domingo, 6 de março de 2011

Dia 064: Salmos 37-38

Bons versus Maus
Leia: Salmos 37

Uma forma bem legal de estudar a Bíblia é o método de comparação e contraste. No Salmo 37, vemos uma definição bem clara do mundo dividido entre dois polos: as pessoas boas, nem sempre bem-sucedidas aqui na Terra, mas vivendo na promessa de um futuro glorioso na vida eterna; e as pessoas más, que muitas vezes têm riquezas, fama e "sucesso", mas que não vão durar muito - afinal, estão recebendo tudo aqui e não têm nada guardado para a eternidade. Dê uma boa olhada no quadro abaixo e faça também um com as suas próprias palavras, tentando extrair o máximo de lições práticas:

Desafio365 - Contraste Salmos 37

Consequências do pecado
Leia: Salmos 38

O que me impressiona nesse Salmo é a sinceridade de Davi. A mesma sinceridade de coração que devemos ter. É por isso que ele era chamado de "O homem segundo o coração de Deus". Davi mandava a real para o Senhor. Era ousado, sem ser desrespeitoso. Tratava Deus como um Pai amoroso.

Dá pra sentir a dor do sofrimento do salmista a cada verso. Ele está aflito por causa de seus próprios pecados. O Salmo 38 é uma descrição perfeita sobre o que o pecado faz com a gente. Além das possíveis consequências físicas, atinge a saúde da alma. O pecado desanima, enfraquece, sufoca. O pecado nos deixa desprotegidos, doentes, machucados. A aflição da qual fala o salmista vai muito além de remorso: é arrependimento puro! É dor por ter desobedecido às ordens de Deus, de ter pisado na bola.

Você está passando por uma situação parecida? Sente um terrível incômodo pelos erros estúpidos que você comete no seu dia-a-dia? Sua consciência está pesada e você tem perdido o ânimo? Parabéns! Você tem o Espírito Santo! É o Espírito de Deus que habita em você que grita, que chora, que se entristece com o pecado... Nesses momentos, devemos recorrer à ajuda de Deus, como o salmista. Deus tem o remédio certo pra sua dor, mas a cura total só virá quando você tiver coragem de abandonar de vez os seus pecados e se entregar completamente a Ele...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário