulo, meu coração fica apertado. As palavras de Esdras são profundas, e mexem com a gente. Esdras faz uma oração pedindo misericóridia de Deus, ao reconhecer o pecado do povo. Os próprios líderes e chefes israelitas começaram o mau exemplo, se entregando às práticas condenadas na Lei de Moisés. Os judeus não seguiram os conselhos dos profetas e se misturaram com nações pagãs, mergulhando em idolatria e imoralidade. O resultado foi uma série de desgraças terríveis. Mas Deus é bondoso e protegeu uma parte do povo. E agora, após anos andando longe dos caminhos do Senhor, era a hora de voltar...

O livro de Esdras é a história da destruição e reconstrução do Templo. É uma mensagem para nossos dias de hoje. O pecado nos afasta de Deus, mas sempre é possível voltar a fazer o que é certo, pois Ele é misericordioso e bom. Isso não significa que você ficará livre das consequências de seus atos, mas você terá a segurança de finalmente ser guiado pelo Senhor.

É preciso, no entanto, primeiro reconhecer que pecou. Depois, o arrependimento verdadeiro (que pode ou não ser desencadeado por um problema - como seria bom se nos déssemos conta de nossas falhas e as corrigíssemos sem a "peia" do céu!). O 3º passo é vencer a culpa e a vergonha, tomando atitudes práticas para deixar de vez tudo aquilo que atrapalha de obedecer à vontade de Deus.

Arrependimento = mudança de atitude
Leia: Esdras 10

 
Remorso, como já conversamos aqui, é diferente de arrependimento. O arrependimento é uma decisão sincera de tentar com todas as forças não mais repetir os mesmos erros. O arrependimento é demonstrado com ações, com atitudes práticas que demonstram uma mudança real de conduta.

As mulheres estrangeiras eram, na época, o símbolo da desobediência às ordens do Senhor. São a imagem daquele pecado do qual você insiste em não querer mandar embora. Jônatas, filho de Asael, e Jazéias, filho de Ticva (15) não gostaram da ideia de ter que se divorciar de suas mulheres estrangeiras. Será que você também não é assim? Há algo em sua vida que Deus já falou e repetiu que te atrapalha, que não lhe faz bem, que entristece o coração do Senhor, e que mesmo assim você se mantém agarrrado a isso? Chegou a hora de tomar uma decisão. É preciso ter muita coragem e ser bastante forte. É um ato de fé. 

"Portanto, confessem agora os seus pecados ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, e façam o que lhe agrada. Afastem-se dos estrangeiros que vivem na nossa terra e mandem embora as mulheres estrangeiras com quem vocês casaram." (Esdras 10:11)

Deixar o pecado é uma atitude corajosa. Não é fácil, mas é essencial. Deus está te chamando para servi-lO. Mas Ele não usa vasos sujos. Ele não abençoa os desviados. Deus quer que você mude a sua vida. E a hora é agora! 

Esdras fez questão de registrar para sempre os nomes daqueles que pecaram contra o Senhor, casando com mulheres estrangeiras. Cada um deles ficou marcado. Mas todos se comprometeram a obedecer. Seus nomes estão escritos eternamente para que você se lembre de que Deus conhece você pelo nome, e sabe tudo o que você faz de bom ou de ruim. Os nomes estão escritos para que você não tenha dúvidas de que, se pecar, sempre há uma nova chance. Mas você tem que fazer a sua parte: afaste-se de tudo aquilo que não te faz ser mais parecido com Cristo.

Não fique tagarelando... vá lá e faça!

Neemias tinha um cargo importante: era copeiro do rei da Pérsia. Eu nunca pensei que essa profissão fosse tão importante, mas era uma posição de muita influência. Afinal, ser copeiro do rei significava estar sempre próximo do poder. O rei precisava ter total confiança em seu servidor, pois era o copeiro que garantia a qualidade e a pureza das bebidas servidas no palácio. Era obrigação do copeiro experimentar os líquidos que o rei iria beber, para atestar que a bebida não continha nenhum veneno. Provavelmente era um emprego com alto salário.

Neemias soube o que estava acontecendo em Israel. Soube que os muros estavam destruídos e o povo pecando sem parar. Ele ficou tão triste que até o rei percebeu. Mas como era um servo fiel e tinha muito crédito com Artaxerxes, Neemias conseguiu tudo o que pediu e foi a Jerusalém para ajudar na reconstrução da cidade.

Mas a lição interessante que eu tirei dessa passagem está nos versos de 12 a 16 do capítulo 2. Neemias não alardeou suas intenções. Foi lá e fez! Quantas pessoas você conhece que só contam vantagem mas, na hora da verdade, caem fora? Quantas pessoas você conhece que são só a casca, sem conteúdo algum? Neemias não contou vantagem, não fez marketing... Sem ninguém saber, agiu! 

domingo, 24 de julho de 2011

Dia 154: Esdras 5-8

(*** 03 de Junho de 2011 ***)

Mãos à Obra!

Quando Artaxerxes morreu, os israelitas não contaram conversa: pegaram os materiais e voltaram a construir o Templo. Deus havia ordenado a volta ao trabalho por meio dos profetas, e o povo se animou. Meio sem entender o que estava acontecendo, os oficiais do rei Dario mandaram uma carta pedindo orientações. Dario não só liberou a reconstrução, como também deu todas as condições financeiras para que fosse realizada, e ainda mandou matar quem tentasse atrapalhar. Desse jeito deu tudo certo. O Templo foi reconstruído e inaugurado.

Quero te mostrar dois versículos dessa passagem, que falaram muito comigo. Dê uma atenção especial a eles: "Mas Deus estava protegendo os líderes israelitas" (5:5a) e "Que Deus, que escolheu Jerusalém como o lugar onde deve ser adorado, acabe com qualquer rei ou nação que desobedecer a esta ordem e tentar destruir o Templo de Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem. Que ela seja obedecida em tudo." (6:12)

Percebeu a mão de Deus agindo? Imagina como ficaram os israelitas quando Artaxerxes proibiu a continuação da obra. Arrasados, tristes, com a moral em baixa. Frustrados e aflitos. Mas Deus tinha um plano. Ele sempre tem um plano! Deus mostrou ao povo que estava no controle, e que Sua ordem era mais importante que a vontade do homem mais importante do mundo. Quando Deus quer, Ele move seus "pauzinhos" e a coisa anda! Os líderes estavam bem protegidos porque obedeciam à vontade de Deus. E tenho certeza de que é o próprio Deus falando por intermédio do decreto de Dario, quando deixa um aviso bem claro: quem for contra a vontade do Senhor, será destruído. Essas palavras não te enchem de coragem? Vá e faça o que Deus manda. Ele vai te proteger e afastar os inimigos do seu caminho!


Missão de vida de todo cristão

"Esdras havia dedicado a sua vida a estudar, e a praticar a Lei do SENHOR, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel." (Esdras 7:10)




Um crente de verdade:

1) Dedica a vida: elemento essencial no "DNA" de todo cristão, a dedicação do tempo, recursos e oportunidades para cumprir o propósito de Deus. Esdras era incansável e buscava obedecer a vontade do Senhor de todas as formas.
2) Estuda a Palavra: Esdras era um escriba, um homem de letras, um cara que pesquisava e ia a fundo na história de seu povo e nos mandamentos do Senhor.
3) Pratica a Lei do Senhor: Esdras já tinha sacado, naquela época, o que Tiago (1:22) diria muito tempo depois. Não basta apenas conhecer a vontade de Deus, é preciso praticá-la! Fazer acontecer, obedecer. Conhecimento sem ação não passa de hipocrisia.
4) Ensina os mandamentos: Dedicar a vida, estudar e praticar formam as bases de uma vida cristã forte, que tem como objetivo principal levar essa Palavra ao conhecimento de todos, através do evangelismo, do ensino, do discipulado.

Esse é o grande exemplo deixado por Esdras. Um homem do Velho Testamento que nos ensina a sermos cristãos de verdade: dedicados ao Senhor, firmes no estudo da Bíblia, praticantes obedientes da vontade de Deus e persistentes evangelistas. Siga esse exemplo!

Dia 153: Esdras 1-4

(*** 02 de Junho de 2011 ***)

O retorno

A Babilônia de Nabucodonosor foi conquistada por Ciro, rei da Pérsia. A Pérsia tornou-se um império gigantesco, anexando diversos territórios por toda a Ásia, parte da África e da Europa, herdando também todos os seus escravos, exilados e prisioneiros (inclusive os israelitas:



Deus toca no coração de Ciro para que o povo israelita tivesse autorização para retornar à Canaã, após quase 70 anos em que a terra prometida ficara praticamente sem habitantes. É sobre isso que o livro de Esdras trata: do retorno do povo à Israel e da reconstrução de Jerusalém. Prontos para a aventura?

Passos de fé
Leia: Esdras 3

Depois que o povo estava já de volta às suas cidades, os sacerdotes construíram um novo altar, no mesmo lugar em que estava antes. Porém, mais do que apenas um dado histórico relevante, os versículos de 1 a 6 dão duas lições muito legais, que podemos trazer para a nossa vida.

1) Construa o altar (1-3): Mesmo com medo, os sacerdotes construíram o altar no mesmo lugar onde ficava o antigo. Isso é um passo de fé. Ainda que pudessem causar a ira dos inimigos, os israelitas obedeceram à ordem do Senhor. Eu penso nesses versículos como um "toque" de Deus para quem pecou. Veja, os israelitas estavam aprisionados numa terra distante, eram escravos, pois tinham mergulhado na imoralidade e na idolatria. Quando retornaram, construíram novamente o altar. Às vezes, quando pecamos gravemente contra Deus e ficamos longe da Sua Presença, o nosso coração fica em pedaços. Recebemos as consequencias do erro e não sabemos muito bem como voltar para os caminhos retos. A resposta? Construa o altar novamente, no mesmo lugar. Isso significa: faça novamente da sua vida um altar para a glória de Deus, mesmo que você esteja morrendo de medo. Dê esse passo de fé!

2) Sacrifique antes da bênção (6): Muito antes do Templo e da cidade ser reconstruída, os israelitas foram ao altar para sacrificar. A gente tenta negociar bênçãos com Deus, mas a verdade é que precisamos ter fé, confiar que Ele vai suprir. O povo foi lá e ofereceu o que tinha de melhor ao Senhor. Para dar a volta por cima depois da queda, você precisa oferecer o que há de melhor em você. Coloque no altar seus talentos, sua inteligência, sua energia... sirva com todo o coração!

Quando caímos, nos afastamos de Deus. Escolhemos o pecado e entristecemos o Espírito Santo. Para ficar livre do pecado e voltar para debaixo da graça, você precisa fazer da sua vida um novo altar e usá-la para agradar ao Senhor.

Pedra no sapato
Leia: Esdras 4

Acredite: tem gente que quer te derrubar. Não, não estou querendo que você fique paranóico. Mas saiba que, em algum lugar, em algum aspecto da tua vida, alguém pode estar, nesse exato momento, tramando algo. Terrível né? Mas faz parte da vida.

Bislã, Mitredate, Tabeel e outros capangas fizeram de tudo para parar as obras de reconstrução do Templo em Jerusalém: subornaram governantes, tentaram desanimar os trabalhadores, arrumaram confusão... mas o tiro fatal mesmo foi uma cartinha bem sem-vergonha que eles escreveram para Xerxes. Daí não teve jeito. O rei da Pérsia embargou a obra.

Não se surpreenda: quando você estiver fazendo a Obra do Senhor, inimigos se levantarão para tentar parar tudo... Simplesmente continue lutando e não perca a fé em Deus.

domingo, 3 de julho de 2011

Dia 152: Salmos 97-99

(*** 01 de Junho de 2011 ***)

As qualidades do caráter de Deus


Não sei você, mas quando eu leio o livro dos Salmos, sempre fico boquiaberto. Como suas palavras são profundas! Como elas mexem com meu coração! Oro para que essas palavras também movam o seu espírito. Os salmos de hoje são uma verdadeira declaração de amor a Deus. Veja só quantas qualidades do caráter de Deus esses três salmos apresentam (tente localizá-las ao longo do texto):

1) Deus é Rei de toda a terra.
2) Deus reina com honestidade e justiça.
3) Deus destrói todos os Seus inimigos.
4) A natureza (força mais poderosa da Terra), respeita e teme a Deus.
5) A glória de Deus é vista nos céus, não pode ser escondida, tá na cara de todo mundo!
6) Nenhum outro "deus" pode enfrentar o Senhor; Ele está acima de todos os deuses.
7) Os atos de Deus alegram aqueles que nEle confiam.
8) Deus protege os que O amam e O obedecem.
9) Deus é santo.
10) Deus faz coisas maravilhosas e milagres.
11) Deus é poderoso e forte.
12) Deus é vitorioso.
13) Deus é amoroso e fiel.
14) Deus cumpre Sua palavra; sempre cumpre Suas promessas.
15) As atitudes de Deus são sempre corretas.
16) Deus é extremamente poderoso.
17) Deus merece o nosso respeito.
18) Deus merece o nosso louvor e adoração.
19) Deus gosta de conversar, é comunicativo e pessoal.
20) Deus é misericordioso e perdoa.
21) Deus ensina e castiga conforme os pecados de cada um.

UAU! Você conseguiu "pescar" alguma outra qualidade que eu perdi? Coloque nos comentários!

Dia 151: 2º Crônicas 34-36

(*** 31 de Maio de 2011 ***)

O iconoclasta

O rei Josias era um caçador de imagens, um iconoclasta, um exterminador de deuses. O cara viajou por toda a terra de Judá e também foi até a alguns lugares de Israel para destruir, pessoalmente, os ídolos pagãos que o povo de Deus adorava naquela época. Josias matou os sacerdotes pagãos e reduziu a pó (literalmente) as imagens dos deuses. Ele buscou obedecer fielmente a todos os mandamentos escritos no Livro da Lei. No entanto, cometeu um erro que lhe custou a vida. Entrou numa guerra que não era sua... e pior: guerreou contra a vontade de Deus (35:21). E essa é a lição da morte de Josias: não lute contra Deus. Siga a Sua vontade e ouça o que Ele diz. Caso contrário, você será destruído. Ninguém pode se opor aos planos do Senhor. Ou você está dentro, ou você é contra. Não há meio-termo. Josias pagou sua teimosia com a vida. Pense nisso!

Sem remédio

Os livros de Reis e Crônicas mostram um panorama desolador. O povo de Israel e de Judá era inconstante e levado de um lado para o outro nas ideologias, de acordo com o seu rei. Misturavam-se a outros povos e não mantinham a firmeza no caminho reto traçado por Moisés. Geração após geração, israelitas e judeus colocaram a paciência de Deus à prova com sua idolatria e imoralidade sem limites. O Senhor os avisou seguidas vezes, e buscou, por meio dos profetas, convencer o povo de sua teimosia. E então vem o verso 16: "Mas eles riram desses mensageiros de Deus, rejeitaram as suas mensagens e zombaram deles. Finalmente, Deus ficou tão irado com o seu povo, que não houve mais remédio." Teve início o período do cativeiro babilônico, época em que o povo de Deus ficou exilado por 70 anos.

Isso me faz pensar no Espírito Santo, e em como Deus continua nos avisando a respeito de nossos pecados, diariamente. Muitas vezes pensamos que algum erro que cometemos não terá consequências, não fará diferença, que Deus não está vendo, ou não se importa. Abusamos da misericórdia do Senhor e somos teimosos em permanecer nas mesmas faltas. Mas a qualquer momento o cativeiro pode chegar. Cuidado!