domingo, 24 de julho de 2011

Dia 154: Esdras 5-8

(*** 03 de Junho de 2011 ***)

Mãos à Obra!

Quando Artaxerxes morreu, os israelitas não contaram conversa: pegaram os materiais e voltaram a construir o Templo. Deus havia ordenado a volta ao trabalho por meio dos profetas, e o povo se animou. Meio sem entender o que estava acontecendo, os oficiais do rei Dario mandaram uma carta pedindo orientações. Dario não só liberou a reconstrução, como também deu todas as condições financeiras para que fosse realizada, e ainda mandou matar quem tentasse atrapalhar. Desse jeito deu tudo certo. O Templo foi reconstruído e inaugurado.

Quero te mostrar dois versículos dessa passagem, que falaram muito comigo. Dê uma atenção especial a eles: "Mas Deus estava protegendo os líderes israelitas" (5:5a) e "Que Deus, que escolheu Jerusalém como o lugar onde deve ser adorado, acabe com qualquer rei ou nação que desobedecer a esta ordem e tentar destruir o Templo de Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem. Que ela seja obedecida em tudo." (6:12)

Percebeu a mão de Deus agindo? Imagina como ficaram os israelitas quando Artaxerxes proibiu a continuação da obra. Arrasados, tristes, com a moral em baixa. Frustrados e aflitos. Mas Deus tinha um plano. Ele sempre tem um plano! Deus mostrou ao povo que estava no controle, e que Sua ordem era mais importante que a vontade do homem mais importante do mundo. Quando Deus quer, Ele move seus "pauzinhos" e a coisa anda! Os líderes estavam bem protegidos porque obedeciam à vontade de Deus. E tenho certeza de que é o próprio Deus falando por intermédio do decreto de Dario, quando deixa um aviso bem claro: quem for contra a vontade do Senhor, será destruído. Essas palavras não te enchem de coragem? Vá e faça o que Deus manda. Ele vai te proteger e afastar os inimigos do seu caminho!


Missão de vida de todo cristão

"Esdras havia dedicado a sua vida a estudar, e a praticar a Lei do SENHOR, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel." (Esdras 7:10)




Um crente de verdade:

1) Dedica a vida: elemento essencial no "DNA" de todo cristão, a dedicação do tempo, recursos e oportunidades para cumprir o propósito de Deus. Esdras era incansável e buscava obedecer a vontade do Senhor de todas as formas.
2) Estuda a Palavra: Esdras era um escriba, um homem de letras, um cara que pesquisava e ia a fundo na história de seu povo e nos mandamentos do Senhor.
3) Pratica a Lei do Senhor: Esdras já tinha sacado, naquela época, o que Tiago (1:22) diria muito tempo depois. Não basta apenas conhecer a vontade de Deus, é preciso praticá-la! Fazer acontecer, obedecer. Conhecimento sem ação não passa de hipocrisia.
4) Ensina os mandamentos: Dedicar a vida, estudar e praticar formam as bases de uma vida cristã forte, que tem como objetivo principal levar essa Palavra ao conhecimento de todos, através do evangelismo, do ensino, do discipulado.

Esse é o grande exemplo deixado por Esdras. Um homem do Velho Testamento que nos ensina a sermos cristãos de verdade: dedicados ao Senhor, firmes no estudo da Bíblia, praticantes obedientes da vontade de Deus e persistentes evangelistas. Siga esse exemplo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário