terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia 111: 1º Reis 4-6

(*** 21 de Abril de 2011 ***)

Os homens de confiança de Salomão
Leia: 1º Reis 4

A Bíblia mostra que Salomão não estava sozinho. Uma grande marca de sabedoria é ter a manha de estar rodeado das pessoas certas, e o rei sabia fazer isso como ninguém! Os homens que Salomão colocou como administradores, sacerdotes e chefes militares eram de confiança e responsáveis. Essas pessoas foram tão historicamente importantes que Deus fez questão de nomeá-las, uma por uma. Salomão nunca teve problemas com seus escolhidos, e eles nunca deixaram faltar nada para o reino (o versículo 27 é lindo! hehehe). Salomão sabia que Israel era grande demais e que era humanamente impossível para ele dar conta de tudo sem ajuda. E assim, o povo viveu feliz e em segurança (20,25).

Dê uma boa olhada nos mapas abaixo. Eles ilustram o tamanho do território dominado por Salomão, durante o seu reinado:



Cabeção

Salomão era muito cabeção! Inteligente pra chuchu... quase um nerd. Ele era mais sábio do que os homens mais sábios da época. Seu conhecimento não podia ser calculado num teste de QI. Ele escreveu 3 mil provérbios e também compôs algumas músicas... mais de mil! E gostava de falar sobre diversos assuntos, como biologia, por exemplo. Geral vinha de longe pra ouvir o que Salomão tinha pra dizer (29-34)...

Contratos de Trabalho
Leia: 1º Reis 5

Davi era muito amigo de Hirão, rei de Tiro. E Salomão tratou logo de mandar uma mensagem para ele, a fim de reforçar essa amizade. Hirão ficou contente (claro! O cara já deveria estar preocupado. Afinal, nem sempre a sucessão do trono garante a continuidade da amizade e paz com o rei anterior). Eles acabaram fechando um bom negócio. Hirão forneceria as madeiras do Líbano para a construção do Templo, e Salomão se encarregaria de pagar os trabalhadores.

Salomão organizou o trabalho e Adonirão foi colocado como chefe. Era muita gente. Era muito serviço!

O Templo de Deus
Leia: 1º Reis 6

Salomão iniciou a construção do Templo do Senhor no seu 4º ano de reinado, 480 anos depois que Israel tinha saído do Egito. E concluiu a obra no 11º ano de reinado, ou seja, levou 7 anos para finalizar tudo conforme as especificações que Deus havia dado.



Acesse: http://www.4shared.com/all-images/s8-cVQzR/SANTUARIO_CELESTIAL.html para ver representações gráficas muito legais do Tabernáculo e do Templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário