domingo, 6 de março de 2011

Dia 065: Deuteronômio 21-24

Pense bem antes de desobededer aos pais

A família é o núcleo da educação judaico-cristã. É a base sobre a qual Deus organiza o mundo, e onde Jesus fundamenta a igreja. É fácil observar isso quando vemos que o Senhor criou Adão e Eva e ordenou que se multiplicassem; quando salvou a família de Noé; quando escolheu Abraão e prometeu que os seus descendentes seriam uma grande nação; quando dividiu Israel em tribos e grupos de acordo com suas famílias. Experimentamos isso quando Jesus disse que aqueles que O amam são seus irmãos, irmãs e pais. Enfim, para Deus, a família é algo sagrado, e o desrespeito a essa estrutura, incluindo sua hierarquia, é considerado uma falta gravíssima.

É por isso que, nos versos 18 a 21, damos de cara com uma lei radical: o filho desobediente e rebelde deveria ser julgado em praça pública e morto a pedradas.

Sabe, às vezes tenho a tentação de pensar que Deus é cruel e sanguinário. Às vezes me embrulha o estômago e eu fico um pouco triste com as coisas que leio. Fiquei assim por muito tempo, até que Deus me revelou uma coisa: essas leis, assim como as nossas leis de hoje, serviam muito mais para coibir práticas do que, necessariamente, para punir. A lei só é ruim para quem é desobediente, e só é dura para quem insiste em não se sujeitar à ela. No finzinho do verso 21 a gente encontra a resposta certa: a lei servia para fazer com que as pessoas tivessem medo de fazer besteira e assim andassem na linha. Se não fossem as leis, a gente faria o que desse na telha, e tudo seria um caos total. Saber que não obedecer meus pais poderia me matar é um bom "incentivo" para que eu fizesse um esforço para ser um bom filho... e, com o tempo, essa disciplina se tornaria um hábito que, por conseguinte, me levaria a obedecer minhas autoridades com amor (ou, no mínimo, com maior naturalidade). Na Bíblia, Deus não deixa ninguém impune, não importando a posição (vide os filhos de Arão e o próprio Moisés). E parece ter funcionado, pois eu não lembro de nenhum versículo em que um filho tenha sido entregue à morte por desobediência...

Tô nem aí!

Você está num ônibus lotado, tarde da noite. Você passou o dia todo trabalhando duro, no sol quente. Você finalmente conseguiu um cantinho para sentar. Mas, assim que você senta, aparece uma velhinha, tentando se equilibrar no meio da multidão. Você escosta a cabeça no vidro da janela e finge que está dormindo... afinal, se você "não viu", não tem responsabilidade... certo???



Se você é especialista na arte do "Tô Nem Aí" e concordou com a situação acima descrita (e até acha que foi baseada nos fatos reais do seu dia-a-dia), melhor rever seus conceitos com a ajudinha dos versículos 1-4. É errado fingir que não viu. Omissão é pecado! Dê o seu lugar, ajude, dê uma mãozinha, quebre um galho! Mexa-se!

Bloco das Piranhas

Esse verso é autoexplicativo: "As mulheres não podem usar roupa de homem, nem os homens usar roupa de mulher; o Senhor, nosso Deus, detesta as pessoas que fazem isso." (Deuteronômio 22:5)   Dúvidas??? 

Dinheiro sujo

Deus odeia dinheiro sujo. Lembrei aqui daquele escândalo em que "supostos religiosos", após receberem uma bolada de propina vinda de dinheiro público, se reuniram para "agradecer a Deus" em oração! Eu me revolto com isso! Nessas horas eu queria que Deus agisse como no tempo de Moisés, abrisse o chão e engolisse todo mundo! Bem, passado o afã de indignação, pense comigo: você acha que Deus ouviu aquela "oração"? Deus ODEIA dinheiro sujo! Ele não precisa do seu dinheiro ganho em loteria, em jogos de azar, em prostituição, roubos, mamatas e afins (17-18)... Aliás, vi um filme excelente ontem, chamado "A Segunda Chance", em que um personagem tenta negociar com Deus, prometendo que, caso ganhasse na Loto, daria 15% pra igreja!!! É o tipo de oração que Deus tapa os ouvidos e cantarola "lalalala"...

Cuidado com a ganância
Leia: Deuteronômio 24

Deus estava prestes a dar de bandeja pros israelitas muitas riquezas. E, grande conhecedor da mente humana que É, tratou de alertar a respeito da ganância:

- Não exija de alguém mais do que essa pessoa pode dar, nem tire tudo o que ela tem (6).
- Não invada a casa de ninguém para cobrar dívidas (10-11).
- Tenha compaixão para com seus devedores, principalmente os mais necessitados (12-13).
- Não explore seus funcionários e pague os salários dos seus empregados sempre em dia (14-15).
- Seja justo com os órfãos e com as viúvas (17).
- Abençoe as outras pessoas com aquilo que Deus te deu em abundância (19-21).
- Lembre-se de onde você veio antes de se lembrar onde você está agora (18, 22).



Nenhum comentário:

Postar um comentário