segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia 155: Esdras 9-10 / Neemias 1-2

(*** 04 de junho de 2011 ***)

A oração de Esdras
Leia: Esdras 9

Toda vez que eu leio esse capítulo, meu coração fica apertado. As palavras de Esdras são profundas, e mexem com a gente. Esdras faz uma oração pedindo misericóridia de Deus, ao reconhecer o pecado do povo. Os próprios líderes e chefes israelitas começaram o mau exemplo, se entregando às práticas condenadas na Lei de Moisés. Os judeus não seguiram os conselhos dos profetas e se misturaram com nações pagãs, mergulhando em idolatria e imoralidade. O resultado foi uma série de desgraças terríveis. Mas Deus é bondoso e protegeu uma parte do povo. E agora, após anos andando longe dos caminhos do Senhor, era a hora de voltar...

O livro de Esdras é a história da destruição e reconstrução do Templo. É uma mensagem para nossos dias de hoje. O pecado nos afasta de Deus, mas sempre é possível voltar a fazer o que é certo, pois Ele é misericordioso e bom. Isso não significa que você ficará livre das consequências de seus atos, mas você terá a segurança de finalmente ser guiado pelo Senhor.

É preciso, no entanto, primeiro reconhecer que pecou. Depois, o arrependimento verdadeiro (que pode ou não ser desencadeado por um problema - como seria bom se nos déssemos conta de nossas falhas e as corrigíssemos sem a "peia" do céu!). O 3º passo é vencer a culpa e a vergonha, tomando atitudes práticas para deixar de vez tudo aquilo que atrapalha de obedecer à vontade de Deus.

Arrependimento = mudança de atitude
Leia: Esdras 10

 
Remorso, como já conversamos aqui, é diferente de arrependimento. O arrependimento é uma decisão sincera de tentar com todas as forças não mais repetir os mesmos erros. O arrependimento é demonstrado com ações, com atitudes práticas que demonstram uma mudança real de conduta.

As mulheres estrangeiras eram, na época, o símbolo da desobediência às ordens do Senhor. São a imagem daquele pecado do qual você insiste em não querer mandar embora. Jônatas, filho de Asael, e Jazéias, filho de Ticva (15) não gostaram da ideia de ter que se divorciar de suas mulheres estrangeiras. Será que você também não é assim? Há algo em sua vida que Deus já falou e repetiu que te atrapalha, que não lhe faz bem, que entristece o coração do Senhor, e que mesmo assim você se mantém agarrrado a isso? Chegou a hora de tomar uma decisão. É preciso ter muita coragem e ser bastante forte. É um ato de fé. 

"Portanto, confessem agora os seus pecados ao Senhor, o Deus dos seus antepassados, e façam o que lhe agrada. Afastem-se dos estrangeiros que vivem na nossa terra e mandem embora as mulheres estrangeiras com quem vocês casaram." (Esdras 10:11)

Deixar o pecado é uma atitude corajosa. Não é fácil, mas é essencial. Deus está te chamando para servi-lO. Mas Ele não usa vasos sujos. Ele não abençoa os desviados. Deus quer que você mude a sua vida. E a hora é agora! 

Esdras fez questão de registrar para sempre os nomes daqueles que pecaram contra o Senhor, casando com mulheres estrangeiras. Cada um deles ficou marcado. Mas todos se comprometeram a obedecer. Seus nomes estão escritos eternamente para que você se lembre de que Deus conhece você pelo nome, e sabe tudo o que você faz de bom ou de ruim. Os nomes estão escritos para que você não tenha dúvidas de que, se pecar, sempre há uma nova chance. Mas você tem que fazer a sua parte: afaste-se de tudo aquilo que não te faz ser mais parecido com Cristo.

Não fique tagarelando... vá lá e faça!

Neemias tinha um cargo importante: era copeiro do rei da Pérsia. Eu nunca pensei que essa profissão fosse tão importante, mas era uma posição de muita influência. Afinal, ser copeiro do rei significava estar sempre próximo do poder. O rei precisava ter total confiança em seu servidor, pois era o copeiro que garantia a qualidade e a pureza das bebidas servidas no palácio. Era obrigação do copeiro experimentar os líquidos que o rei iria beber, para atestar que a bebida não continha nenhum veneno. Provavelmente era um emprego com alto salário.

Neemias soube o que estava acontecendo em Israel. Soube que os muros estavam destruídos e o povo pecando sem parar. Ele ficou tão triste que até o rei percebeu. Mas como era um servo fiel e tinha muito crédito com Artaxerxes, Neemias conseguiu tudo o que pediu e foi a Jerusalém para ajudar na reconstrução da cidade.

Mas a lição interessante que eu tirei dessa passagem está nos versos de 12 a 16 do capítulo 2. Neemias não alardeou suas intenções. Foi lá e fez! Quantas pessoas você conhece que só contam vantagem mas, na hora da verdade, caem fora? Quantas pessoas você conhece que são só a casca, sem conteúdo algum? Neemias não contou vantagem, não fez marketing... Sem ninguém saber, agiu! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário