terça-feira, 28 de junho de 2011

Dia 142: Salmos 92-94

(*** 22 de Maio de 2011 ***)

Os bons podem ser a maioria
Leia: Salmos 92

A sensibilidade do salmista, principalmente nos últimos versos (12-15), me surpreende. Cheio de otimismo e transbordando de alegria (4;10), ele mostra que as pessoas de bom coração podem ser maioria nesse mundo perverso e que, nos pátios do Templo, essas pessoas florescem. Seus frutos espirituais, seus atos de justiça e seu evangelismo continuam afiados mesmo na velhice, porque a santidade traz força. Essa é a prova de que Deus é justo: o crescimento daqueles que O adoram, opondo-se aos que vivem pela maldade (7).

Criador
Leia: Salmos 93


Não havia naquela época grandes máquinas. As cidades não possuíam arranha-céus. A viagem mais veloz era no lombo de um cavalo. O ser humano ainda respeitava a força da natureza. Os eventos naturais eram o maior poder da época, e o salmista reconhece que Deus criou tudo isso e que era superior a tudo isso. O Senhor comanda a natureza, seu poder está acima dela. Hoje, as pessoas se esquecem disso, até o próximo terremoto, tsunami, erupção vulcânica. O ser humano se acostumou a ter o complexo de "todo-poderoso", a desafiar o que é divino e santo. E é por isso que, creio eu, a natureza tem se tornado ainda mais violenta. Talvez essa seja uma lição que o homem precise reaprender.

Sede de Justiça
Leia: Salmos 94

Deus não dorme no ponto. Ele sabe de tudo o que acontece, inclusive dentro de você. Sabe a verdade mesmo quando aquele cara-de-pau mente, conhece as intenções em cada gesto. Nada está oculto para Deus. Ainda que a justiça dos homens falhe, a justiça de Deus é perfeita. O Senhor protege os seus, renova a alegria daqueles a quem Ele ama. Quem comete injustiça invariavelmente receberá o castigo por cada ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário