quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia 112: Salmos 69-71

(*** 22 de Abril de 2011 ***)

O peso da mão de Deus
Leia: Salmos 69

Os Salmos têm a característica de nos transportar para dentro do coração do salmista. Automaticamente temos empatia com o sofrimento ou a alegria descritos nos versos e nas canções deste livro. Afinal, quem nunca passou por uma situação em que esteve atolado até o pescoço? Talvez esse capítulo reflita o seu momento atual.

Podemos perceber que o salmista está em apuros, mas é por causa de seus próprios erros e leseiras (5). Vemos também que os "inimigos" aproveitam o mau momento do salmista para maltratá-lo (10-12). O salmista estava sofrendo as consequências de seus pecados. Deus é misericordioso, mas também é justo e nos trata como filhos. Isso significa que, de vez em quando, Ele vai colocar você de castigo, se você fizer besteira (26; Salmos 71:20). O sofrimento é um jeito que Deus tem para nos ensinar lições importantes, que nunca prestaríamos atenção se estivéssemos superbem. É o aprendizado pela dor, na escola do sofrimento. Não é legal, mas funciona. Deus sabe. E você também sabe. Apenas confie que o Senhor, no momento certo - nem antes, nem depois -, vai te resgatar (13).

O humilhado será exaltado
Leia: Salmos 70-71

O salmista apresenta diante do Senhor suas imensas dificuldades. É humilhado constantemente por pessoas más, sente-se fraco diante dos problemas, está doente e à beira da morte. Mas sua confiança inabalável em Deus o faz enxergar um futuro maravilhoso e bom, pois desde criança andou lado a lado com Deus (5-6). Assim, aquele que foi perseguido será exaltado, e a sua vida será um exemplo de superação e devoção para as outras pessoas (7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário