terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia 110: 1º Reis 1-3

Meus amigos e fiéis leitores de Bíblia!
Estive de férias por 10 dias e o Blog ficou bastante desatualizado. Entretanto, não bobeei na leitura (e espero que você também não) e a partir de hoje vamos colocar tudo em dia. Não deixe de conferir as observações das leituras e comente, discuta, opine!
Conto com a sua participação.
Um grande abraço.
Felipe.

(*** 20 de Abril de 2011 ***)

Cobertor de orelha
Leia: 1º Reis 1

Não tinha pele de bicho, cobertor ou lareira que desse jeito na friaca que Davi sentia. Já bem velhinho, o rei de Israel se tremia todo de frio. Então arrumaram uma moça jovem, chamada Abisague, para cuidar de Davi (1-4). Ela tinha uma missão muito especial: aquecer o rei com o seu próprio corpo. Se na época tivesse carteira de trabalho, sua ocupação seria: "Cobertor de Orelha".

Intrigas de Estado

Davi foi um excelente rei, e disso ninguém duvida. Conquistou reinos, protegeu o povo, era justo e honesto. Mas como pai, Davi errou muito. Ele mimou demais seu filho Adonias. Adonias já era muito bonito e ambicioso, e nesse caldeirão de tentações Davi adicionou mais um ingrediente: nunca havia corrigido o filho (5). Adonias não foi macho o suficiente para vencer essas tentações e acabou desejando ser rei no lugar do pai.

Para isso Adonias armou um circo: conseguiu o apoio de Joabe e de Abiatar (sempre desconfiei desses caras), que mudaram de lado com facilidade. Além disso, arranjou uns carros de guerra e mais 50 mercenários que o seguiam. Fez um teatrinho, oferecendo touros em sacrifício e sendo "aclamado" rei pelos traidores (6-10,25).


Então Natã, profeta que permaneceu fiel - e olha que ele conhecia todos os podres de Davi! - aconselhou Bate-Seba a agir em favor de Salomão. Rapidamente, Davi fez de Salomão rei em Israel, mesmo antes de morrer, e o abençoou. O profeta Zadoque ungiu Salomão (11-40).


Escolha bem suas amizades

A Bíblia apresenta uns contrastes muito interessantes. Mas, para enxergá-los, precisamos ler o texto com atenção. Perceba como é fantástico o modo como ela apresenta as amizades de Adonias e de Davi. Enquanto Adonias podia pagar comida e abrigo, quando estava por cima, todos gritavam que ele era o rei de Israel. Mas quando souberam que Salomão havia sido ungido como rei, não ficou UM pra contar a história (41-49). Mas os amigos de Davi eram fiéis e nunca o abandonaram, mesmo nos momentos de crise... aliás, principalmente nos momentos de crise, eles foram parceiros e fizeram tudo o que estava em seu alcance para cuidar e proteger seu amigo (8). Pense bem naquelas pessoas que você considera como amigos. Será que eles ficariam do seu lado num momento difícil, ou te deixariam na mão na primeira oportunidade?

A "lista negra" de Davi
Leia: 1º Reis 2

Davi chamou Salomão para uma conversa, e deu-lhe alguns conselhos. Incentivou o filhão a permanecer fiel ao Senhor e a ser corajoso (1-4). E depois disso, deu ao filho a tarefa de eliminar, Joabe e Simei, os nomes de sua lista negra, e a proteger Barzilai de Gileade. E então Davi morreu, após reinar por 40 anos em Israel.

Compaixão e Justiça

Salomão era compassivo, mas não era leso. Ele havia deixado Adonias viver no finzinho do capítulo anterior, mas o cara abusou da própria sorte: pediu a moça Abisague para ser sua esposa, e para isso usou a mãe de Salomão (13-22). Isso foi considerado uma afronta, pois Abisague era como se fosse uma esposa de Davi. Além disso, Adonias mostrou seu poder de manipulação, ao conseguir convencer a Rainha-Mãe a interceder em seu favor junto ao Rei. Salomão não deixou barato e Benaías, o comandante de seu exército, executou Adonias (25).

Depois Salomão foi cuidar de Abiatar, o sacerdote que traiu Davi, e o exilou. Isso aconteceu também para que se cumprisse a profecia contra os descendentes de Eli, feita em 1º Samuel 2:28-36. Joabe se tocou que ele seria o próximo da lista e fugiu para o altar, rogando misericórdia. Joabe havia matado homens inocentes por simples vingança, sem o consentimento de Davi, e por isso deveria ser castigado. Ele ficou agarrado aos pés do altar, mas mesmo assim Salomão deu a ordem, e Benaías matou Joabe (28-34). Assim, Benaías ficou firmado como chefe do exército e Zadoque como sacerdote (35).

Então Salomão, seguindo os últimos pedidos de Davi, foi atrás de Simei. Ele combinou com o homem que não o mataria, desde que nunca saísse de Jerusalém. Mas o fato é que Simei foi atrás de seus escravos em outra cidade e acabou se condenando. Benaías foi lá e o executou também (36-46a). E assim, Salomão eliminou os traidores e os causadores de confusão do tempo de seu pai (46b).

Davi X Salomão

Davi era soldado, era guerreiro. Davi matou muita gente. Mas Salomão era um estadista. Perceba como ele não tocava em ninguém. Benaías era quem fazia o "serviço sujo".

Sabedoria
Leia: 1º Reis 3



Eu gosto demais dessa passagem bíblica, que vai do verso 3 ao verso 15. Deus, vendo o grande amor de Salomão para com Ele, resolve atender a qualquer pedido do rei. Salomão, demonstrando já ter sabedoria para dar e vender, pede ainda mais conhecimento e inteligência a Deus, para usar em Sua Obra. E, por conta disso, Deus deu ainda mais.

1) Salomão reconheceu sua pequenez (6-7): Mesmo sendo um grande rei, Salomão reconheceu sua pequenez diante do Senhor. Humilde, afirmou que não sabia governar e que precisava da ajuda de Deus para a tarefa.

2) Salomão não pediu nada para si mesmo (8-9): Ao pedir sabedoria, Salomão acrescentou que esse dom seria usado para o serviço, para a Obra de Deus. A sabedoria não seria usada para que ele conseguisse riquezas ou honra, mas para ser justo e discernir entre o bem e o mal, levando o povo de Deus a fazer o que era certo.

3) Salomão foi sincero (10): A Bíblia diz que Deus gostou do que Salomão pediu. Ora, Deus vê o coração do homem. É até fácil posar de bonzinho, mas é impossível mentir para Deus. Ele viu que Salomão não pediu aquilo apenas para "ficar bem na fita" com Ele, mas que estava sendo sincero e puro. E foi isso que agradou a Deus.

4) Deus atende a esse tipo de pedido, e mais! (11-14): Um pedido feito com humildade, desprovido de egoísmo, tendo a Obra como objetivo e feito com sinceridade é aceito por Deus e é realizado conforme a Sua vontade. E mais! Deus deu também a Salomão aquilo que ele não pediu (Efésios 3:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário